Vasco é o 16º clube que mais rodou o elenco no 2º semestre de 2020

Pandemia por causa do Coronavírus fez os clubes brasileiros comprarem menos jogadores e utilizarem mais a base em 2020.

Luxemburgo conversando com jogadores durante parada técnica
Luxemburgo conversando com jogadores durante parada técnica (Foto: André Durão)

As condições impostas pela pandemia do novo coronavírus impactaram diretamente na gestão dos elencos do futebol brasileiro. Um relatório divulgado pelo Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), da Suíça, mostra que em 2020 os times do Brasileirão contrataram menos, mas usaram mais jogadores porque recorreram às categorias de base.

Os clubes da Série A usaram em média 35,5 atletas diferentes durante o ano de 2020, um aumento de 12,6% em relação à temporada anterior (31,6). Este crescimento não se deu via mercado de transferências, pois estes mesmos times na verdade contrataram menos: dos jogadores que entraram em campo em 2020, 41,6% haviam sido contratados no mesmo ano (em 2019, este número era de 46,7%).

O aumento dos elencos se explica pelo aceno às categorias de base. Em 2020 os atletas revelados “em casa” jogaram 25,8% mais do que no ano anterior, estando em campo por 18,5% do tempo (contra 14,7% dos minutos em 2019).

Na prática, isso quer dizer que a cada 90 minutos jogados por qualquer atleta de Série A, mais de 16 minutos foram de jovens revelados na base do time —no recorde do CIES, jogadores da base são os que ficaram ao menos três temporadas no clube, entre os 15 e 21 anos, e ainda defendem esta mesma camisa. Também por isso a média de idade dos elencos caiu, ligeiramente, de 28 anos para 27,3.

O padrão entre os 20 clubes do Brasileirão foi usar entre 33 e 38 jogadores, mas houve exceções. Goiás (48), Coritiba (41) e Athletico (40) foram quem mais rodaram o elenco, enquanto o São Paulo de Fernando Diniz colocou em campo apenas 26 atletas diferentes —estes dados levam em consideração o segundo semestre de 2020 (veja no gráfico abaixo).

Jogadores usados durante o 2º semestre de 2020
Jogadores usados durante o 2º semestre de 2020 (Foto: A Flourish team)

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Léo Jardim em jogo contra o Fortaleza no Castelão
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fortaleza em São Januário pela Copa do Brasil

Vasco da Gama e Fortaleza decidirá nesta terça-feira, às 21h30min, quem se classificará às oitavas de final da Copa do Brasil.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco conhece elenco e faz pedido antes de jogo decisivo

Álvaro Pacheco passou uma mensagem de motivação ao elenco e pediu união de todos no jogo decisivo pela Copa do Brasil.

Rafael Paiva durante Athletico x Vasco
Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta terça-feira, contra o Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Saiba quanto o Vasco receberá se passar pelo Fortaleza na Copa do Brasil

O Vasco da Gama embolsará uma quantia milionária caso avance às oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Fortaleza.

Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF pede limitação do poder do associativo em agravo contra a liminar

A Vasco SAF deseja um equilíbrio no no Conselho Administrativo entre sócios após liminar que colocou a associação no comando.