Vasco e Palmeiras se enfrentam sem moleza no Engenhão

O Vasco luta pelo título do Brasileiro, e o Palmeiras praticamente cumpre tabela até o fim da competição.

O Vasco luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Com chances ínfimas de ser rebaixado, o Palmeiras praticamente cumpre tabela até o fim da competição. Mas o detalhe é que o Corinthians, principal rival dos paulistas, também está firme na luta pelo título. Tudo isso já faz parte da torcida palmeirense pressionar os jogadores de seu time pedindo corpo mole. No entanto, o clima da partida da noite desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), não é de amistoso.

O próprio Vasco sabe disso. Ninguém em São Januário pretende encontrar o clima visto pelo Fluminense no ano passado. A situação era praticamente a mesma: o Tricolor brigava ponto a ponto com o Corinthians e encontrou uma Arena Barueri com torcedores do Palmeiras e do próprio Fluminense torcendo juntos por um tropeço alviverde. Inclusive, ambas as torcidas xingaram muito quando Dinei abriu o placar para o Palmeiras com a mesma intensidade com que comemoraram a virada por 2 a 1 selada por Tartá.

Escaldado pela pressão que os paulistas vêm recebendo após a temporada abaixo do esperado, o Vasco estará com o grupo quase completo e embalado pelas duas últimas importantes vitórias conquistadas pelo time: a goleada por 5 a 2 sobre o Universitario-PER, que deu a classificação inédita para as semifinais da Copa Sul-Americana, assim como a sobre o rival Botafogo, no clássico do último domingo.

Já o Palmeiras também não quer saber nem de entregar, nem de ouvir que as chances de rebaixamento são muito pequenas. Os próprios jogadores admitiram que a pressão pela vitória é grande. Com 42 pontos, o time acredita que se salva com mais dois empates (ou uma vitória). O empate por 2 a 2 com o Grêmio, em Porto Alegre, foi encarado de forma positiva, apesar das circunstâncias – abriu 2 a 0 e sofreu o segundo gol aos 45 minutos do segundo tempo. Importante, agora, é somar pontos a qualquer custo. E é com esse pensamento que o time vai entrar no Pacaembu.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, RS, SC, PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, MG (exceto Belo Horizonte, Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros) e para as cidades de Caruaru (PE) e Fortaleza(CE). O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view.

Palmeiras: com os retornos de Chico, João Vitor e Rivaldo, o técnico Luiz Felipe Scolari ainda tem dúvidas para escalar o meio-campo. A defesa que atuou contra o Grêmio será mantida, e no ataque, Fernandão deve fazer companhia a Ricardo Bueno. O time: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo (Chico), Marcos Assunção, Patrik e Luan; Fernandão e Ricardo Bueno.

Vasco: O técnico Cristóvão Borges deixou em aberto a formação do Vasco, mas deu a entender que não manterá o esquema, sem atacantes de área, que venceu o Botafogo no último domingo. O treinador vascaíno, que não terá Juninho Pernambucano, deverá atuar no tradicional 4-4-2, com Elton voltando a formar dupla de ataque com Eder Luis. Na vaga de Romulo, Nilton deverá ser o escolhido. O provável time vascaíno terá Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Palmeiras: Maurício Ramos e Maikon Leite, com dores musculares, Marcos, em recuperação física, e Tinga e Valdivia, suspensos.

Vasco: Romulo foi expulso no clássico contra o Botafogo por reclamação e está suspenso da partida. Eduardo Costa segue se recuperando de lesão muscular na coxa esquerda. E Juninho Pernambucano será poupado.

Palmeiras: Henrique, Márcio Araújo, Tinga e Valdivia.

Vasco: Allan, Eder Luis, Julinho e Juninho Pernambucano.

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Kleber Lucio Gil (SC). Ao todo, Vuaden participou de dez jogos, aplicou 51 cartões amarelos (média de 5,1) e quatro vermelhos (média de 0,4), marcou 324 faltas (média de 32,4) e quatro pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,7 faltas. Destes amarelos, 20 foram para mandantes e 31 para visitantes. Ele apitou dois jogos do Verdão e um do Gigante da Colina na Série A deste ano: Corinthians 2 x 1 Vasco, pela oitava rodada, Palmeiras 0 x 0 Flamengo, pela décima, e Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro, pela 21ª.


Palmeiras:
artilheiro do Palmeiras no Brasileirão, com nove gols, Luan tenta retomar à boa fase para ajudar a equipe a fugir logo do rebaixamento. Sem a referência de Valdivia, cabe ao atacante tentar armar boas situações ofensivas nesta quarta-feira.

Vasco: Com três gols nos últimos dois jogos e vivendo uma grande fase, Dedé é a grande esperança do Vasco para segurar o ataque palmeirense e, quem sabe, ajudar o sistema ofensivo.

César Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras: “Precisamos ter o mesmo espírito do jogo do Grêmio e um pouco mais de sorte. Acho que iniciamos algo positivo com o jogo que fizemos em Porto Alegre.”

Cristóvão Borges, técnico do Vasco : “Acho que não tem cabimento levantar este aspecto (entrega do jogo), mais ainda porque eles precisam somar pontos e são profissionais. Quando uma equipe tem problemas, esses são solucionados através de vitórias. O desejo de sair disso é muito grande. O Vasco já passou por isso e sabe como dói. Será um dos jogos com o maior grau de dificuldade.”

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Computando apenas a classificação do segundo turno, a diferença entre Vasco e Palmeiras é de 16 pontos a favor do time carioca. Em 15 rodadas do returno, o Vasco soma 26 pontos, enquanto o Verdão tem dez e ocupa a “lanterna” do turno.

* Este é o 16º jogo do Palmeiras no Pacaembu este ano. No estádio, o Verdão obteve oito vitórias, cinco empates e duas derrotas, marcou 22 gols e sofreu dez.

* Palmeiras e Vasco se enfrentaram 21 vezes em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro. Nesses confrontos na capital paulista, a vantagem é do Verdão, com 12 vitórias e sete empates, contra apenas duas vitórias vascaínas.

* A média de gols do confronto entre Vasco e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro é de 2,3 gols por jogo. Foram marcados 96 gols em 41 partidas. Seis jogos terminaram sem gols, em 1972, 73, 83, 97 (duas vezes) e 2005.

Palmeiras e Vasco se enfrentaram pela última vez no dia 25 de agosto deste ano, em jogo que valeu ao time da Colina a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. No Pacaembu, o Verdão levou a melhor e venceu o rival por 3 a 1, mas o gol do ex-palmeirense Jumar garantiu a vaga à equipe carioca, que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0. O Vasco atuou com time misto. Luan, Kleber e Marcos Assunção marcaram os gols alviverdes.

Fonte: globo esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Árbitro de Vasco x Juventude acusa Pedrinho de intimidação no intervalo da partida

Episódio foi relatado pelo juiz na súmula da partida entre Vasco da Gama e Juventude, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile