Vasco tem aproveitamento de apenas 54,5% em pênaltis na temporada
O Vasco da Gama converteu apenas seis dos 11 pênaltis que teve a favor na temporada, o que ocasionou na eliminação precoce da Copa do Brasil.

O assunto pênaltis voltou à pauta do Vasco da Gama nesta semana. O que vinha se tornando o grande calcanhar de aquiles da equipe vascaína na temporada, chegou ao seu ápice e ocasionou na eliminação do Gigante da Copa do Brasil, ainda na segunda fase, para o ABC, em pleno São Januário.
Contextualizando, diferente da primeira fase, quando existia a vantagem do empate, o que não foi utilizado pelo Cruzmaltino, que goleou o Trem-AP, no Mané Garrincha, na ocasião, um resultado igual levaria a decisão para os pênaltis. Foi o que aconteceu no fim das contas, um 0x0 no que foi a pior atuação vascaína no ano.
Inteligente, a equipe potiguar reconheceu suas limitações e escolheu uma estratégia defensiva, para conseguir matar o jogo no contra-ataque, ou até mesmo segurar para tentar nas penalidades. Levou-se em consideração o péssimo histórico da Vasco em 2023 quando o assunto é a marca da cal, o que se confirmou e o ABC venceu por 6 x5, avançando à terceira fase.
Pênaltis
Nas cobranças, Pedro Raul e Luca Orellano, dois dos maiores investimentos do Vasco na temporada, desperdiçaram. O primeiro citado, inclusive, chegou ao terceiro pênalti perdido em três tentativas, o que ampliou seu status de vilão, não à toa foi xingado por torcedores após a eliminação. Contado as penalidades contra o ABC, o Gigante bateu 11, com seis acertos e cinco erros.
Portanto, o aproveitamento do Cruzmaltino na marca da cal é de apenas 54,5%, com quase metade desperdiçado. O levantamento é do site Footstats, que ainda detalhou os cobradores: Pedro Raul (três erros em três tentativas), Jair (dois acertos em duas tentativas), Alex Teixeira (um erro em uma tentativa), Miranda (um acerto em uma tentativa), Nenê (um acerto em uma tentativa), Pumita (um acerto em uma tentativa), Léo (um acerto em uma tentativa) e Luca Orellano (um erro em uma tentativa).
Treino
Embora não tenha se saído como esperado, o Vasco intensificou o treino de pênaltis na véspera da partida, em atividade realizada em São Januário, devido a operação da polícia na Cidade de Deus, onde fica localizado o CT Moacyr Barbosa. Entretanto, não deu resultado, e o que chama a atenção é o caso de Pedro Raul, que antes de chegar ao Cruzmaltino tinha ótimo aproveitamento em penalidades.