Vanderlei Luxemburgo está de saída do Vasco

O técnico Vanderlei Luxemburgo deixará o Vasco da Gama após a rodada final do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás.

Vanderlei Luxemburgo comandando o Vasco
Vanderlei Luxemburgo comandando o Vasco (Foto: Daniel Castelo Branco)

O Vasco definiu a saída de Vanderlei Luxemburgo na tarde desta quarta-feira, véspera do duelo com o Goiás, marcado para quinta, às 21h30, em São Januário. Ficou decidido de que o acordo por 12 jogos será cumprido, e o treinador faz sua despedida contra o Esmeraldino.

Vale lembrar que, em sua coletiva de apresentação, Luxa anunciou que não receberia dinheiro do Vasco caso não conseguisse salvá-lo da Série B. A reportagem apurou que o clube discutiu valores com o treinador, mas este abriu mão de qualquer quantia. Tal decisão agradou à direção, que considerou a postura muito correta.

A informação sobre o fim da segunda passagem de Vanderlei Luxemburgo por São Januário foi publicada primeiramente pelo jornalista Gilmar Ferreira, do Extra. No clube desde janeiro, deixa a equipe com duas vitórias, cinco derrotas e quatro empates.

Nesta quarta-feira, Luxemburgo esteve no gramado do CT do Almirante, onde ele e o auxiliar comandaram o último treinamento antes do duelo com o Goiás.

Em vídeo publicado pela Vasco TV (veja acima), Luxa fez um agradecimento especial à torcida por todo o carinho recebido nos quase dois meses de trabalho. No mesmo, confirmou que assinará um documento abrindo mão de dois meses de salário.

Confira o texto abaixo

“Olá, torcedor vascaíno. É um prazer estar falando com vocês novamente, mas de uma maneira um pouco mais diferente, de uma maneira triste. Não conseguimos fazer a renovação do contrato. O Vasco da Gama entendeu que não deveria dar continuidade no meu trabalho nessa temporada que vai começar dentro do próprio ano, que é uma coisa meio confusa, né? Então a diretoria do Vasco da Gama entendeu que eu não deveria continuar em função da reestruturação que o Vasco da Gama vai passar. E eu entendi que isso faz parte de um processo natural, normal no futebol. O Vasco perdeu não só orçamento, que obviamente diminuiu bastante, e a diretoria está fazendo tudo aquilo que tem que ser feito para uma reestruturação. A minha renovação não cabia nesse momento no Vasco da Gama, eu entendo perfeitamente e não saio daqui com nenhuma mágoa, muito pelo contrário, feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar no Vasco da Gama.

Infelizmente o objetivo, meu, de voltar ao Vasco da Gama, faltando 12 jogos, e as pessoas falando: – Mas você vai correr riscos na sua carreira? O Vasco da Gama não é correr riscos. Muito pelo contrário, é um prazer muito grande e a possibilidade de poder, em 12 jogos, evitar que o Vasco fosse para a divisão de acesso, para a segunda divisão, era o objetivo principal. Então as pessoas achando que vai macular a imagem porque vai para o Vasco da Gama e o Vasco da Gama caiu… Quem não quer trabalhar nesse grande Clube, dessa grandeza que é o Vasco da Gama? Poder contribuir de uma certa maneira. Eu acho que estaria contribuindo se mantivesse o Vasco na primeira divisão. Não consegui. Eu queria continuar, mas a diretoria entendeu, pela reestruturação, que não cabia o Vanderlei Luxemburgo nessa reestruturação. Eu entendo que é natural, é normal. Eles têm que fazer aquilo que cabe dentro do orçamento deles, aquilo que eles acham que pode ser feito.

