Vasco e Corinthians polarizam disputa por título

Uma vitória sobre o Botafogo, porém, colocou de vez o time de São Januário na briga pelo troféu.

Líder por mais de dois terços do Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi apontado nas rodadas 32 e 33 do Nacional como candidato absoluto ao título, mesmo tendo o Vasco na sua cola. Uma vitória sobre o Botafogo, porém, colocou de vez o time de São Januário na briga pelo troféu. É o que mostra o site Chance de Gol, especializado em estatísticas esportivas.

Embora o Corinthians também tenha conquistado três pontos na 34ª rodada, em triunfo contra o Atlético-PR, a força alcançada pelo Vasco com uma vitória em um clássico local elevou suas chances de título de 27,1% para 43,5%. O alvinegro paulista também ampliou suas possibilidades, de 44,2% para 49,7%, mas viu sua vantagem estatística em relação ao time carioca diminuir consideravelmente.

Com a briga polarizada entre Corinthians e Vasco, as chances matemáticas dos outros times praticamente sumiram. Pior para o Fluminense, que com a inesperada derrota por 2 a 1 para o América-MG em pleno Engenhão estacionou na tabela e ficou com apenas 3,1% de chance de faturar seu segundo Nacional consecutivo.

Por falar em América, o time mineiro foi um dos grandes beneficiados da 34ª rodada. Embora ainda esteja em situação extremamente delicada, a equipe finalmente deixou a lanterna do Brasileirão e aproveitou sua vitória e as derrotas dos rivais diretos Atlético-PR e Avaí para ganhar uma sobrevida. O time mineiro ainda tem 99,1% de chance de cair para a segunda divisão, mas matematicamente alcançou um fôlego para torcer por um milagre.

AS PRINCIPAIS DISPUTAS DE TÍTULO, LIBERTADORES E REBAIXAMENTO*

TÍTULO LIBERTADORES REBAIXAMENTO
1 – Corinthians – 49,7% 1 – Corinthians – 97,7% 1 – Avaí – 99,97%
2 – Vasco – 43,5% 2 – Fluminense – 67,8% 2 – América-MG – 99,1%
3 – Fluminense – 3,1% 3 – Figueirense – 67,1% 3 – Atlético-PR – 93,3%
4 – Figueirense – 2,1% 4 – Botafogo – 50,6% 4 – Ceará – 79,8%
5 – Botafogo – 0,9% 5 – Flamengo – 47,3% 5 – Cruzeiro – 16,5%
6 – Flamengo – 0,7% 6 – São Paulo – 35,1% 6 – Atlético-MG – 9,0%
  • *segundo o site Chance de Gol

Outro mineiro que também comemorou na rodada foi o Cruzeiro, que deixou a zona do rebaixamento com uma vitória suada por 1 a 0 sobre o Inter em Sete Lagoas. O triunfo, somado aos resultados negativos de Ceará, Atlético-PR e do próprio Atlético-MG, deixou a equipe celeste em situação mais tranquila, agora com “apenas” 16,5% de chance de deixar a primeira divisão.

Já o Avaí, com a derrota por 2 a 0 para o São Paulo, praticamente sepultou as possibilidade de permanecer na elite do futebol nacional, com 99,97% de chance de ser rebaixado. Ceará, com 79,8%, e Atlético-PR, com 93,3%, são os outros dois principais condenados.

Libertadores

Com a briga pelo título polarizada entre dois clubes e a luta contra o rebaixamento cada vez mais restrita, o desafio que promete pegar mais fogo na reta final do Campeonato Brasileiro é pelas vagas para a Libertadores 2012. Como Santos (atual campeão) e Vasco (campeão da Copa do Brasil) já estão classificados e o Corinthians está com uma mão em uma vaga (99,7%), sobram apenas outros três postos. E nada menos do que seis times têm chances reais de classificação.

Antes apontado como simples candidato à Sul-Americana, o Figueirense é o azarão da vez. A vitória sobre o Atlético-MG no sábado catapultou o time catarinense para a quarta posição, com 67,8% de chances de conquistar uma vaga na Libertadores, menos apenas do que Fluminense (67,8%) e o próprio Corinthians.

Derrotados por Vasco e Coritiba, respectivamente, Botafogo (50,6%) e Flamengo (47,3%) se complicaram, mas ainda estão bem na briga. Quem realmente cresceu e voltou à disputa foi o São Paulo (35,1%), com a vitória sobre o Avaí, e o próprio Coritiba (24,9%). O prejudicado da rodada foi o Inter, que apesar de ainda ter chances matemáticas, ficou em situação complicada na disputa por uma vaga no torneio continental (7,5%.)

Fonte: uol

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Árbitro de Vasco x Juventude acusa Pedrinho de intimidação no intervalo da partida

Episódio foi relatado pelo juiz na súmula da partida entre Vasco da Gama e Juventude, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco é o 6º clube com mais expulsões no Brasileiro

O Vasco da Gama teve 6 expulsões no Brasileiro, sendo que a maioria teve impacto direto no resultado da partida.

Vasco estreia no Carioca Feminino com empate contra o Pérolas Negras

As meninas do Vasco da Gama empataram em 0x0 com o Pérolas Negras neste domino, pela estreia no Campeonato Carioca.

Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Sair da versão mobile