Vasco pode ter novo problema por venda da SAF do Clube

Com novo regulamento da CBF sobre Fair Play financeiro, Vasco da Gama encontra pode ter dificuldades de vender SAF.

Pedrinho em discurso após vitória do Vasco
Pedrinho em discurso após vitória do Vasco (Foto: Reprodução)

A possível venda da SAF do Vasco entrou em um impasse regulatório neste início de 2026. O avanço das negociações passou a enfrentar resistência após a aplicação do novo Regulamento de Sustentabilidade Financeira da CBF, que endureceu as regras de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro.

Em vigor desde 1º de janeiro, o regulamento proíbe que uma mesma pessoa, empresa ou integrantes de um mesmo núcleo familiar exerçam controle ou influência relevante sobre dois clubes que disputem a mesma divisão nacional. A norma está prevista no Artigo 86 e vale, neste momento, para equipes da Série A.

O ponto central da controvérsia envolve o vínculo familiar entre o potencial investidor da SAF vascaína e a presidente de outro clube da elite. Em análises preliminares, a CBF entende que, para fins de integridade esportiva, o enteado se equipara juridicamente ao filho, o que caracterizaria conflito de interesses e violação direta ao regulamento.

As conversas avançaram de forma significativa em dezembro de 2025, mas perderam ritmo em janeiro, após alerta emitido pela Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol. O aviso fez com que os investidores passassem a estudar alternativas jurídicas e modelos societários que não infrinjam as regras recém-implantadas.

Até o momento, não há veto formal por parte da CBF. A confederação só se manifesta de forma definitiva caso o contrato seja assinado. Se a operação for concluída e posteriormente considerada irregular, o clube teria um prazo de 30 dias para desfazer o negócio ou alterar o controle societário, o que poderia gerar insegurança jurídica e instabilidade administrativa.

O cenário expõe um dilema para o Vasco, que busca reforço financeiro em meio a dificuldades econômicas, mas corre o risco de se tornar o primeiro clube impactado diretamente pelas novas normas de Fair Play Financeiro antes mesmo do início da temporada.

Fonte: Esporte News Mundo

Mais sobre:SAF
1 comentário
  • Responder

    Aí tem dedo do Flamengo, que quer reinar absoluto no futebol brasileiro. Todos sabemos que a CBF come na mão dos mulambos.

Comente

Veja também
Vasco avaliou a contratação de Icardi, mas obstáculo impediu negociação

Com passagem por gigantes europeus e pela Seleção Argentina, Mauro Icardi entrou no radar do Vasco da Gama.

Thiago Mendes estaria insatisfeito no Vasco; saiba o motivo

Volante do Vasco da Gama, Thiago Mendes é uma das referências técnicas do time e uma das principais lideranças do elenco.

Vasco volta a monitorar Helinho e avalia investida por atacante do Toluca

Após temporada de destaque no futebol mexicano, Helinho voltou ao radar do Vasco da Gama para a janela de transferências.

Spinelli lamenta gols sofridos e aponta falta de sorte do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Spinelli avalia que a equipe tem evoluído sob o comando do técnico Pedro Emanuel.

Confira as chances de Libertadores e rebaixamento do Vasco

Vasco da Gama ocupa a 17ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos conquistados até a 20ª rodada.

Vasco rejeita oferta dos EUA, mas mantém Brenner disponível no mercado

Atacante segue valorizado no mercado norte-americano, enquanto o Vasco da Gama busca uma oferta considerada vantajosa nesta janela.

Vasco recebe notícia animadora sobre futuro de Hinestroza

Após um período de dificuldades pessoais, ponta-direita vê cenário mudar e projeta sequência com a camisa do Vasco da Gama.

Pedro Emanuel exalta Ramon Rique e reforça aposta na base do Vasco

Treinador português afirma que a idade não será critério para ganhar espaço e destaca o potencial do meia formado no Vasco da Gama.

Vasco faz promoção para lotar São Januário contra o Medellín; veja detalhes

Vasco da Gama anuncia desconto de 50% nos ingressos para o jogo decisivo contra o Independiente Medellín, em São Januário.

Vasco fica em 17º no Brasileiro após a 18ª rodada; veja a tabela

Confira a tabela do Brasileirão, atualizada após empate do Vasco da Gama contra o Mirassol, e veja como ficou a classificação.