Vasco terá que superar escritas nas últimas 5 rodadas do Brasileiro; saiba quais são

O Vasco da Gama terá pela frente Cruzeiro, Athletico-PR, Corinthians, Grêmio e o Red Bull Bragantino nas últimas rodadas do Brasileirão.

Ramón Díaz no Maracanã
Ramón Díaz no Maracanã (Foto: André Durão/ge)

O discurso no Vasco é de que o time encara cada jogo da reta final do Brasileirão como uma final. As três vitórias nos últimos três jogos deram tranquilidade à equipe de Ramón Díaz, mas os próximos cinco prometem ser desafiadores.

Isso porque o Vasco vai precisar quebrar algumas escritas para sair vencedor desses duelos e garantir a permanência na Série A do campeonato. Estima-se que se o clube vencer duas das cinco partidas que restam vai se livrar do rebaixamento. Hoje, o time tem 40 pontos – três a mais que o Cruzeiro, primeiro time dentro do Z-4.

Veja os desafios que aguardam o Vasco no Brasileirão

Jejum no Mineirão

O primeiro desafio já é na semana que vem. O Vasco não vence o Cruzeiro no Mineirão há seis anos. O último triunfo sobre a Raposa em Belo Horizonte foi no dia 26 de novembro de 2017. O time vascaíno venceu por 1 a 0, com gol de Paulão. Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes no estádio, com três vitórias dos mineiros e dois empates.

E também na Arena da Baixada

Se o jejum no Mineirão dura seis anos, na Arena da Baixada é pior. Desde que o estádio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Vasco não vence o Athletico-PR lá. O Furacão é o adversário da 35ª rodada.

Nos últimos oito anos, os times se enfrentaram quatro vezes na Arena da Baixada e todas terminaram com vitória do Athletico. Na última vez, em 27 de dezembro de 2020, o time paranaense venceu por 3 a 0. O último triunfo vascaíno lá foi pela Copa Sul-Americana de 2007, por 4 a 2.

No primeiro turno do Brasileirão de 2023, o Athletico venceu o Vasco por 2 a 0, conseguindo sua primeira vitória em São Januário.

13 anos sem vencer o Corinthians

Adversário da 36ª rodada, o Corinthians é uma grande pedra no sapato do Vasco. O jogo será em São Januário, mas não importa o local, o time carioca não vence os paulistas há 13 anos.

A última vitória do Vasco sobre o Corinthians foi em 13 de outubro de 2010, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. De lá pra cá, as equipes se enfrentaram em 20 oportunidades, com 12 vitórias do Timão e oito empates.

Nenhuma vitória na Arena do Grêmio

A Arena do Grêmio, palco do jogo da 37ª rodada, representa mais um desafio para o Vasco, que nunca venceu o time gaúcho no estádio, inaugurado em dezembro de 2012. Desde então, os times se enfrentaram sete vezes no local, e o Grêmio venceu todas.

RB como último obstáculo

Para encerrar a lista de desafios do Vasco na reta final do campeonato, o time terá pela frente o Red Bull Bragantino na última rodada do Brasileirão. O jogo será em São Januário, mas com outro tabu a ser quebrado.

Desde que o time paulista passou a ser gerido pela Red Bull, em abril de 2019, nunca perdeu para o Vasco. Foram três jogos, com uma vitória do Bragantino e dois empates.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco deve fechar com Eduardo Freeland para diretor de futebol

Executivo que está no Avaí, Eduardo Freeland já passou por clubes como Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e Bahia.

Coutinho abre mão de fortuna do Aston Villa e fica perto de acerto com o Vasco

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho deverá permanecer no Cruzmaltino após rescindir contrato com o Aston Villa.

Ex-Vasco, Barbieri polemiza ao comentar relação com dono da 777 Partners

Treinador com passagem pelo Vasco da Gama, Maurício Barbieri revelou bastidores da chegada da 777 Partners ao Clube.

Vasco se reapresenta nesta segunda-feira mirando o duelo contra o São Paulo

Vasco da Gama e São Paulo se enfrentam na quinta-feira (12), no Morumbis, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco pode perder até 6 jogadores no final da temporada; veja nomes

Vasco da Gama vive momento de indefinição com diversos atletas no elenco cujo os contratos se encerram no fim do ano.

Saiba quem é Mário Branco, cotado para ser diretor de futebol do Vasco

Vasco da Gama corre contra o tempo para anunciar a chegada de um diretor de futebol antes da janela do meio do ano.

Sub-15 e Sub-17 do Vasco garantem vaga na semifinal do Carioca

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama garantiram vagas nas semifinais do Carioca no último fim de semana.

Paulinho busca resgatar sua melhor versão no Vasco após grave lesão

Paulinho ainda não conseguiu engrenar o bom futebol vivido em 2023, mas já recebeu proposta para renovar com o Vasco.

Torcida põe João Victor no banco e escala zaga titular do Vasco

A torcida do Vasco entende que Fernando Diniz precisa mandar a campo uma dupla de zaga que ainda não foi escalada.

Garoto Gui recebe alta de hospital e volta para casa

Torcedor símbolo do Vasco da Gama, Gui recebe alta após procedimento no esôfago devido a epidermólise bolhosa.