Vasco tenta efeito suspensivo para enfrentar Athletico-PR com presença de público

STJD determinou que o Vasco da Gama jogasse quatro partidas com portões fechados; duas já foram cumpridas.

Torcida do Vasco em jogo contra o Santos, em São Januário
Torcida do Vasco em jogo contra o Santos, em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco terá uma sexta-feira importante no que diz respeito à briga nos tribunais para reabrir os portões de São Januário: o clube trabalha em duas frentes e planeja se movimentar tanto no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) quanto no Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, do Tribunal de Justiça (TJ). Ambos os tribunais têm decisões em vigor que proíbem a presença de público no estádio.

No STJD, o jurídico vai dar entrada no recurso com pedido de efeito suspensivo para derrubar a decisão da semana passada, que aplicou pena de quatro jogos sem torcida. Isso só não foi feito antes porque era preciso aguardar o acórdão, publicado na quarta passada.

Uma partida já havia sido cumprida (contra o Cuiabá, jogo disputado no Luso-Brasileiro). E outra ocorreu no sábado, na derrota para o Cruzeiro com portões fechados em São Januário.

Restam duas, portanto. Mas, com o efeito suspensivo aceito, no entendimento da Justiça Desportiva o Vasco poderia ter sua torcida de volta no próximo jogo, contra o Athletico, no dia 23 – a ordem permaneceria em vigor até o julgamento em segunda instância. O problema é que o clube ainda precisa prestar contas para a Justiça Comum.

Clube vai apresentar defesa

O processo que corre no TJ diz respeito tão e somente a São Januário. Caso consiga o efeito suspensivo no STJD, por exemplo, nada impede que o Vasco mande seus jogos em outros estádios e conte com o apoio da torcida.

No TJ, a decisão em vigor proíbe jogos com público em São Januário – a liminar inicialmente determinou a interdição do estádio, mas o clube conseguiu derrubá-la parcialmente para poder jogar com os portões fechados, como ocorreu contra o Cruzeiro.

É no processo em questão que o Vasco pretende apresentar sua defesa nesta sexta. Pouca coisa andou nos últimos dias. A perita apontada para analisar os laudos de segurança informou que está de férias e recebeu autorização para dar início à perícia só a partir do próximo sábado, dia 15. Ela terá até 30 dias para apresentar suas conclusões.

Dessa forma, é improvável que o Vasco consiga enfrentar o Athletico em São Januário com os portões abertos para a torcida.

De técnico novo (Ramón Díaz está dando treinos e tocando o dia a dia, embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado), a equipe está em 19º lugar na tabela do Brasileirão, com nove pontos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Athletico-PR
1 comentário
  • Responder

    A torcida tem que entender que o prejudicado é o Vasco olha aí o prejuízo

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Ceará para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Ceará para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece neste segunda-feira, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Ceará

Confira a escalação do Vasco para o jogo desta terça-feira contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

Gols contra do Vasco evidenciam erros pontuais da defesa

A defesa do Vasco não vive bom momento e já sofreu com gols contra, sendo 2 de João Victor e 1 de Hugo Moura em 2025.

Vasco mira vitória contra o Ceará para embalar na temporada

O Vasco da Gama tenta a terceira vitória consecutiva na temporada para embalar e assumir a liderança provisória do Brasileiro.

Vasco constituirá empresa que será responsável por reforma de SJ

O Conselho Deliberativo aprova e o Vasco da Gama constituirá empresa específica para a reforma de São Januário.

Vasco tem 2 jogadores na Seleção SporTV da 3ª rodada do Brasileiro

Com boas atuações na vitória do Vasco da Gama contra o Sport, Vegetti e Coutinho estão na Seleção SporTV da 3ª rodada do Brasileiro.

Rizek elogia atuação de Vegetti no Brasileiro: ‘Centroavante do campeonato’

Após Vegetti anotar dois gols contra o Sport, Rizek elogia o centroavante do Vasco da Gama e coloca entre os destaques do Brasileiro.

Vasco e Ceará apostam em centroavantes para duelo do Brasileiro

Com Vegetti e Pedro Raul em alta, Vasco da Gama e Ceará apostam nos centroavantes para a 4ª rodada do Brasileiro.

Veja como a CBF se posicionou sobre gol polêmico de Vegetti contra o Sport

Após reclamação do Sport no segundo gol anotado pelo Vasco da Gama, a CBF se posiciona em documento técnico.

Relembre como foi o último jogo do Vasco contra o Ceará na Arena Castelão

O Vasco da Gama enfrenta o Ceará na Arena Castelão após cinco anos, pelo Campeonato Brasileiro; relembre como foi o último encontro.