E dizer também que, aquilo que falei, que eu só aceitaria salário se o Vasco se mantivesse na primeira divisão, tem um documento já sendo preparado pelo (Alexandre) Pássaro pra eu assinar, abrindo mão dos dois meses de salários, porque eu sou um cara de palavra. Eu não mantive o Vasco na primeira divisão, e se eu não mantive, eu não tenho direito de receber absolutamente nada. Então eu tenho só a agradecer, só agradecer ao Vasco da Gama por ter me dado mais uma oportunidade de trabalhar aqui, e ter podido tentado contribuir. Fiz o máximo que um profissional pode fazer, mas infelizmente não consegui, mas tenho que deixar aqui meu agradecimento ao torcedor vascaíno que esteve comigo, aos funcionários do Vasco da Gama, seu staff, pessoal que trabalhou junto comigo aqui, um grande abraço a todos, e dizer que a vida continua, e que o Vasco da Gama, com certeza estarei aqui do lado de fora torcendo.

Essa reestruturação, ela está sendo dada, um pontapé, e essa ida para a segunda divisão ela dói bastante ao torcedor do Vasco da Gama, mas também pode ser uma coisa que se o Vasco da Gama entender que precisa fazer uma reestruturação mesmo, forte, dura, que doa a quem doer, o Vasco da Gama pode ser que no próximo ano já esteja aí na elite de novo do futebol brasileiro de uma maneira diferente, com credibilidade, com tudo aquilo que o Vasco da Gama sempre teve. Um grande abraço a todos os vascaínos, torcedores do Vasco da Gama.”

Mais tarde, o presidente Jorge Salgado manifestou-se via Twitter e fez muitos elogios a Vanderlei Luxemburgo, principalmente em função de o treinador ter aberto mão de receber dois meses de salário.

Confira abaixo

“Torcida Vascaína, hoje, de comum acordo, acertamos com o Vanderlei Luxemburgo que amanhã, contra o Goiás, ele comanda o time pela última vez nessa passagem dele pelo Vasco. Aqui é devido um reconhecimento e também agradecimentos. Vanderlei foi corretíssimo com o Vasco. Aceitou de pronto assumir o comando da nossa equipe, naquele momento em posição de rebaixamento, faltando apenas 12 rodadas para o término do campeonato. Fez um acordo que somente receberia remuneração se o Vasco permanecesse na Série A. Trabalhou duro para virar essa situação, enfrentando o desafio de peito aberto. Perguntamos hoje se ele não gostaria de receber algum tipo de remuneração por seu trabalho, caso o Vasco não permaneça na Série A. Ele disse que não, que faz questão de cumprir o que foi tratado. Amanhã tenho certeza que se despedirá com uma vitória, que nossos atletas vão dedicar ao Professor. Após o encerramento do campeonato, na sexta-feira falaremos sobre o futuro. Saudações Vascaínas”

Diretor executivo de futebol, Alexandre Pássaro também fez um agradecimento, mas endereçado ao próprio Vanderlei Luxemburgo.

Leia abaixo

“Em nome do Vasco da Gama, venho agradecer o Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica pelos serviços prestados por estes dois meses. Sou testemunha de tudo que ele e a comissão técnica fizeram durante esse trabalho e nos 11 jogos que passaram. Amanhã terá outro jogo e Luxemburgo continuará no comando do time assim como os auxiliares e todo mundo imbuídos da vitória. Independentemente do resultado da partida e das consequências do resultado, o Vanderlei não será mais o treinador do Vasco da Gama a partir da sexta-feira. Quero agradecer mais uma vez em nome do Vasco tudo o que ele fez, pela coragem, pelo caráter, pelo profissionalismo e pelo trabalho que ele demonstrou durante esses meses. Chegamos juntos aqui no dia primeiro de janeiro, num projeto que já estava em andamento e com o campeonato em seu terço final e a partir de agora, depois do jogo, na sexta-feira, a nova diretoria irá se pronunciar e falar dos novos rumos, das novas diretrizes e das novas decisões do Vasco da Gama a partir do resultado do jogo de quinta-feira”.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
18 comentários
  • Responder

    É o Vasco continuando tomando decisões erradas.

