Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O Vasco terminou a 29ª rodada sem a tão esperada vitória, mas o empate com o Juventude não representou grande prejuízo na tabela do Campeonato Brasileiro. Pelo menos não para o mal. O time chegou a 37 pontos e se manteve na nona colocação, longe do Z-4. Por outro lado, não conseguiu se aproximar da parte de cima e viu as chances de Libertadores diminuírem.

A 10 jogos do fim do Brasileirão, o Vasco tem hoje apenas 0,01% de chance de conseguir uma vaga direta na Libertadores. Já a possibilidade de ir para a Pré-Libertadores é de 0,63%, segundo levantamento do Espião Estatístico do ge.

Quanto ao risco de rebaixamento, o time de Rafael Paiva está mais tranquilo. Neste momento, as chances de o Vasco permanecer na Série A são de 97%.

Levando em consideração a última edição do Campeonato Brasileiro, o Vasco conseguiria se ver livre do rebaixamento com 44 pontos, ou seja, duas vitórias e um empate nos 10 jogos restantes.

Em relação à ambição na parte de cima da tabela, uma vaga na pré-Libertadores poderia ser alcançada a partir de 62 pontos. Assim, para terminar no G-6, o Vasco va teria que vencer oito e empatar um dos 10 jogos que faltam para o campeonato terminar. Importante ressaltar que o ponto de corte na edição de 2024 não será o mesmo do ano passado.

Existe ainda a possibilidade de abrirem novas vagas na Libertadores, caso os campeões da Libertadores ou da Copa do Brasil terminem o Brasileirão entre os seis primeiros colocados. O próprio Vasco pode assegurar uma vaga na competição via Copa do Brasil. O clube carioca é um dos semifinalistas da competição.

Destas 10 partidas finais, cinco serão em casa e cinco fora. Outra forma de conseguir vaga na Libertadores seria com o título da Copa do Brasil. O Vasco está disputando a semifinal do torneio – perdeu o jogo de ida para o Atlético-MG por 2 a 1 e vai jogar a volta no dia 19 de outubro, em São Januário.

O time de Rafael Paiva terá cinco confrontos diretos por vaga na Libertadores. Portanto, para chegar ao G-6 do Brasileirão, o Vasco precisaria superar São Paulo, Bahia, Botafogo, Fortaleza e Inter. Os outros jogos são contra adversários que neste momento estão abaixo na tabela.

Os últimos 10 jogos do Vasco no Brasileirão

  • São Paulo x Vasco – 30ª rodada
  • Vasco x Cuiabá – jogo adiado da 19ª rodada
  • Vasco x Bahia – 31ª rodada
  • Botafogo x Vasco – 32ª rodada
  • Fortaleza x Vasco – 33ª rodada
  • Vasco x Internacional – 34ª rodada
  • Corinthians x Vasco – 35ª rodada
  • Vasco x Atlético-GO – 36ª rodada
  • Vasco x Atlético-MG – 37ª rodada
  • Cuiabá x Vasco – 38ª rodada

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.