Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Dedé em Vasco 5 x 2 Universitario pela Copa Sul-Americana 2011
Dedé em Vasco 5 x 2 Universitario pela Copa Sul-Americana 2011

Ao entrar em campo nesta quarta-feira (2) para estrear na Sul-Americana 2025, o Vasco defenderá um excelente retrospecto que possui contra times peruanos. A equipe enfrenta o Melgar (PER) em duelo inédito na história de ambos os clubes, no Estádio Monumental da UNSA, na altitude de Arequipa. O apito inicial é às 19h (de Brasília).

Assim, já são cinco confrontos (jogos oficiais) contra times peruanos na história de 126 anos do Vasco. Um deles, inclusive, faz parte da campanha do imponente título de 1948 do Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile. Venha com o Jogada10 para conferir.

Histórico do Vasco contra peruanos

Como citado, o primeiro duelo do Vasco contra um time peruano foi exatamente no Sul-Americano de 1948. O Cruz-Maltino, campeão invicto, massacrou o Deportivo Municipal por 4 a 0, pela terceira rodada. Lelé, Friaça (duas vezes) e Ismael fizeram os gols do Expresso da Vitória.

O Vasco, então, só voltou a enfrentar um clube peruano em 2011, 63 anos depois. Não menos épico, porém. Afinal, a equipe se deparou com o Universitario pelas quartas de final da Sul-Americana de 2011 e perdeu o jogo de ida por 2 a 0, atuando no Peru. Na volta, precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença, o Gigante da Colina abriu o placar, mas levou a virada para 2 a 1. Na época, ainda havia a regra de gol fora de casa. Assim, o time carioca precisaria de mais quatro gols para avançar.

E, com dois de Dedé, um de Elton e outro de Alecsandro, São Januário testemunhou uma das maiores reviravoltas da história da competição: 5 a 2 e vaga na semifinal. No entanto, o time cairia perante a Universidad de Chile, que seria o futuro campeão.

Na temporada seguinte, em 2012, o Vasco voltou à Libertadores após 11 anos. Na ocasião, novo confronto contra peruanos. Desta vez, contra o tradicional Alianza Lima. O Cruz-Maltino não tomou conhecimento e venceu os dois duelos pela fase de grupos. Primeiro, por 3 a 2 em São Januário, com direito a dois pênaltis perdidos por Alecsandro. Juninho Pernambucano (curiosamente, de pênalti) e Dedé fizeram os gols do Vasco, junto de Ramos (contra). Depois, o Cruz-Maltino venceu por 2 a 1, fora de casa, com dois gols de fora da área de Fellipe Bastos.

Jogos do Vasco contra times do Peru*

  • 4 x 0 Deportivo Municipal (n) – Sul-Americano de clubes de 1948
  • 0 x 2 Universitario (f) – quartas de final (ida) Sul-Americana de 2011
  • 5 x 2 Universitario (c) – quartas de final (volta) Sul-Americana de 2011
  • 3 x 2 Alianza Lima (c) – fase de grupos Libertadores de 2012
  • 2 x 1 Alianza Lima (f) – fase de grupos Libertadores de 2012

*Informações retiradas do site OGol.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Sport terá desfalque do lateral-esquerdo Igor Cariús contra o Vasco

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), às 21h, em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Nuno, Garré e Loide: veja como está o trio de reforços do Vasco após 6 jogos

Reforços estrangeiros do Vasco da Gama, Nuno Moreira, Garré e Loide Augusto buscam seu espaço no Cruzmaltino.

Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.