  • Responder

    Com uma diretoria destas, nenhuma empresa será vencedora de nada. A pior escória do clube são esses vagabundos que assumiram o clube nestes últimos anos, é o quarto rebaixamento com esses pilantras
    Todo jogador que é bom eles não seguram, igualmente o técnico. Tenho certeza que os salários deles estão em dia, pilantras.

  • Responder

    ou seja tambem ja entregou o jogo contra o inter e ja estao dando como perdido, time safado esse vasco vasco viu tnc,

  • Responder

    Tchau querida!!! E, por favor, leve junto seus perna de pau preferidos: Pikachu, Carlinho, Castan e Marcelo Alves.

  • Responder

    Vasco nunca deixarei de amar! Mas que tudo isso sirva de lição, pois estão tratando o clube como apenas uma instituição “privada”.

  • Responder

    Pra mim foi o melhor técnico. O único que teve coragem de enfrentar tais desafios, quer que sejam financeiros, políticos ou até mesmo da colocação da tabela. Ele é o único que motivou os jogadores, com um bom discurso, mesmo os resultados positivos não vindo. Mas a culpa é dele? Não! Culpa de todos os envolvidos que deixou o clube chegar a este nível, mais um ano sendo “piada” e rebaixado, perdendo milhões só por estar na série B. Preferiu usar o que tinha dentro de casa e péssimas contratações de jogadores, do que investir um pouco mais e estar brigando pelas primeiras colocações.

  • Responder

    Vasco ainda deve o dinheiro pra ele dos 9 meses trabalhados em.2019. Esse time não paga ninguém, presidente, diretoria e dirigentes bando de incompetentes. Por isso que nenhum técnico quer ir pro Vasco. Até hoje ainda devem Sa Pinto. Não demora muito os dois estão colocando o Vasco na Justiça também. O clube não tem nenhuma administração, somente um bando de sanguessugas recebendo o mísero dinheiro que ainda entra no caixa do Vasco. Foda se presidente e dirigentes filhos de uma puta.

  • Responder

    Luxemburgo já vai embora tarde. Aproveitamento pior que do Sá Pinto. Além de tudo é teimoso e burro. Insistiu com Fernando Miguel, Castan., Pikachu, Carlinhos, Leo Gil, Marco Junior e Tales Magnonaté o final. E garanto que vai para o jogo contra o Goiás do mesmo
    jeito. Fazer demore a mesma coisa que vem dando resultados ruins e esperar resultados diferentes é insanidade.contra o Corinthians precisando vencer coloca oel8.menos um.jogador maus veloz na frente. As mesmas preguiças de sempre.

  • Responder

    Parabéns Vanderlei por sua atitude de homem de caráter. Deixaram primeiro o português Sá Pinto FUDER o Vasco, ALGUÉM COMEU DINHEIRO COM ESSE PORTUGA e com o time afundado,diretoria merda, salários atrasados de jogadores e funcionários, chamaram Vanderlei Luxemburgo, que na minha opinião não deveria ter aceitado o convite. Deveria ter zelado pela sua história e não aceitar treinar um time comandado por vagabundos, incompetentes, mentirosos e aproveitadores. Vanderlei é quem deveria ficar e, ESSES FILHOS DA PUTA CHAMADOS DE DIRETORES É QUEM DEVERIAM SAIR E NUNCA VOLTAR EM SÃO JANUÁRIO. ELES QUEREM ROER O GIGANTE ATÉ DAR NO OSSO. VÃO VENDER TALLES MAGNO, RICARDO GRAÇA, JUNINHO, GABRIEL PEC, LUCÃO, MIRANDA, CAIO TENÓRIO, ULISSES, BRUNO GOMES, CAIO LOPES, MATIAS, VINÍCIUS E OS DEMAIS DO SUB.2O E SUB.17 BONS DE BOLA E DEPOIS DE COLOCAR O DINHEIRO NO BOLSO VÃO EMBORA É ISSO QUE ELES ESTÃO PLANEJANDO, FECHAR O VASCO. NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ELES ACABEM COM NOSSO TIME. COM ESSES MERDAS VAMOS SER UM CRUZEIRO AMANHÃ E DIFICILMENTE VOLTAREMOS PARA A ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO. PRECISAMOS DE DIRETORES QUE ANTES DE PENSAR NO SEU BOLSO, AMÉM O VASCO, SEJAM VERDADEIROS VASCAÍNOS. É isso aí, Marden Góes.

