Vasco terá que superar escrita incômoda em estreias no retorno à Série A do Brasileiro

O Vasco da Gama jamais venceu na primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro ao retornar após o rebaixamento.

Barbieri conversa com jogadores no clássico
Barbieri conversando com jogadores do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco estreia neste sábado, contra o Atlético-MG, no Mineirão, um adversário forte que é tratado como um dos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. Se não bastasse a qualidade do Galo, o Cruz-Maltino terá também que lutar contra uma incômoda escrita que o acompanha. O time jamais venceu na primeira rodada ao retornar na Série B.

Nas três partidas que marcaram a volta do Vasco ao Brasileirão, o Cruz-Maltino perdeu duas e empatou uma. Em 2010, após retornar sendo o campeão da Série B no ano anterior, perdeu justamente para o Atlético-MG, por 2 a 1, fora de casa. Em 2015, o time vascaíno empatou em 0 a 0 com o Goiás. Já em 2017, foi goleado pelo Palmeiras, por 4 a 0.

Em compensação, no histórico em estreias nos Brasileiros por pontos corridos, que completa 20 anos em 2023, o Vasco venceu mais do que perdeu. Foram sete vitórias, dois empates e seis derrotas. O Cruz-Maltino ficou de fora das edições de 2009, 2014, 2016, 2020 e 2021.

Ainda considerando apenas os Brasileiros de pontos corridos, o Vasco estreou fora de casa em oito edições, sendo derrotado cinco vezes e vencendo três jogos. O adversário que o Cruz-Maltino mais enfrentou em jogo de abertura foi o Internacional e o Atlético-MG. Contra os gaúchos foram um empate e uma derrota. Já diante do Galo, uma derrota, já mencionada, e uma vitória de virada, em 2018, em São Januário, gols de Wagner e Yago Pikachu.

Estreias do Vasco na era dos pontos corridos

  • 2020 – Vasco 2 x 0 Sport (Fellipe Bastos duas vezes) – O Vasco estreou na segunda rodada, já que o jogo de estreia da competição contra o Palmeiras foi adiado por causa da final do Campeonato Paulista
  • 2019 – Athletico 4 x 1 Vasco (Bruno César)
  • 2018 – Vasco 2 x 1 Atlético-MG (Wagner e Yago Pikachu)
  • 2017 – Palmeiras 4 x 0 Vasco
  • 2015 – Vasco 0 x 0 Goiás
  • 2013 – Vasco 1 x 0 Portuguesa (Tenório)
  • 2012 – Vasco 2 x 1 Grêmio (Fellipe Bastos e Alecsandro)
  • 2011 – Ceará 1 x 3 Vasco (Bernardo duas vezes e Jéferson)
  • 2010 – Atlético-MG 2 x 1 Vasco (Élton)
  • 2008 – Internacional 1 x 0 Vasco
  • 2007 – América-RN 0 x 1 Vasco (André Dias)
  • 2006 – Vasco 1 x 1 Internacional (Abedi)
  • 2005 – Brasiliense 0 x 1 Vasco (O Vasco foi declarado pelo STJD o vencedor da partida porque o Brasiliense vendeu ingressos, mas o jogo deveria ter sido disputado com portões fechados. O confronto tinha terminado em 2 a 2, gols de Romário e Alex Dias)
  • 2004 – Vasco 0 x 1 Criciúma
  • 2003 – Guarani 4 x 2 Vasco (Marcelinho Carioca e Cadu)

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vasco acende alerta sobre aporte após crise na 777 Partners

O Vasco da Gama tem a receber um aporte de R$ 270 milhões em setembro deste ano, o penúltimo da 777 Partners pela compra da SAF.

Vasco aposta em bons números de Payet em casa para vencer o Vitória

De volta e possivelmente titular, o meio-campista Dimitri Payet é uma das apostas do Vasco da Gama no jogo contra o Vitória.

Todos os setores ainda estão com ingressos disponíveis para Vasco x Vitória

Diferente do habitual, a torcida do Vasco da Gama está pouco mobilizada na compra de ingressos para o jogo contra o Vitória.

Vasco usará camisa com patch e leiloará em prol do Rio Grande do Sul

Com o dinheiro arrecadado no leilão das camisas, que serão autografadas, será destino a ajudar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Edmundo garante saber de ‘muita coisa’ e indica boas novidades no Vasco

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, fez mistério e indicou que tem uma boa novidade a caminho do Cruzmaltino.

Sair da versão mobile