Vasco inicia série de homenagens ao centenário dos Camisas Negras

O histórico Camisas Negras conquistou o 1º título carioca do Vasco em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol.

Vasco quer se engajar com novas causas sociais
Vasco quer se engajar com novas causas sociais

O Vasco iniciou uma série de ações e homenagens ao centenário dos Camisas Negras, time histórico que conquistou o primeiro título carioca do clube em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol brasileiro.

A primeira ação foi a divulgação de um manifesto reforçando os valores e batalhas do clube contra o preconceito social e de classes. O material foi divulgado com um vídeo de animação que virilizou nas redes sociais e gerou interação de clubes como Porto, Palmeiras e Bahia.

A campanha, que recebeu o nome de “#Próximos100Anos”, reforça a luta pelo respeito, igualdade e inclusão em todas as esferas. O clube adotou uma linguagem moderna no vídeo com a estratégia de atingir e mostrar para o público mais jovem os ideais do Vasco.

– O Vasco tem a tradição de olhar para suas origens e buscar soluções que solidifiquem, dentro da identidade do clube, nosso presente e nosso futuro. Ações como este Manifesto resgatam a essência do cruzmaltino. O Vasco é diferente, é pioneiro, é do povo. Essas são características que sempre vamos priorizar, acima de tudo. O Vasco permeia o dia a dia, extrapola o futebol, e isso o torna um clube único no mundo – disse o CEO Luiz Mello.

Exposição em agosto

Essa é apenas a primeira ação para homenagear o centenário dos Camisas Negras e também os 125 anos do clube, que serão comemorados neste ano. O Vasco prepara uma exposição para o meio do ano sobre a história do time que conquistou o Carioca de 1923 e a luta contra o racismo no Brasil.

O clube tem em andamento um projeto de incentivo fiscal de captação para financiar a exposição. Existe, inclusive, a possibilidade de ela ser permanente. Ainda não foi definido se o evento ocorrerá em São Januário ou na sede do Calabouço.

O Vasco está em fase de pesquisa e busca por material para o acervo da exposição. O clube tem procurado fotos, camisas da época e parentes dos jogadores que fizeram parte dos Camisas Negras. A ideia é também homenagear os atletas que marcaram época e entraram na história do clube.

Futebol e torcida preparam ações

Além da exposição, o Vasco prepara outros tipos de homenagem. O futebol terá ações de homenagens a partir do jogo desta terça-feira, contra o Nova Iguaçu, em Brasília. Há também mobilização da torcida para ações em comemoração ao centenário dos Camisas Negras a partir do clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Camisas Negras
Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.