Vanderlei Luxemburgo está de saída do Vasco

O técnico Vanderlei Luxemburgo deixará o Vasco da Gama após a rodada final do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás.

Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo (Foto: Daniel Castelo Branco)

O Vasco definiu a saída de Vanderlei Luxemburgo na tarde desta quarta-feira, véspera do duelo com o Goiás, marcado para quinta, às 21h30, em São Januário. Ficou decidido de que o acordo por 12 jogos será cumprido, e o treinador faz sua despedida contra o Esmeraldino.

Vale lembrar que, em sua coletiva de apresentação, Luxa anunciou que não receberia dinheiro do Vasco caso não conseguisse salvá-lo da Série B. A reportagem apurou que o clube discutiu valores com o treinador, mas este abriu mão de qualquer quantia. Tal decisão agradou à direção, que considerou a postura muito correta.

A informação sobre o fim da segunda passagem de Vanderlei Luxemburgo por São Januário foi publicada primeiramente pelo jornalista Gilmar Ferreira, do Extra. No clube desde janeiro, deixa a equipe com duas vitórias, cinco derrotas e quatro empates.

Nesta quarta-feira, Luxemburgo esteve no gramado do CT do Almirante, onde ele e o auxiliar comandaram o último treinamento antes do duelo com o Goiás.

Em vídeo publicado pela Vasco TV (veja acima), Luxa fez um agradecimento especial à torcida por todo o carinho recebido nos quase dois meses de trabalho. No mesmo, confirmou que assinará um documento abrindo mão de dois meses de salário.

Confira o texto abaixo

“Olá, torcedor vascaíno. É um prazer estar falando com vocês novamente, mas de uma maneira um pouco mais diferente, de uma maneira triste. Não conseguimos fazer a renovação do contrato. O Vasco da Gama entendeu que não deveria dar continuidade no meu trabalho nessa temporada que vai começar dentro do próprio ano, que é uma coisa meio confusa, né? Então a diretoria do Vasco da Gama entendeu que eu não deveria continuar em função da reestruturação que o Vasco da Gama vai passar. E eu entendi que isso faz parte de um processo natural, normal no futebol. O Vasco perdeu não só orçamento, que obviamente diminuiu bastante, e a diretoria está fazendo tudo aquilo que tem que ser feito para uma reestruturação. A minha renovação não cabia nesse momento no Vasco da Gama, eu entendo perfeitamente e não saio daqui com nenhuma mágoa, muito pelo contrário, feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar no Vasco da Gama.

Infelizmente o objetivo, meu, de voltar ao Vasco da Gama, faltando 12 jogos, e as pessoas falando: – Mas você vai correr riscos na sua carreira? O Vasco da Gama não é correr riscos. Muito pelo contrário, é um prazer muito grande e a possibilidade de poder, em 12 jogos, evitar que o Vasco fosse para a divisão de acesso, para a segunda divisão, era o objetivo principal. Então as pessoas achando que vai macular a imagem porque vai para o Vasco da Gama e o Vasco da Gama caiu… Quem não quer trabalhar nesse grande Clube, dessa grandeza que é o Vasco da Gama? Poder contribuir de uma certa maneira. Eu acho que estaria contribuindo se mantivesse o Vasco na primeira divisão. Não consegui. Eu queria continuar, mas a diretoria entendeu, pela reestruturação, que não cabia o Vanderlei Luxemburgo nessa reestruturação. Eu entendo que é natural, é normal. Eles têm que fazer aquilo que cabe dentro do orçamento deles, aquilo que eles acham que pode ser feito.

E dizer também que, aquilo que falei, que eu só aceitaria salário se o Vasco se mantivesse na primeira divisão, tem um documento já sendo preparado pelo (Alexandre) Pássaro pra eu assinar, abrindo mão dos dois meses de salários, porque eu sou um cara de palavra. Eu não mantive o Vasco na primeira divisão, e se eu não mantive, eu não tenho direito de receber absolutamente nada. Então eu tenho só a agradecer, só agradecer ao Vasco da Gama por ter me dado mais uma oportunidade de trabalhar aqui, e ter podido tentado contribuir. Fiz o máximo que um profissional pode fazer, mas infelizmente não consegui, mas tenho que deixar aqui meu agradecimento ao torcedor vascaíno que esteve comigo, aos funcionários do Vasco da Gama, seu staff, pessoal que trabalhou junto comigo aqui, um grande abraço a todos, e dizer que a vida continua, e que o Vasco da Gama, com certeza estarei aqui do lado de fora torcendo.

Essa reestruturação, ela está sendo dada, um pontapé, e essa ida para a segunda divisão ela dói bastante ao torcedor do Vasco da Gama, mas também pode ser uma coisa que se o Vasco da Gama entender que precisa fazer uma reestruturação mesmo, forte, dura, que doa a quem doer, o Vasco da Gama pode ser que no próximo ano já esteja aí na elite de novo do futebol brasileiro de uma maneira diferente, com credibilidade, com tudo aquilo que o Vasco da Gama sempre teve. Um grande abraço a todos os vascaínos, torcedores do Vasco da Gama.”

