Vasco se reúne com procurador-geral da Justiça sobre a TAC de São Januário

No encontro, realizado de forma virtual, foram avaliados o cumprimento das obrigações assumidas pelo Vasco da Gama.

Vasco se reuniu com o procurador-geral da Justiça
Vasco se reuniu com o procurador-geral da Justiça

O Vasco se reuniu, na tarde desta quarta-feira, com o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, para avaliar o cumprimento das obrigações assumidas pelo clube no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 13 de setembro.

O clube informou que, após a implantação do sistema no setor de gratuidade, a utilização dos ingressos reduziu em aproximadamente 50%, considerando a necessidade de cadastramento facial do beneficiário legal. A instalação de sistema de biometria facial, um dos principais pontos do TAC, já teve como efeito positivo a redução da atividade de cambistas.

Em maio de 2023, antes da instalação das câmeras de biometria facial, em uma partida entre Vasco e Bahia, foram retirados 882 ingressos de gratuidade. Após a instalação da tecnologia, no jogo entre Vasco e Internacional, foram concedidos 316 ingressos.

– Temos a nítida percepção de que, com a instalação das câmeras de biometria facial no setor de gratuidade, conseguimos atingir diretamente a prática do cambismo – disse o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.

Concessão de gratuidades antes e depois da biometria facial
Concessão de gratuidades antes e depois da biometria facial

O TAC foi celebrado no dia 13 de setembro para encerrar os efeitos de uma ação judicial movida inicialmente pela Promotoria do Consumidor, após confusão na partida entre Vasco e Goiás. Como o Vasco recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a atribuição para cuidar do processo passou a ser do procurador-geral de Justiça.

O Vasco informou que concluiu a primeira etapa prevista na Cláusula Segunda, relativa à substituição das câmeras de vigilância instaladas no interior do estádio por equipamentos digitais com maior resolução e capacidade de captação de imagens com nitidez, inclusive em ambientes com baixa luminosidade, de modo a permitir a identificação de todas as pessoas que estiverem no interior do estádio.

Também informou que finalizou a instalação de câmeras com os mesmos recursos do equipamento, voltadas para o lado externo do estádio, delimitado pelo perímetro do complexo esportivo Club de Regatas Vasco da Gama, para possibilitar a identificação de qualquer pessoa responsável pela prática de atos ilícitos nos arredores.

– Estamos muito satisfeitos com a entrega de todas as obrigações previstas no TAC para o ano de 2023. Além disso, estamos convictos de que, a partir do segundo semestre de 2024, a biometria facial será uma realidade em 100% dos jogos em São Januário – destacou a diretora jurídica do SAF Vasco, Gisele Cabrera, que completou:

– O TAC representa uma nova era no futebol carioca, pois tem como meta maximizar a segurança no estádio, proporcionar maior conforto aos torcedores e auxiliar o Vasco a mitigar antigos problemas, como o cambismo. A implantação da medida já resultou em uma redução drástica do comércio ilegal de ingressos.

Pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, participou o assistente da Assessoria de Recursos Constitucionais Cíveis, promotor de Justiça Philipe Mello Figueiredo. O Vasco foi representado pelo CEO Lúcio Barbosa e a CFO Kátia dos Santos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.