Vasco entra na reta final de treinos para estreia no Brasileiro; veja como foi a preparação

Vasco da Gama ficou quase um mês sem jogos oficiais apenas se preparando para o início do Campeonato Brasileiro.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Ramón Díaz durante treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Depois de um longo período sem jogos oficiais, o Vasco da Gama finalmente voltará a campo no próximo domingo (14). O time de Ramón Díaz vai encarar o Grêmio, em São Januário, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro.

Desde que foi eliminado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Carioca, no dia 17 de março, o Cruzmaltino vem treinando e realizando uma série de amistosos. Até a partida contra o Grêmio, serão 28 dias sem um jogo oficial.

De lá para cá, o Clube também teve os bastidores fora de campo muito movimentados, com a saída de Alexandre Mattos. O diretor de futebol foi demitido pelo CEO da SAF, Lúcio Barbosa, que alegou “quebra de confiança” para o desligamento do executivo.

Após um primeiro trimestre que frustrou a expectativa dos torcedores, o Vasco foi ao mercado na busca por reforços. O principal alvo da janela doméstica, que termina no dia 19 de abril, é o volante Marlon Freitas, do Botafogo.

Além de Marlon Freitas, o clube também tem como alvos o volante Caíque, do Juventude, e o meia Emmanuel Martínez, do América-MG. As negociações, contudo, são consideradas complexas, devido a valores e concorrência de outras equipes.

Período de Preparação

De olho no Brasileiro, o Gigante da Colina iniciou um cronograma especial de treinamentos logo após a eliminação do Carioca. A comissão técnica elaborou um plano para equilibrar a carga de treino de alguns atletas do elenco.

Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulo Henrique e Rossi fizeram um trabalho de recuperação física à parte. Já o chileno Galdames recebeu um período de descanso, no qual só fez um trabalho de regeneração para em seguida trabalhar com bola.

A delegação também ficou concentrada por três dias, em um hotel próximo ao CT Moacyr Barbosa. A decisão foi um pedido da comissão técnica. Nesses dias, os treinos foram em tempo integral: de manhã e à tarde.

Desfalque do craque

Durante os treinos, o Time da Cruz de Malta teve uma péssima notícia. O francês Paet, destaque do time, lesionou o joelho direito e vai desfalcar a equipe nas primeiras rodadas do Brasileiro. A previsão, é de que ele retorne aos gramados em até quatro semanas.

Amistosos

Com o objetivo de fazer testes no elenco, o Vasco fez três amistosos neste período de preparação. No primeiro, com o time reserva, venceu o Olaria por 5 a 0. Os gols foram marcados por David, Clayton (2), JP e um contra.

No segundo compromisso, já com o time principal, vitória por 2×0 sobre o Volta Redonda, com gols de Clayton e David. No último teste, mais um triunfo, dessa vez contra o América-MG, em partida disputada no último sábado (6). O Cruzmaltino venceu por 2 a 1, com tentos de Clayton e Vegetti.

Experiências

Buscando a formação ideal do time para o início do Brasileiro, o técnico Ramón Díaz testou a equipe com algumas novidades. Uma delas foi a escalação de João Victor na lateral-direita, posição em que já jogou quando estava no Benfica, e também pelo Vasco.

Outro teste feito foi com o atacante Adson jogando como uma espécie de meia mais por dentro. Com a ausência de jogadores importantes no meio-campo, como Payet, Paulinho e Jair, a tendência é que o técnico argentino improvise alguém no setor.

Sforza, que se apresentou à seleção argentina sub-23 na primeira metade do período sem jogos, também atuou como titular. Erick Marcus e De Lucca, que não jogaram com frequência em 2024, também foram testados nos amistosos, além de jogadores da base, como Lucas Eduardo, Rayan e JP.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho concederá entrevista nesta quinta-feira às 15:30

O presidente do Vasco associativo, Pedrinho, vai comentar sobre a ação judicial contra a 777 Partners e o afastamento da empresa.

Saiba quais serão os próximos passos do Vasco sem o controle da 777 Partners

Após o rompimento na Justiça com a 777 Partners, Vasco da Gama traçará novo planejamento para gestão do Clube.

Puma comenta período na reserva com Ramón Díaz e crê em sequência no Vasco

Lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodriguez espera ganhar mais minutos no time para poder estar na Copa América.

Edmundo sai em defesa de Medel: ‘Injustiçado’

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo espera que Medel e o Clube se resolvam e que o chileno volte a ser titular.

Rodrigo Capelo vê decisão ‘inusitada’ e prevê ‘batalha judicial’ entre Vasco e 777 Partners

Especialista em negócios no esporte, o jornalista Rodrigo Capelo analisou o movimento do Vasco da Gama de afastar a 777 Partners do Clube.

Sair da versão mobile