Vasco firma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Objetivo da colaboração entre o Vasco da Gama e a organização é fomentar ações de combate ao racismo no futebol.

Vasco é pioneiro na luta contra o racismo no futebol
Vasco é pioneiro na luta contra o racismo no futebol (Foto: Divulgação)

O racismo foi e continua sendo uma realidade no Brasil, em todos os meios sociais, incluindo o futebol. A luta antirracista se faz necessária para superação deste cenário, e o Club de Regatas Vasco da Gama foi o primeiro clube a lutar para que os negros pudessem jogar futebol.

A Resposta Histórica, como ficou conhecida a carta que o clube enviou à federação se negando a retirar seus jogadores negros do time e comunicando a sua desfiliação, em 1924, é um dos maiores orgulhos do torcedor cruzmaltino.

Neste 18 de novembro, dia do Combate ao Racismo, o Vasco e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol formalizam uma parceria para ações na luta antirracista.

O objetivo é que o Vasco da Gama possa honrar sua história e se manter, no presente, como grande aliado na luta contra o racismo, contando com o Observatório Racial para organizar ações de combate ao racismo mobilizando atletas, torcedores e funcionários do Vasco da Gama.

A parceria fomentará ações educativas e preventivas, tais como novos treinamentos para funcionários, seguranças, atletas e comunidade, elaboração de manual antirracista e previsão de sanções para práticas racistas no código de conduta ética. Além disso, o Vasco se compromete a reforçar sua comunicação para a conscientização sobre o tema nas redes do Gigante da Colina, envolvendo a torcida vascaína!

Sobre o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que acredita no futebol como um importante instrumento de inclusão social e de luta contra a violência e a discriminação racial. Com base nisso, visamos utilizar a força do esporte mais popular do Brasil, para debater, alertar e conscientizar sobre a discriminação racial no futebol brasileiro.

O Observatório foi idealizado com o objetivo de monitorar, acompanhar e noticiar os casos de racismo no futebol brasileiro, assim como divulgar e desenvolver ações informativas e educacionais que visem erradicar essa praga que tanto macula a sociedade nacional.

Desde então, são oito anos produzindo o Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, mostrando os casos de racismo e discriminações contra minorias representativas. Mas com o passar dos anos, o Observatório expandiu as ações, por acreditar que precisa usar a expertise como ferramenta na luta antirracista.

Outra atuação é prestando consultoria para clubes, Federações, CBF, escolas, universidades e empresas para ações de combate a discriminação e o preconceito, assim como produções de conteúdo e palestras.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Essa diretoria deveria priorizar a formação do time. Fica se preocupando com essas coisas q não ajudam o time em NADA.
    CAIAM NA REAL.

Comente

Veja também
Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.

Felipe Carregal e Pedrinho em coletiva em São Januário
Carregal revela que a 777 pegou R$ 25 milhões emprestado com o Vasco

O vice-presidente jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que a 777 Partners obrigou a SAF a devolver parte do aporte de 2023.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
Pedrinho aponta desejo da 777 de vender a SAF e cita Crefisa; empresa nega

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, é próximo a José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, que patrocina o Palmeiras.