    • Estou contigo, tudo verdade.!!

  • Responder

    Boa noite. Que o último a sair apague a luz por favor!
    Tenho em minhas recordações muitas alegrias com o Vasco. Vi por várias vezes ser campeão, fazer viradas históricas…
    Vou ver o que estão pensando os diretores, não quero jogar a toalha ainda.
    Espero que não estejam querendo piorar mais a situação.
    Que Deus ilumine a todos e, que eles sintam o peso que é este clube.

  • Responder

    Time medíocre nos espera, os que vão chegar com certeza serão piores que os que estão lá. Presidente prometeu o que não vai cumprir, e torcida tem que fazer o mesmo, nada de pagar sócio torcedor. CANCELEM OS TÍTULOS E NÃO PAGUEM, SOMENTE QUANDO TIVERMOS UM TIME DECENTE. CHEGA DE FALSAS PROMESSAS !!!
    BASTA DE ILUDIR TORCIDA !!!

  • Responder

    Próximo passo é vender Thalles, Ricardo Graça e Andrey e o Salgadinho e os amiguinhos AGIOTAS, vao embolsar o deles é claro!
    Aí adivinhem? O dinheiro dessas vendas irá misteriosamente SUMIR, igual a venda do Paulinho!
    E vira com o argumento que teve que pagar os credores (AGIOTAS).
    Tudo é por causa de dinheiro meus amigos, nunca foi por amor ao Vasco.
    Ninguém empresta dinheiro sem ter lucro. Emprestam 5, ganham 10.

  • Responder

    Infelizmente não teve coragem para barrar certos jogadores e derrubou o Vasco disputado com os piores times e perdeu… tchau

    • Vamos segurar o Luxa para ajudar essa diretoria se profissionalizar, Luxa vai ensinar todos aí a fazer gestão no futebol!!!

  • Responder

    O destino do Vasco é série c

  • Responder

    Pela primeira vez a diretoria atual foi coerente com sua campanha: sem projeto, sem treinador Série A.

  • Responder

    Após acabar de afundar o clube eles encerram o contrato. Fácil, não? E assim caminhamos para dias cada vez piores. Ou entra um gestor, que não se deixe levar pelas organizadas, conselheiros e imprensa, ou teremos problemas futuros muito maiores. Torço para o Vasco desde 1958, frequentei São Januário e Maracanã por muito tempo mas, infelizmente não tenho idade, saúde e prazer para fazer isso com essa cambada quque comandou o clube nós últimos 20 anos.

Comente

Veja também
Maicon em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa
Maicon detalha preparação e garante Vasco melhor no Brasileiro 2024

Zagueiro, reserva do Vasco da Gama atualmente, ressaltou que o período sem jogos é importante para aprimorar a condição física dos atletas.

Estádio do Maracanã
Consórcio se manifesta sobre proibição de garrafa d’água no Maracanã em Nova Iguaçu x Vasco

Consórcio Maracanã foi notificado pelo Governo Federal sobre denúncias relacionadas à hidratação do público em Nova Iguaçu x Vasco da Gama.

Abel Braga durante entrevista coletiva
Abel Braga relembra passagem pelo Vasco e comenta saída de Alexandre Mattos

Abelão foi diretor técnico do Vasco da Gama em 2023, deixando o Gigante em meio à demissão de Paulo Bracks.

Payet com o terço dado por vascaíno
Payet entregará camisa do Vasco a Lula e a Macron

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, entregará as camisas durante jantar em São Paulo nesta quarta-feira.

Maicon, zagueiro do Vasco
Maicon segue na mira do Vitória e pode sair em abril

O Vitória planeja nova investida para contratar o zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, na janela doméstica de abril.