Vasco aproxima-se de título e rivais cariocas se distanciam

Vasco e Corinthians contrariando os tropeços anteriores e acenando para uma polarização da briga pelo título.

Uma semana atrás, a conclusão da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro era de que até seis clubes podiam ser considerados candidatos ao título, com o líder separado por apenas cinco pontos do então sexto colocado. Agora, ao fim da 34ª, a movimentação da parte de cima da tabela destacou Corinthians e Vasco cinco pontos acima do terceiro, contrariando os tropeços anteriores e acenando para uma polarização da briga pelo título.

Por toda a semana, o Fluminense conviveu com a possibilidade de abrir a rodada no sábado assumindo a liderança. O adversário era o lanterna América-MG, com jogo diante da própria torcida no Engenhão. O resultado, porém, derrubou críticos e torcedores que apontavam para uma arrancada do Flu: 2 a 1 para os mineiros.

“Isso está acontecendo com vários clubes. É um campeonato totalmente atípico, que as equipes estão falhando justamente no momento em que não podem”, disse o treinador Abel Braga, que admitiu que as chances do Fluminense diminuíram depois do tropeço em casa.

O Flamengo é outro que viveu o efeito gangorra. Goleou o Cruzeiro e encheu de esperança o seu torcedor, mas foi derrotado pelo Coritiba e perdeu a chance de assumir a terceira posição. “Eu tenho de ser realista, não posso enganar o torcedor. Nossa briga continua sendo pela Libertadores. E isso não é pouco, na Europa valorizam a vaga para competições internacionais”, disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Outro carioca, o Botafogo, também caiu de rendimento nas últimas semanas e, ao contrário do que imaginava, não aproveitou a sequência no Engenhão: venceu o Cruzeiro, mas perdeu para Figueirense e Vasco. “Poderíamos conquistar a liderança por três vezes e acabamos falhando. Sem dúvida o título fica bastante complicado e temos que focar totalmente no nosso primeiro objetivo, que é a conquista de uma vaga na Libertadores, coisa que o time não consegue há 16 anos”, admitiu o técnico Caio Junior.

Quem sorri nesta segunda-feira é o Figueirense. Depois de seis vitórias seguidas, o clube catarinense assumiu a quarta posição e já consegue imaginar que a boa fase pode levar o time a conquistar o título inédito. “Agora é secar os rivais e pensar no confronto com o Flamengo. É cedo falar em título, mas depois desse jogo a gente pode se aproximar”, disse o atacante Júlio César depois da vitória sobre o Atlético-MG, sábado. A parte de ‘secar os rivais’ deu certo, e o Figueira contou com as quedas de Fla e Bota para manter a posição.

Na ponta, o Corinthians celebra o reencontro com a vitória depois de perder grande chance de disparar com a derrota para o América-MG na semana passada, quando teve esmagadora maioria de torcedores em Uberlândia. Agora, com a vitória sobre o Atlético-PR, o presidente Andrés Sanchez já fala até em título antecipado. “Todos os jogos são difíceis, mas espero chegar contra o Palmeiras já campeão. Se todo mundo quer ganhar da gente, imagina eles”, diz o mandatário do clube que ainda enfrenta Ceará, Atlético-MG e Figueirense antes do rival.

O Vasco também vive situação parecida com a do principal concorrente: vacilou na rodada passada, mas venceu bem neste domingo. Depois dos 2 a 0 sobre o Botafogo, porém, o técnico Cristóvão Borges negou que a briga esteja restrita aos dois clubes. ‘Teremos jogos duríssimos e temos visto que todo mundo na hora de dar o salto, acaba tropeçando”, disse o treinador, enquanto seu goleiro e capitão Fernando Prass admitiu uma disputa entre os dois times. “Claro que não podemos cravar nada, mas acho que a disputa vai até a última rodada contra o Corinthians”. O próximo capítulo está marcado para quarta-feira, quando começa a 35ª rodada.

Fonte: espn

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Árbitro de Vasco x Juventude acusa Pedrinho de intimidação no intervalo da partida

Episódio foi relatado pelo juiz na súmula da partida entre Vasco da Gama e Juventude, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco é o 6º clube com mais expulsões no Brasileiro

O Vasco da Gama teve 6 expulsões no Brasileiro, sendo que a maioria teve impacto direto no resultado da partida.

Vasco estreia no Carioca Feminino com empate contra o Pérolas Negras

As meninas do Vasco da Gama empataram em 0x0 com o Pérolas Negras neste domino, pela estreia no Campeonato Carioca.

Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Sair da versão mobile