Vasco é o melhor mandante do returno do Brasileiro; veja números

Vasco se consolidou na última rodada como a equipe que mais pontuou neste segundo turno do Campeonato Brasileiro

Vegetti marcou contra o América-MG
Vegetti marcou contra o América-MG

Após três meses de interdição por ordem judicial, São Januário mostrou sua força e fez toda a diferença na arrancada do Vasco no Brasileiro.

O que aconteceu

São oito jogos como mandante no returno, sendo seis em São Januário, um no Maracanã e um no Nilton Santos.

Foram seis vitórias (contra Atlético-MG, Fluminense, Coritiba, Fortaleza, Botafogo e América-MG), um empate (São Paulo) e uma derrota (Internacional).

O jogo no Maracanã foi contra o Atlético-MG. Ali, a torcida do Vasco foi liberada no Rio de Janeiro, mas São Januário seguia interditado.

A partida no Nilton Santos foi diante do Fluminense pelas mesmas questões.

O aproveitamento no returno é de 79%, com 15 gols marcados e apenas seis sofridos.

O Vasco ainda tem mais dois jogos no Rio de Janeiro até o fim do campeonato, que provavelmente acontecerão em São Januário: contra o Corinthians, dia 28 de novembro; e diante do Red Bull Bragantino, na última rodada, ainda com data a ser definida.

Interdição gerou polêmica e envolveu Justiça comum

A punição ao Vasco aconteceu após tumulto na arquibancada, com direito a bombas no campo, após a derrota para o Goiás, por 1 a 0, no dia 22 de junho.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu por quatro jogos com portões fechados, mas a Justiça comum acabou, posteriormente, tomando a decisão de interditar São Januário alegando falta de segurança.

Na ocasião, o juiz Marcelo Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, enviou um parecer ao Ministério Público onde um trecho gerou polêmica ao dizer que São Januário é um “complexo é cercado pela comunidade da Barreira do Vasco, de onde houve comumente estampidos de disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado o que gera clima de insegurança para chegar e sair do estádio.”

O Vasco precisou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para ter novamente público em São Januário. Com isso, uma série de mudanças estruturais e logísticas foram aplicadas no estádio.

Vasco de Ramón Díaz é o “quinto”

Outro fator de fundamental importância para a reação do Vasco foi a chegada do técnico Ramón Díaz e seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz.

Os argentinos têm a quinta melhor campanha do Campeonato Brasileiro fazendo um recorte desde que iniciaram no comando do Cruzmaltino. O aproveitamento é de 54% nos 19 jogos que disputaram.

A família Díaz já conquistou 31 pontos dos 40 somados pelo Vasco até aqui. Eles assumiram com o time na vice-lanterna e apenas nove pontos em 14 partidas disputadas.

– Não trabalho com números porque não correspondem. Cada partida que jogamos é vida ou morte. Não traçamos meta de pontos, buscamos enfrentar dia a dia os nossos rivais. Acredito que o Vasco complicou as equipes que estão acima e abaixo na tabela com essa vitória sobre o América-MG. Temos de somar pontos nas próximas cinco partidas, uma de cada vez

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile