Vasco Esporte Clube: o ‘primo’ sergipano do Gigante que foi algoz do Confiança em 87

O Vasco da Gama tem um 'primo' de Sergipe que tem boas lembranças do Confiança, o adversário do Gigante neste sábado, pela Série B.

O Vasco Esporte Esporte Clube venceu o Sergipano de 87
O Vasco Esporte Esporte Clube venceu o Sergipano de 87 (Foto: Revista Placar)

O Vasco da Gama enfrenta o Confiança, na tarde deste sábado (03), às 16h30min, em São Januário, pela nona rodada da Série B. Os dois times não se enfrentam de forma oficial desde 1978, quando o Gigante goleou o Dragão do Bairro Industrial por 4×1, também na Colina Histórica. Entretanto, um ‘primo’ distante foi algoz do azulino anos depois.

Mais precisamente, trata-se do Vasco Esporte Clube, time sergipano fundado no ano de 1931, em homenagem ao Vasco da Gama. O ‘primo’ tem boas lembranças diante do Confiança, próximo adversário do Gigante. Em 1987, venceu o Dragão por 2×0 e conquistou o Campeonato Sergipano pela primeira na história na era profissional. Já havia vencido em 1944, 1948 e 1953, só que ainda era amador.

Por diversos anos, o futebol sergipano ainda era incipiente em relação a outros Estados e, com a entrada das transmissões de rádio dos jogos do Rio, surge uma avalanche de torcedores dos clubes cariocas. As transmissões dos jogos de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo chamavam muito a atenção. O Vasco Esporte Clube é fundado, então, em homenagem ao Vasco do Rio de Janeiro, por desportistas que torciam pelo clube

Alexandre Santos

O auge

Professor de literatura e locutor esportivo, Alexandre Santos contou sobre isso em entrevista ao site UOL Esporte, que ainda ouviu outro personagem. O Vasco de Aracaju usava a mesma faixa transversal e a Cruz de Malta na camisa. Sim, no passado, porque o clube não está em atividade 1999. Felipe Leite, historiador e torcedor do Confiança, trouxe mais detalhes.

– O clube surgiu como Vasco da Gama Football Club, como mostram alguns registros. Posteriormente [em 1946], mudou para Vasco Esporte Clube. E tem uma curiosidade que, apesar de ser em homenagem ao Vasco do Rio, ele chegou a atuar, por um curto período, de amarelo e com o símbolo das Olimpíadas – disse o historiador, que ainda ressaltou a conquista de 87.

– Esse título coincide com a volta do Vasco às competições. O clube ficou um período sem atuar e, quando voltou, passou a prospectar jogadores no interior da região. Neste modelo, acabou conquistando o Estadual. Depois, alguns jogadores até atuaram no próprio Confiança.

A queda

Depois da conquista histórica, no entanto, o time sergipano caiu tanto no aspecto econômico quanto no técnico, sendo que uma coisa levou a outra, hoje não tendo sequer uma equipe amadora. Para Alexandre Santos, o Vasco Esporte Clube não acompanhou a era da profissionalização corretamente, e teve o destino de outros clubes brasileiros, o esquecimento.

– O título de 1987 foi extraordinário. Foi o único como profissional, e acabou sendo um divisor de águas do Vasco. Depois, o clube foi caindo em diversos aspectos, no ponto de vista técnico e econômico. Tinha uma sede muito popular e tudo foi desaparecendo em função das grandes mudanças que ocorriam no mundo do futebol. Não acompanhou a profissionalização do futebol corretamente e acabou desaparecendo. Hoje não tem nem equipe amadora. A sede está praticamente abandonada. Ainda tem algumas escolinhas, mas a sede, que é um patrimônio do clube, está quase deixada de lado. Teve grandes times e viveu um desaparecimento que é lamentável, assim como outros clubes do futebol brasileiro.

O carioca

Será muito bem-vindo se o Vasco se inspirar no ‘primo’ sergipano com um 2×0 no Confiança. Afinal, o Gigante precisa de uma vitória para não se distanciar do G4 da Série B, e vencer por dois gols de diferença, e ainda sem levar gol, pode ser algo a ser comemorado. O que está em jogo também é o futuro de Marcelo Cabo, que está sendo alvo de críticas da torcida com o fraco começo de competição.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Monique é goleira do Vasco
Monique projeta classificação do Vasco às oitavas do Brasileiro A3

A goleira do Vasco da Gama, Monique, manteve os pés no chão após a vitória na ida, mas confia na classificação às oitavas de final.

Taty Silva se emociona com Léo Jardim
Taty Silva se emociona com Léo Jardim ao receber presente; veja como foi

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presenteou a arqueira Taty Silva com um par de luvas e disse belas palavras.