Vasco soma 49 trocas de técnicos desde 2003; veja raio-x

Vasco da Gama tem quase 50 trocas de técnicos desde 2003 e não completa o ano com o mesmo profissional desde 2016.

Carille em Vasco x Flamengo no Maracanã
Carille em Vasco x Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão)

Demitido no domingo, Fábio Carille endossou uma realidade negativa presente para a maioria dos treinadores no Vasco neste século: os trabalhos curtos. O ex-comandante deixou o cargo após pouco mais de quatro meses e foi a 49ª troca de técnico desde 2003, primeiro ano da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Há quase dez anos, o Vasco não completa um ano com o mesmo treinador. A última vez que aconteceu foi em 2016, com Jorginho. Em sua primeira passagem pela Colina Histórica, o ex-lateral assumiu em 17 de agosto de 2015 e deixou o cargo em 28 de novembro de 2016. Nos 16 meses, não evitou o segundo rebaixamento para a Série B no fim de 2015, mas conquistou um título do Carioca na temporada seguinte. Teve um aproveitamento de 60%.

Além de Jorginho, apenas outros dois técnicos conseguiram completar mais de 12 meses à frente do cargo no Vasco desde 2003. Renato Gaúcho ficou de julho de 2025 a abril de 2007 em sua primeira passagem na Colina – o trabalho mais longevo do clube no século XXI; e Cristóvão Borges esteve à frente do comando técnico do fim de agosto de 2011 até setembro de 2012.

A média de tempo de trabalho de um treinador no Vasco é de apenas 5,4 meses. Os dados são da ferramenta “Rotatividade dos Técnicos”, do ge, que mapeia a dança das cadeiras no futebol brasileiro desde 2003.

Na gestão Pedrinho, o cenário de passagens curtas de treinador permanece. A saída de Carille foi a terceira interrupção de trabalho em menos de um ano. Antes, o mandatário havia demitido Álvaro Pacheco, contratado no fim da gestão da 777, mas que só estreou com Pedrinho, com apenas quatro jogos; e Rafael Paiva, que fez 21 partidas pelo clube em cinco meses de trabalho.

Sem Carille, Felipe “Maestro” assumirá o cargo interinamente até a contratação de um novo nome para comandar o Vasco, que já iniciou negociações com Fernando Diniz. A próxima partida da equipe será já nesta quinta-feira, às 16h, diante do Operário-PR, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Capasso pode ganhar sobrevida no Vasco após demissão de Carille

Fora dos planos da antiga gestão, Manuel Capasso pode ganhar nova oportunidade no Vasco da Gama com a chegada do treinador.

Avaí teria opção de comprar 50% dos direitos de JP após empréstimo

O meia JP, de 19 anos, tem contrato com o Avaí até o final da temporada e vem se destacando pelo Clube na Série B.

Felipe já manifestou desejo de ser efetivado no Vasco

Diretor técnico do Vasco da Gama, Felipe treinou o time no fim do ano passado, após saída de Rafael Paiva, e teve bom aproveitamento.

Com Diniz e reforços, Pedrinho indica Vasco ofensivo para o restante de 2025

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho dá sinais de que irá apostar em um time ofensivo para o restante da temporada.

‘Dívida’ com o Vasco e admiração por Pedrinho aproximam Diniz de São Januário

Treinador mais cotado para assumir o Vasco da Gama, Fernando Diniz está sem clube desde janeiro, quando saiu do Cruzeiro.

Em uma década, Vasco pode ter mais técnicos que o Liverpool em 132 anos

Sem treinador desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama busca um novo comandante para o restante da temporada.

Neto aponta técnico ideal para o Vasco

Apresentador da Band, o ex-jogador Neto elegeu o treinador que ele considera perfeito para mudar a cara do time do Vasco da Gama.

Meia do Operário-PR projeta jogos contra o Vasco pela Copa do Brasil

Vasco da Gama e Operário-PR se enfrentam nesta quinta-feira (1), em Ponta Grossa, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Fernando Diniz é o favorito da torcida para assumir o Vasco

Vasco da Gama segue em busca de um novo treinador para comandar a equipe após a demissão do técnico Fábio Carille.

Ex-jogador de futsal do Vasco sofre AVC e é internado em Tramandaí-RS

O Indião foi campeão da Liga Nacional de Futsal pelo Vasco da Gama em 2000, marcando 32 gols na competição.