Vascão rumo ao título da Guanabara: todos os detalhes

O Vasco vai em busca do seu primeiro título em em 2012, enfrentado o Fluminense hoje às 16 horas no Engenhão.

A espera está perto de acabar, pelo menos para um deles. Depois de seis anos vendo a festa de Botafogo e Flamengo, que dominam os títulos cariocas desde 2006, a dupla Vasco e Fluminense reagiu. Na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, as duas equipes fazem a final da Taça Guanabara. O campeão sentirá o gostinho de disputar novamente a decisão do Campeonato Carioca – caso a Taça Rio fique com outra equipe.

O Vasco não frequenta a finalíssima do Carioca desde 2004, quando venceu a Taça Rio diante do próprio Fluminense. Depois, perdeu o título estadual para o Flamengo. No ano seguinte, foi o Tricolor que chegou pela última vez ao embate final após vencer a Taça Rio sobre o Rubro-Negro. O fim da trajetória tricolor foi mais feliz, com título garantido em dois jogos diante do Volta Redonda.

O título da Taça Guanabara ganha mais importância se levado em conta um histórico recente. Em sete dos últimos nove anos, o vencedor do primeiro turno sagrou-se também campeão estadual – as exceções foram em 2005 e 2009. Para chegar a esse posto, as duas equipes devem ter poucas alterações em relação à semifinal.

No Vasco, a tendência é que o técnico Cristóvão Borges leve a campo a mesma equipe que derrotou o Flamengo por 2 a 1. Já o Fluminense terá o desfalque do volante Edinho, que sofreu uma pancada no pé direito na partida contra o Botafogo – empate por 1 a 1 nos 90 minutos, e vitória tricolor nos pênaltis por 4 a 3. Valencia e Jean disputam a vaga.

Duas curiosidades ainda marcam este reencontro em uma decisão de turno. O Vasco tem 100% de aproveitamento em oito jogos e poderá ser campeão – ou vice – invicto. Já o Fluminense terá a chance de levantar a taça justamente diante da equipe que o ajudou na fase de grupos, ao ganhar do Boavista na última rodada.

Marcelo de Lima Henrique apitará o clássico e será auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite a partida ao vivo para o estados do RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere FC exibe a final ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges mais uma vez preferiu não confirmar qual será a escalação. No entanto, a vitória sobre o Flamengo na semifinal aponta para a repetição do time. Com isso, Felipe deve ser mantido entre os reservas, com Juninho Pernambucano atuando como titular. O Vasco deverá ter a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.

Fluminense: o time deve ter apenas uma mudança em relação à equipe que derrotou o Botafogo nos pênaltis na semifinal. Após sofrer uma pancada no pé direito, o volante Edinho está fora da partida. Deve ser substituído por Valencia ou Jean. A equipe irá a campo com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia (Jean), Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred. 

Vasco: o atacante Eder Luis recupera a forma após sofrer uma cirurgia no pé esquerdo. O meio-campo Allan ainda sente os efeitos de um estiramento muscular, e o volante Romulo, que tem um edema ósseo no pé direito, não tem previsão de retorno.

Fluminense: o volante Edinho, sentindo dores no pé direito, e o atacante Araújo, com dores na coxa esquerda, estão fora da partida. 


Vasco:
Wiliam Barbio começou a se destacar na temporada por sua atuação na vitória do Vasco sobre o Fluminense na primeira fase da Taça Guanabara. Neste domingo, o atacante de 19 anos deve ser titular e novamente uma importante arma ofensiva.

Fluminense: acostumado a marcar gols em clássicos, o apoiador Thiago Neves vem recuperando a sua forma física a cada partida e já é um destaques do Fluminense no Campeonato Carioca.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Lógico que, apesar da vitória, temos algumas coisas a corrigir em relação ao último jogo. Os detalhes fazem a diferença. Ainda mais numa partida em que o equilíbrio será total

Abel Braga, técnico do Fluminense: “Não vemos a hora de encerrar esse jejum (em clássicos) e estivemos muito perto da vitória no último jogo, mas o Vasco não perdoa. Eles tiveram três chances contra o Flamengo e fizeram dois gols. Contra nós foi a mesma história. O aproveitamento é muito bom”

* Quem tem vantagem em Campeonatos Cariocas? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Empate tem sido o resultado mais comum no retrospecto recente deste clássico – foram 13 nos últimos 20 jogos.

* Em 1994, Vasco e Fluminense decidiram a Taça Guanabara pela última vez em um confronto direto. No dia 3 de abril, o time cruz-maltino goleou por 4 a 1, no Maracanã com gols de Pimentel, Valdir (dois) e Yan. Ézio marcou para o Tricolor.

* O Vasco tem a oportunidade de repetir o feito do Botafogo, que em 1997 conquistou a Taça Guanabara ganhando todos os jogos.

Vasco e Fluminense se enfrentaram pela última vez há apenas 14 dias. Pela sexta rodada da Taça Guanabara, o time da Colina, que estava envolvido em problemas com salários atrasados e havia sido derrotado na estreia na Libertadores, deu a volta por cima e bateu o Tricolor de virada, por 2 a 1. O resultado garantiu o time antecipadamente na semifinal do turno e complicou a situação do rival. Alecsandro marcou os dois gols cruz-maltinos. Thiago Neves fez o do Flu.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.

Contrato da 777 Partners com o Vasco é revelado

O contrato de venda da SAF do Vasco para 777 Partners é revelado após pedido por segredo de justiça ser negado.

Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile