Vasco tenta impugnar o edital de chamamento público do Maracanã

O Governo do Rio tem até esta quarta-feira para responder a solicitação do Vasco da Gama, que foi feita na última semana.

Estádio do Maracanã, a casa do futebol carioca
Estádio do Maracanã, a casa do futebol carioca

O Vasco ingressou com pedido para impugnação do edital de chamamento público do Maracanã. O clube fez a solicitação na última quarta-feira e ainda aguarda resposta da Comissão de Licitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O chamamento público diz respeito ao próximo Termo de Permissão de Uso (TPU), com duração de até um ano, e está restrito a apenas organizações esportivas do estado do Rio de Janeiro. Assim, a Arena 360 (Mané Garrincha), que mostrou interesse na gestão do Maracanã, e a WTorre, que seria parceira do Vasco, estão impedidas de participar do processo.

A entrega do envelope com as propostas está marcada para o dia 9 de novembro, próxima quinta-feira.

Entre outros pontos, o Vasco faz questionamentos referente ao item 8.1.6 (qualificação técnica) do edital. Uma das exigências do Governo é a “apresentação de atestado de capacidade técnica em gestão da operação e manutenção de ginásio esportivo com capacidade mínima para 5.000 (cinco mil) lugares por no mínimo 3 (três) anos”.

Termo do edital questionado pelo Vasco
Termo do edital questionado pelo Vasco (Foto: Reprodução)

O clube argumenta que o ponto em questão restringe a participação do Vasco e de qualquer outra organização esportiva do Rio de Janeiro, que não seja Flamengo ou Fluminense – hoje, a dupla tem a gestão temporária do Maracanã e Maracanãzinho. “Não permite a concorrência”, resume um dirigente vascaíno.

O Vasco entende que nem Flamengo nem Fluminense tem ginásio com capacidade superior a 5 mil espectadores. A habilitação se daria exclusivamente por conta do Maracanãzinho, que foi concedido à dupla de forma provisória, num Chamamento Público feito em 2019, quando essa exigência não foi feita pelo Estado. O ginásio do Vasco, em São Januário, recebe os jogos do time de basquete no NBB e tem capacidade para 1.500 pessoas.

O item 1.5 do edital diz que “caberá ao Presidente da Comissão de Seleção, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do Edital, responder às impugnações e pedidos de esclarecimento deduzidos pelos potenciais interessados, no prazo de até 24 horas, antes do encerramento do prazo de acolhimento das propostas”.

Assim, o Governo do Estado tem até às 10h30 desta quarta-feira para responder o pedido do Vasco.

A Arena 360, que faz a gestão do Estádio Mané Garrincha e tinha o interesse em participar do chamamento público do Maracanã, disse, em contato com o ge, que pedirá explicações ao Governo do Rio:

– O texto como está afronta o caráter competitivo e a isonomia da concorrência, que é principio básico do processo licitatório brasileiro. Também estamos preparando um pedido de esclarecimento para que eles corrijam essa nossa percepção de que há cerceamento na questão geográfica.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maracanã
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    se for preciso vai até Gilmar Mendes do STF.
    Esse governador não tem o direito de doar um patrimônio público pra seu timinho de coração, isso é se esse canalha tem coração.
    Vasco

  • Responder

    Vasco não precisa do Maracanã!

  • Responder

    Será que ainda não perceberam que o governo do Rio quer entregar o Maracanã para a dupla Fla-Flu e que dane-se os princípios que regem a administração pública?

Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.