Mais tarde, o presidente Jorge Salgado manifestou-se via Twitter e fez muitos elogios a Vanderlei Luxemburgo, principalmente em função de o treinador ter aberto mão de receber dois meses de salário.

Confira abaixo

“Torcida Vascaína, hoje, de comum acordo, acertamos com o Vanderlei Luxemburgo que amanhã, contra o Goiás, ele comanda o time pela última vez nessa passagem dele pelo Vasco. Aqui é devido um reconhecimento e também agradecimentos. Vanderlei foi corretíssimo com o Vasco. Aceitou de pronto assumir o comando da nossa equipe, naquele momento em posição de rebaixamento, faltando apenas 12 rodadas para o término do campeonato. Fez um acordo que somente receberia remuneração se o Vasco permanecesse na Série A. Trabalhou duro para virar essa situação, enfrentando o desafio de peito aberto. Perguntamos hoje se ele não gostaria de receber algum tipo de remuneração por seu trabalho, caso o Vasco não permaneça na Série A. Ele disse que não, que faz questão de cumprir o que foi tratado. Amanhã tenho certeza que se despedirá com uma vitória, que nossos atletas vão dedicar ao Professor. Após o encerramento do campeonato, na sexta-feira falaremos sobre o futuro. Saudações Vascaínas”

Diretor executivo de futebol, Alexandre Pássaro também fez um agradecimento, mas endereçado ao próprio Vanderlei Luxemburgo.

Leia abaixo

“Em nome do Vasco da Gama, venho agradecer o Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica pelos serviços prestados por estes dois meses. Sou testemunha de tudo que ele e a comissão técnica fizeram durante esse trabalho e nos 11 jogos que passaram. Amanhã terá outro jogo e Luxemburgo continuará no comando do time assim como os auxiliares e todo mundo imbuídos da vitória. Independentemente do resultado da partida e das consequências do resultado, o Vanderlei não será mais o treinador do Vasco da Gama a partir da sexta-feira. Quero agradecer mais uma vez em nome do Vasco tudo o que ele fez, pela coragem, pelo caráter, pelo profissionalismo e pelo trabalho que ele demonstrou durante esses meses. Chegamos juntos aqui no dia primeiro de janeiro, num projeto que já estava em andamento e com o campeonato em seu terço final e a partir de agora, depois do jogo, na sexta-feira, a nova diretoria irá se pronunciar e falar dos novos rumos, das novas diretrizes e das novas decisões do Vasco da Gama a partir do resultado do jogo de quinta-feira”.

Fonte: Globo Esporte

Leia mais sobreVanderlei Luxemburgo
18 comentários
  • Luciano Augusto de Jesus - 25 de fevereiro de 2021

    É o Vasco continuando tomando decisões erradas.

    Responder
  • Jorge cole dos santos - 25 de fevereiro de 2021

    Com uma diretoria destas, nenhuma empresa será vencedora de nada. A pior escória do clube são esses vagabundos que assumiram o clube nestes últimos anos, é o quarto rebaixamento com esses pilantras
    Todo jogador que é bom eles não seguram, igualmente o técnico. Tenho certeza que os salários deles estão em dia, pilantras.

    Responder
  • joaldo passos - 25 de fevereiro de 2021

    ou seja tambem ja entregou o jogo contra o inter e ja estao dando como perdido, time safado esse vasco vasco viu tnc,

    Responder
  • Vascão - 25 de fevereiro de 2021

    Tchau querida!!! E, por favor, leve junto seus perna de pau preferidos: Pikachu, Carlinho, Castan e Marcelo Alves.

    Responder
  • Nathannael das Neves Camilo - 25 de fevereiro de 2021

    Vasco nunca deixarei de amar! Mas que tudo isso sirva de lição, pois estão tratando o clube como apenas uma instituição “privada”.

    Responder
  • Nathannael das Neves Camilo - 25 de fevereiro de 2021

    Pra mim foi o melhor técnico. O único que teve coragem de enfrentar tais desafios, quer que sejam financeiros, políticos ou até mesmo da colocação da tabela. Ele é o único que motivou os jogadores, com um bom discurso, mesmo os resultados positivos não vindo. Mas a culpa é dele? Não! Culpa de todos os envolvidos que deixou o clube chegar a este nível, mais um ano sendo “piada” e rebaixado, perdendo milhões só por estar na série B. Preferiu usar o que tinha dentro de casa e péssimas contratações de jogadores, do que investir um pouco mais e estar brigando pelas primeiras colocações.

