Vasco inicia série de homenagens ao centenário dos Camisas Negras

O histórico Camisas Negras conquistou o 1º título carioca do Vasco em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol.

Vasco quer se engajar com novas causas sociais
Vasco quer se engajar com novas causas sociais

O Vasco iniciou uma série de ações e homenagens ao centenário dos Camisas Negras, time histórico que conquistou o primeiro título carioca do clube em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol brasileiro.

A primeira ação foi a divulgação de um manifesto reforçando os valores e batalhas do clube contra o preconceito social e de classes. O material foi divulgado com um vídeo de animação que virilizou nas redes sociais e gerou interação de clubes como Porto, Palmeiras e Bahia.

A campanha, que recebeu o nome de “#Próximos100Anos”, reforça a luta pelo respeito, igualdade e inclusão em todas as esferas. O clube adotou uma linguagem moderna no vídeo com a estratégia de atingir e mostrar para o público mais jovem os ideais do Vasco.

– O Vasco tem a tradição de olhar para suas origens e buscar soluções que solidifiquem, dentro da identidade do clube, nosso presente e nosso futuro. Ações como este Manifesto resgatam a essência do cruzmaltino. O Vasco é diferente, é pioneiro, é do povo. Essas são características que sempre vamos priorizar, acima de tudo. O Vasco permeia o dia a dia, extrapola o futebol, e isso o torna um clube único no mundo – disse o CEO Luiz Mello.

Exposição em agosto

Essa é apenas a primeira ação para homenagear o centenário dos Camisas Negras e também os 125 anos do clube, que serão comemorados neste ano. O Vasco prepara uma exposição para o meio do ano sobre a história do time que conquistou o Carioca de 1923 e a luta contra o racismo no Brasil.

O clube tem em andamento um projeto de incentivo fiscal de captação para financiar a exposição. Existe, inclusive, a possibilidade de ela ser permanente. Ainda não foi definido se o evento ocorrerá em São Januário ou na sede do Calabouço.

O Vasco está em fase de pesquisa e busca por material para o acervo da exposição. O clube tem procurado fotos, camisas da época e parentes dos jogadores que fizeram parte dos Camisas Negras. A ideia é também homenagear os atletas que marcaram época e entraram na história do clube.

Futebol e torcida preparam ações

Além da exposição, o Vasco prepara outros tipos de homenagem. O futebol terá ações de homenagens a partir do jogo desta terça-feira, contra o Nova Iguaçu, em Brasília. Há também mobilização da torcida para ações em comemoração ao centenário dos Camisas Negras a partir do clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Camisas Negras
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet retorna contra o Vitória

Após fazer trabalho especial nos últimos dias, o meio-campista Dimitri Payet reforça o Vasco da Gama no confronto importante.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco tem a receber menos que precisa pagar, aponta balanço da SAF

Segundo o balanço da SAF, o Vasco da Gama precisa pagar R$ 120 milhões, sendo que tem a receber R$ 100 milhões.

Johannes Spors e Lúcio Barbosa
Lúcio Barbosa e 777 Partners são acusados de amadorismo por ex-funcionários do Vasco

Profissionais que atuaram no Vasco da Gama não pouparam críticas ao trabalho feito pela atual gestão do Clube.

Vasco encara o Bauru Basket pelo 2º jogo das quartas do NBB

Partida será nesta terça-feira, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru; Vasco da Gama venceu o primeiro de virada por 84 a 78.

Bandeira do Vasco da Gama
Especialistas opinam como a SAF do Vasco pode avançar no pagamento das dívidas

Empresa americana dona do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tem encontrado dificuldade para quitar débitos do Clube.