Relembre a goleada histórica do Vasco sobre a Argélia em São Januário

Em preparação para o Mundial de Clubes de 2000, Vasco da Gama não tomou conhecimento no confronto diante da Argélia.

No início dos anos 2000, o super time do Vasco atropelou a seleção da Argélia, em São Januário. A equipe africana estreia na Copa do Mundo nesta terça-feira, às 22h, diante de um dos adversários mais difíceis possíveis: a atual campeã mundial Argentina, liderada por Lionel Messi.

O encontro com o Vasco ocorreu em 3 de janeiro de 2000 e fazia parte da preparação Cruzmaltina para a primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa. Diante de cerca de 10 mil torcedores, o Vasco, que contava com nomes como Romário, Donizete, Felipe e Viola, aplicou uma sonora goleada por 7×0.

Os gols da partida foram marcados por Donizete, duas vezes, além de Juninho, Romário, Felipe, Dedé e Viola. O resultado entrou para a lista das maiores vitórias do Clube em São Januário durante a década.

Naquele período, a Argélia atravessava uma longa fase de dificuldades. Após conquistar a Copa Africana de Nações em 1990, a seleção acumulou campanhas decepcionantes ao longo da década seguinte.

O cenário foi tão complicado que o país permaneceu fora do grupo das 20 melhores seleções africanas até 2008. A recuperação começou nos anos seguintes e culminou no retorno à Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Naquele Mundial, a equipe liderada por jogadores como Brahimi, Feghouli e Slimani alcançou a melhor campanha de sua história ao avançar às oitavas de final, consolidando a retomada do futebol argelino no cenário internacional.

Para o Vasco, a goleada sobre a Argélia serviu como um impulso antes do Mundial de Clubes. Três dias depois, a equipe comandada por Antônio Lopes estreou na competição com vitória por 2 a 0 sobre o South Melbourne, da Austrália.

Na sequência, protagonizou um dos resultados mais emblemáticos de sua história ao derrotar o Manchester United, campeão europeu, comandado pela lenda Alex Ferguson, por 3 a 1 no Maracanã.

A vitória por 7 a 0 sobre a Argélia permanece como uma das maiores goleadas vascaínas deste século. Desde aquela partida, o Clube só voltou a marcar sete gols ou mais em outras seis ocasiões atuando em São Januário.

Maiores goleadas do Vasco em São Januário nos anos 2000

DataCompetiçãoJogo
03/01/2000AmistosoVasco 7 x 0 Argélia
05/08/2001BrasileiroVasco 7 x 1 Guarani
25/11/2001BrasileiroVasco 7 x 1 São Paulo
12/01/2006AmistosoVasco 7 x 0 Rio Branco-RJ
22/02/2006Copa do BrasilVasco 7 X 0 Botafogo-PB
26/10/2011Sul-AmericanaVasco 8 x 3 Aurora-BOL
28/03/2012AmistosoVasco 9 x 1 Barcelona-EQU

O confronto de 2000 foi apenas o segundo entre o Vasco e a seleção argelina. O primeiro havia acontecido em 1966, pelo Torneio Ais El Kebir, também com vitória carioca, desta vez por 1 a 0. O último jogo contra seleções nacionais ocorreu em 2008, contra o Emirados Árabes Unidos, em uma competição disputada em Dubai.

Comente

Veja também
Vasco sonda destaque do Grêmio e pode fazer investida

Vasco da Gama monitora possíveis reforços para a sequência da temporada e cogita fazer proposta para jovem atacante do Grêmio.

Estrella deixa o CRB e retorna ao Vasco; futuro do meia ainda será definido

Revelação do Vasco da Gama, Estrella encerra passagem pelo CRB após 15 partidas disputadas pela equipe alagoana.

Gols e jogadas de Vitor Carvalho, volante especulado no Vasco

Confira gols e jogadas de Vitor Carvalho, volante que atua pelo Braga e pode pintar como reforço no Vasco da Gama.

Sforza pode voltar ao Vasco nesta janela de transferências

Vasco da Gama pode receber Juan Sforza de volta após o Talleres avaliar a devolução do volante argentino nesta janela.

Falas de Renato Gaúcho repercutiram mal no elenco do Vasco

Falas de Renato Gaúcho sobre jogadores colombianos repercutiram mal no elenco do Vasco da Gama e causaram desgaste interno.

Vasco mira jogador do Braga avaliado em R$ 23 milhões

Vasco da Gama avalia a contratação de Vitor Carvalho, volante do Braga, e estuda empréstimo com opção de compra.

Possível substituto de Amodeo no Vasco é amigo de presidente do Flamengo

Com a iminente saída de Carlos Amodeo, Vasco da Gama busca novo CEO e alvo é amigo pessoal do presidente do Flamengo.

Renato Abreu é o novo chefe de operações da SAF do Vasco

O Vasco da Gama tem um novo chefe de operações (COO) para a SAF, Ricardo Abreu, que tem passagens por grandes empresas.

Conheça a história do atleta que recusou a Copa do Mundo para jogar no Vasco

Destaque do Vasco da Gama às vésperas da Copa do Mundo 1934, jogador rejeita oferta para disputar o Mundial; veja a história.

Vasco chega à pausa da Copa com números semelhantes aos anos de queda

Vasco da Gama passará Copa do Mundo 2026 no Z4 do Campeonato Brasileiro e com números semelhantes aos anos de rebaixamento.