Vasco voltará ao estádio do título sul-americano de 1948

Atuando no Estádio Nacional de Santiago, o Gigante da Colina conquistou um dos maiores títulos de sua história.

O Vasco nada tem a temer por decidir a vaga na final da Copa Sul-Americana, contra o Universidad de Chile, fora de casa. Atuando no Estádio Nacional de Santiago (onde o Universidad manda seus jogos), o Gigante da Colina conquistou um dos maiores títulos de sua história: o Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948, competição precursora da Copa Libertadores de América.

O sucesso do Vasco no Estádio Nacional, porém, não para por aí. Sempre que jogou torneios amistosos ou partidas oficiais no local, o Gigante da Colina saiu de campo campeão ou classificado para a fase seguinte da competição que estava disputando.

Em 1948, o Vasco da Gama foi o representante do Brasil no 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, competição que mais tarde daria origem à Copa Libertadores da América. Eram os tempos do famoso Expresso da Vitória, que derrotou El Litoral-BOL (2 a 1), Nacional-URU (4 a 1), Deportivo Municipal-PER (4 a 0), Emelec-EQU (1 a 0) e empatou com Colo Colo-CHI (1 a 1) e River Plate-ARG (0 a 0) para ficar com o título de forma invicta. Era a primeira vez que uma equipe (time ou seleção) brasileira conquistava um torneio no exterior. Com o reconhecimento do título pela Conmebol, em 1996, o Vasco se tornou o primeiro clube campeão continental oficial do mundo.

Os chilenos jamais esqueceram o Vasco e passaram a sempre convidá-lo para torneios amistosos no país. Assim, o Gigante da Colina voltou ao Estádio Nacional em mais três oportunidades, sagrando-se campeão em todas elas: em 1953, em 1957 e em 1963. Em 1953, derrotando Milionarios-COL (2 a 1) e Colo Colo-CHI (2 a 0); em 1957, passando por Nacional-URU (2 a 1) e Colo Colo-CHI (3 a 2); e, finalmente, em 1963, tendo pela frente Universidad Católica-CHI (2 a 2), Peñarol-URU (3 a 2), Colo Colo-CHI (3 a 1) e Universidad de Chile-CHI (2 a 2). Neste último, curiosamente o Vasco dividiu o título com o Universidad de Chile.

Em 1990, o Vasco voltou ao Estádio Nacional para decidir uma vaga nas quartas-de-final da Libertadores contra o Colo Colo. Nesse dia, o hoje presidente do clube Roberto Dinamite balançou as redes num jogo emocionante, que acabou empatado por 3 a 3. Nos pênaltis, a estrela cruzmaltina mais uma vez brilhou e o Gigante da Colina avançou na competição.

Fonte: netvasco

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Pedrinho, presidente do Vasco
Árbitro de Vasco x Juventude acusa Pedrinho de intimidação no intervalo da partida

Episódio foi relatado pelo juiz na súmula da partida entre Vasco da Gama e Juventude, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.