Vasco lança camisa, mosaico e manifesto em prol da causa LGBTQIA+

Com camisa especial, mosaico e manifesto o Vasco da Gama declarou apoio à causa LGBTQIA+ neste domingo (27).

Camisa lançada pelo Vasco da Gama
Camisa lançada pelo Vasco da Gama

O Vasco da Gama manifestou incondicional à causa LGBTQIA+ neste domingo (27), um dia antes da comemoração do Dia do Orgulho Gay (28 de junho).

A diretoria do Clube lançou uma camisa oficial com a faixa transversal nas cores de um arco-íris, decorou um mosaico com a palavra ‘Respeito’ nas sociais de São Januário, e publicou um manifesto em apoio à causa. A camisa anunciada nas lojas oficiais a R$ 269,99 foi muito vendida durante o dia.

A atitude da diretoria gerou uma verdadeira guerra entre vascaínos nas redes sociais, colocando o nome do Clube entre os assuntos mais comentados no Twitter ao longo do dia. Para muitos, trata-se de lacração e oportunismo para desviar o foco do péssimo momento do time na Série B. Outros defenderam citando a luta histórica do Cruzmaltino em prol de causas minoritárias.

A camisa

Camisa LGBTQIA+ do Vasco (Foto: reprodução)

O mosaico

Mosaico Vasco respeito (Foto: Divulgação)

O manifesto

Movimento contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro

O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos. Reproduz, enfim, sua inércia.

Mesmo assim, a sociedade muda. E, como reflexo da sociedade em transformação, o futebol também não se mantem imune às suas mudanças. Mas o esporte tem o dever de ir além: o futebol, particularmente, é uma inspiração comum a diversas gerações e deve fazer parte das transformações sociais, rumo a uma sociedade melhor e mais justa.

A homofobia e a transfobia são alguns dos mais graves problemas do nosso tempo e o esporte ainda é, infelizmente, um de seus espaços de mais forte reprodução. O Vasco da Gama assume para si a responsabilidade de se posicionar diante do tema, sem defender aquilo que é cômodo, mas sim aquilo que é correto. O clube será um parceiro daqueles que lutam contra o preconceito relacionado à orientação sexual ou à identidade de gênero de quem quer que seja.

Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Ser parte da mudança – e não do problema – não é simples, já que exige uma mudança de nós mesmos. O Vasco convida clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e sociedade para um compromisso conjunto de debate acerca da homofobia e da transfobia.

O Vasco de 1923 não aceitou o racismo, naturalizado no século anterior. O Vasco do século XXI se nega a aceitar a homofobia e a transfobia que marcaram o século XX.

Os jogadores usarão o polêmico uniforme no jogo contra o Brusque, que acontece às 21h, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Pressionado, o time comandado por Marcelo Cabo precisa vencer para encostar um pouco mais no G4.

Mais sobre:LGBTQIA+
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Essa diretoria com certeza sáo um bando de g..a..y ou flamenguistas para fazer a torcida passar por essa humilhação tomara que o time perca hj

    • Fora Salgado

  • Responder

    Verfonhaaaaaaaaaaaaaaa

  • Responder

    Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha!!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha !!! Vergonha!!! Vergonha !!! Vergonha !!!

Comente

Veja também
Vasco pode ter até 3 novidades na escalação contra o Athletico-PR

Com João Victor, Gary Medel e Dimitri Payet, o Vasco da Gama pode ter até três reforços para o jogo contra o Athletico-PR.

Alvo do Vasco, Fábio Carille descarta saída do Santos

O técnico do Santos, Fábio Carille, era um dos alvos do Vasco da Gama, mas descartou qualquer possibilidade.

Casimiro aposta no empate com o Fortaleza como ‘divisor de águas’ para o Vasco

O influencer Casimiro Miguel, embora não tenha se empolgado com a atuação, gostou do resultado e viu algo além a ser observado.

Vasco tenta o técnico português Carlos Carvalhal

Atualmente sem clube, o técnico português recebeu contato do Vasco da Gama, mas a resposta não foi positiva.

Paulo Pezzolano se manifesta sobre interesse do Vasco

O técnico Paulo Pezzolano se diz honrado por ser cogitado no Vasco da Gama, mas despistou sobre seu futuro.

Sair da versão mobile