Vasco soma 49 trocas de técnicos desde 2003; veja raio-x

Vasco da Gama tem quase 50 trocas de técnicos desde 2003 e não completa o ano com o mesmo profissional desde 2016.

Carille em Vasco x Flamengo no Maracanã
Carille em Vasco x Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão)

Demitido no domingo, Fábio Carille endossou uma realidade negativa presente para a maioria dos treinadores no Vasco neste século: os trabalhos curtos. O ex-comandante deixou o cargo após pouco mais de quatro meses e foi a 49ª troca de técnico desde 2003, primeiro ano da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Há quase dez anos, o Vasco não completa um ano com o mesmo treinador. A última vez que aconteceu foi em 2016, com Jorginho. Em sua primeira passagem pela Colina Histórica, o ex-lateral assumiu em 17 de agosto de 2015 e deixou o cargo em 28 de novembro de 2016. Nos 16 meses, não evitou o segundo rebaixamento para a Série B no fim de 2015, mas conquistou um título do Carioca na temporada seguinte. Teve um aproveitamento de 60%.

Além de Jorginho, apenas outros dois técnicos conseguiram completar mais de 12 meses à frente do cargo no Vasco desde 2003. Renato Gaúcho ficou de julho de 2025 a abril de 2007 em sua primeira passagem na Colina – o trabalho mais longevo do clube no século XXI; e Cristóvão Borges esteve à frente do comando técnico do fim de agosto de 2011 até setembro de 2012.

A média de tempo de trabalho de um treinador no Vasco é de apenas 5,4 meses. Os dados são da ferramenta “Rotatividade dos Técnicos”, do ge, que mapeia a dança das cadeiras no futebol brasileiro desde 2003.

Na gestão Pedrinho, o cenário de passagens curtas de treinador permanece. A saída de Carille foi a terceira interrupção de trabalho em menos de um ano. Antes, o mandatário havia demitido Álvaro Pacheco, contratado no fim da gestão da 777, mas que só estreou com Pedrinho, com apenas quatro jogos; e Rafael Paiva, que fez 21 partidas pelo clube em cinco meses de trabalho.

Sem Carille, Felipe “Maestro” assumirá o cargo interinamente até a contratação de um novo nome para comandar o Vasco, que já iniciou negociações com Fernando Diniz. A próxima partida da equipe será já nesta quinta-feira, às 16h, diante do Operário-PR, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Ex-jogador do Vasco realizará torneio de rua no Rio de Janeiro nesta quinta

Paulinho Pereira, ex-lateral do Vasco, criou um Torneio de Futebol de Rua Cruzada, que vai acontecer na próxima quinta-feira.

Fernando Diniz já teve atrito com Tchê Tchê; relembre

Caso acerte com o Vasco, Fernando Diniz reencontrará Tchê Tchê, com quem teve desentendimento durante jogo do São Paulo.

Vasco quer valorizar Rayan e lucrar com venda em breve

O Vasco da Gama renovou com Rayan até o fim de 2026 e planeja bom lucro com a venda do atacante em breve.

Vasco mostra confiança em negociação com Fernando Diniz

A diretoria do Vasco da Gama negocia com o técnico Fernando Diniz e confia em desfecho positivo para retorno.

Vasco elimina o Flamengo e está na final da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama venceu novamente o Flamengo nesta terça-feira por 3×0, e está na final da Copa do Brasil Sub-17.

Tchê Tchê volta a ser relacionado depois de 4 jogos; Lemos e Payet seguem fora

O Vasco da Gama divulga lista de relacionados para o duelo em Ponta Grossa e Tchê Tchê é a novidade; Mauricio Lemos e Payet estão fora.

Relacionados do Vasco contra o Operário-PR

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Operário-PR nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Zinho cita deficiências e projeta futuro do Vasco no Brasileiro

Em uma análise sobre o elenco do Vasco da Gama, Zinho faz projeção do Clube no Campeonato Brasileiros e Copas.

Alex Teixeira reencontra estádio onde foi protagonista

Alex Teixeira retorna ao estádio onde foi protagonista e ajudou o Vasco da Gama a conquistar o resultado positivo na Série B 2022.

Capasso pode ganhar sobrevida no Vasco após demissão de Carille

Fora dos planos da antiga gestão, Manuel Capasso pode ganhar nova oportunidade no Vasco da Gama com a chegada do treinador.