Vasco se mantém em 6º lugar no ranking digital dos clubes

O Vasco da Gama se manteve na 6ª colocação do ranking digital de clubes de dezembro, divulgado pelo Ibope Repocum.

Torcida do Vasco da Gama em São Januário
Torcida do Vasco da Gama em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Na primeira edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros de 2024, o IBOPE Repucom destaca o desempenho anual de novos inscritos nas redes sociais dos 50 clubes monitorados durante o ano de 2023. No acumulado anual, os cinco clubes que mais se destacaram na aquisição de novas inscrições foram: Flamengo (4,8 milhões de inscrições), Corinthians (3,7 milhões), Fluminense (3,3 milhões), Palmeiras (2,9 milhões) e Santos (2,3 milhões).

Destaques de 2023

O Flamengo liderou pelo sétimo ano consecutivo, desde o início do estudo, o ganho anual de novos seguidores. Ao todo, o clube somou 4,8 milhões de inscrições, uma evolução anual de 9%.

O Corinthians obteve segundo maior crescimento com 3,7 milhões de novas inscrições e uma evolução de 12% no ano.

Fluminense foi o clube com a maior evolução de sua audiência digital. Graças à conquista inédita da Copa Libertadores da América, o clube registrou um crescimento total de 62% apenas em 2023, o maior entre todos os 50 clubes do estudo.

O Palmeiras, campeão do Brasileirão, teve uma evolução de 17% de sua audiência digital ao somar 2,9 milhões ao longo de 2023.

O São Paulo, campeão da Copa do Brasil 2023, registrou seu melhor ano no ganho de novas inscrições. Ao todo, foram 2,3 milhões, um crescimento anual de 12%.

O Botafogo, um dos destaques de 2023, também contabilizou resultados positivos, com um aumento de 28% de sua base de inscritos, a segunda maior entre os 10 clubes que mais somaram seguidores no ano.

Mesmo com o rebaixamento inédito, o Santos esteve entre os 5 maiores crescimentos absolutos e a terceira maior taxa de crescimento (+21%). Parte deste resultado se deu graças à visita de Neymar ao clube no primeiro semestre de 2023.

O Fortaleza foi a equipe nordestina com o melhor desempenho digital em 2023. Com um crescimento de 17% e cerca de 550 mil novas inscrições, o clube, que atualmente está na 18ª posição no ranking geral, obteve o 11º melhor resultado entre todas as equipes nas redes sociais.

Confira o desempenho anual dos clubes monitorados em 2023

Clubes monitorados em 2023
Clubes monitorados em 2023 (Foto: IBOPE Repucom)

As plataformas que mais contribuíram no ganho de novos inscritos

O Instagram liderou o ganho de novas inscrições com mais da metade (52%) das novas adesões em 2023. O TikTok foi o segundo motor de crescimento para os clubes com 37%. Portanto, Instagram e TikTok representaram 9 em cada 10 novas inscrições em 2023. YouTube e X (antigo Twitter) contribuíram cada um com 5% das novas inscrições, enquanto o Facebook não apresentou evolução significativa, com participação de apenas 0,3% do total de novas inscrições nas páginas dos maiores clubes brasileiros.

Destaques de Dezembro

Sobre o desempenho mensal em dezembro de 2023, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,1 milhões de seguidores durante o período. Os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de dezembro foram: Palmeiras, Fluminense, Santos, Corinthians e Flamengo. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de novas inscrições, ou 65% do total entre todos os 50 clubes no período.

Palmeiras – o bicampeonato do Campeonato Brasileiro levou o clube ao melhor resultado entre os times nacionais no último mês de 2023, ao acumular cerca de 454 mil novas inscrições no combinado de suas redes. Mais de 90% do crescimento do clube foi praticamente dividido entre Instagram (50%) e TikTok (44%).

O Fluminense, devido à sua participação no Mundial de Clubes FIFA, conquistou o segundo melhor desempenho de dezembro ao somar cerca de 361 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, 55% concentrados em seu perfil no TikTok.

O Santos ficou com o terceiro melhor desempenho de dezembro ao somar 283 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, o que culminou com a marca dos 13 milhões de inscritos em suas redes sociais. O clube também atingiu marcas importantes como os 4 milhões em sua Fan Page no Facebook e os 2 milhões no TikTok.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Veja abaixo o levantamento completo

Ranking digital dos clubes brasileiros em Janeiro de 2024
Ranking digital dos clubes brasileiros em Janeiro de 2024 (Foto: IBOPE Repucom)

Fonte: IBOPE Repucom

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Informação inútil para o desempenho do clube.

Comente

Veja também
Maxi López defendeu o Vasco entre 2018 e 2019
Maxi Lopez tentou permanência de Ramón Díaz no Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama tentou ajudar a manter Ramón Díaz, mas esbarrou na confusão sobre a saída do técnico.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Ramón Díaz se despede do Vasco e agradece carinho da torcida

Ramón Díaz agradeceu ao carinho recebido da torcida do Vasco e falou em sonho realizado em disputar o Campeonato Brasileiro.

Maicon, zagueiro do Vasco
Com bronca e emoção, Maicon assume liderança em momento difícil do Vasco

O zagueiro ficou indignado com a derrota para o Criciúma, deu bronca no elenco e se emocionou em discurso no vestiário.

Jogadores do Sub-17 do Vasco da Gama
Vasco vence o Flamengo por 5 x 4 pela Copa Rio Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Flamengo por 5x 4 nesta quarta-feira , no Nivaldo Pereira, pela 3ª rodada da Copa Rio Sub-17.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco anuncia contratação do novo executivo de futebol Pedro Martins

O Vasco da Gama anunciou Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, para assumir o cardo de executivo de futebol do Clube.