Vasco estuda adiar obras em São Januário para 2027 e planeja jogo de despedida
A novela envolvendo o fechamento de São Januário ganhou mais um capítulo com o possível adiamento da revitalização do estádio para 2026.

Antes de mais nada, o Vasco estuda a possibilidade de adiar o fechamento de São Januário para 2027. O ano marca o centenário do estádio. A ideia é realizar um jogo de despedida como parte das comemorações antes do início da interdição para as obras de reforma.
A Agência RTI Esporte apurou que o entendimento é de que a interdição do estádio só ocorreria após esse evento especial. A proposta vem sendo debatida entre dirigentes e áreas responsáveis pelo projeto de modernização do estádio.
O objetivo vem sendo alinhar o cronograma das obras ao calendário comemorativo a fim de garantir que o Vasco possa marcar o centenário com uma última partida festiva no local. Apesar da intenção de adiar o fechamento, o clube trabalha com dois cenários distintos.
Caso o chamado potencial construtivo seja assinado e homologado, as obras de reforma podem ter início ainda neste ano, independentemente do planejamento simbólico para 2027. O potencial construtivo vem sendo considerado peça-chave para viabilizar financeiramente o projeto.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco, a partir de sua assinatura, ganharia respaldo jurídico e financeiro para avançar com a modernização. Isso, aliás, pode antecipar o cronograma originalmente imaginado.
Nos bastidores, a diretoria reconhece que o equilíbrio entre o aspecto emocional e a necessidade estrutural será determinante para a decisão final. Porém, internamente também existe pressão para acelerar o processo de reforma.
Centenário pesa, mas obras podem começar antes
Antes de tudo, o Vasco ainda avalia o melhor momento para iniciar a interdição de São Januário. Caso o potencial construtivo seja confirmado nos próximos meses, o clube pode com as obras mesmo que isso reduza a possibilidade de uso do estádio até 2027.
Por outro lado, se houver margem jurídica e operacional, a diretoria pode optar por preservar São Januário até o centenário, realizando um evento de despedida que marque oficialmente o fim de um ciclo.
A decisão final ainda não foi tomada pelo alto comando do Vasco. No entanto, o tema segue em discussão interna e deve ganhar novos capítulos. As tratativas envolvendo o projeto de reforma e os trâmites legais necessários.
Fonte: RTI Esporte