    Responder
  • Márcio Mendes Pacheco - 25 de fevereiro de 2021

    Vasco ainda deve o dinheiro pra ele dos 9 meses trabalhados em.2019. Esse time não paga ninguém, presidente, diretoria e dirigentes bando de incompetentes. Por isso que nenhum técnico quer ir pro Vasco. Até hoje ainda devem Sa Pinto. Não demora muito os dois estão colocando o Vasco na Justiça também. O clube não tem nenhuma administração, somente um bando de sanguessugas recebendo o mísero dinheiro que ainda entra no caixa do Vasco. Foda se presidente e dirigentes filhos de uma puta.

    Responder
  • Ademir de Moraes Ferreira - 24 de fevereiro de 2021

    Luxemburgo já vai embora tarde. Aproveitamento pior que do Sá Pinto. Além de tudo é teimoso e burro. Insistiu com Fernando Miguel, Castan., Pikachu, Carlinhos, Leo Gil, Marco Junior e Tales Magnonaté o final. E garanto que vai para o jogo contra o Goiás do mesmo
    jeito. Fazer demore a mesma coisa que vem dando resultados ruins e esperar resultados diferentes é insanidade.contra o Corinthians precisando vencer coloca oel8.menos um.jogador maus veloz na frente. As mesmas preguiças de sempre.

    Responder
  • Marden Góes - 24 de fevereiro de 2021

    Parabéns Vanderlei por sua atitude de homem de caráter. Deixaram primeiro o português Sá Pinto FUDER o Vasco, ALGUÉM COMEU DINHEIRO COM ESSE PORTUGA e com o time afundado,diretoria merda, salários atrasados de jogadores e funcionários, chamaram Vanderlei Luxemburgo, que na minha opinião não deveria ter aceitado o convite. Deveria ter zelado pela sua história e não aceitar treinar um time comandado por vagabundos, incompetentes, mentirosos e aproveitadores. Vanderlei é quem deveria ficar e, ESSES FILHOS DA PUTA CHAMADOS DE DIRETORES É QUEM DEVERIAM SAIR E NUNCA VOLTAR EM SÃO JANUÁRIO. ELES QUEREM ROER O GIGANTE ATÉ DAR NO OSSO. VÃO VENDER TALLES MAGNO, RICARDO GRAÇA, JUNINHO, GABRIEL PEC, LUCÃO, MIRANDA, CAIO TENÓRIO, ULISSES, BRUNO GOMES, CAIO LOPES, MATIAS, VINÍCIUS E OS DEMAIS DO SUB.2O E SUB.17 BONS DE BOLA E DEPOIS DE COLOCAR O DINHEIRO NO BOLSO VÃO EMBORA É ISSO QUE ELES ESTÃO PLANEJANDO, FECHAR O VASCO. NÃO PODEMOS PERMITIR QUE ELES ACABEM COM NOSSO TIME. COM ESSES MERDAS VAMOS SER UM CRUZEIRO AMANHÃ E DIFICILMENTE VOLTAREMOS PARA A ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO. PRECISAMOS DE DIRETORES QUE ANTES DE PENSAR NO SEU BOLSO, AMÉM O VASCO, SEJAM VERDADEIROS VASCAÍNOS. É isso aí, Marden Góes.

    Responder
    • junin - 25 de fevereiro de 2021

      Estou contigo, tudo verdade.!!

  • Heuley – Carangola-MG - 24 de fevereiro de 2021

    Boa noite. Que o último a sair apague a luz por favor!
    Tenho em minhas recordações muitas alegrias com o Vasco. Vi por várias vezes ser campeão, fazer viradas históricas…
    Vou ver o que estão pensando os diretores, não quero jogar a toalha ainda.
    Espero que não estejam querendo piorar mais a situação.
    Que Deus ilumine a todos e, que eles sintam o peso que é este clube.

    Responder
  • Cláudio Soares - 24 de fevereiro de 2021

    Time medíocre nos espera, os que vão chegar com certeza serão piores que os que estão lá. Presidente prometeu o que não vai cumprir, e torcida tem que fazer o mesmo, nada de pagar sócio torcedor. CANCELEM OS TÍTULOS E NÃO PAGUEM, SOMENTE QUANDO TIVERMOS UM TIME DECENTE. CHEGA DE FALSAS PROMESSAS !!!
    BASTA DE ILUDIR TORCIDA !!!

    Responder
  • ALMEIDA - 24 de fevereiro de 2021

    Próximo passo é vender Thalles, Ricardo Graça e Andrey e o Salgadinho e os amiguinhos AGIOTAS, vao embolsar o deles é claro!
    Aí adivinhem? O dinheiro dessas vendas irá misteriosamente SUMIR, igual a venda do Paulinho!
    E vira com o argumento que teve que pagar os credores (AGIOTAS).
    Tudo é por causa de dinheiro meus amigos, nunca foi por amor ao Vasco.
    Ninguém empresta dinheiro sem ter lucro. Emprestam 5, ganham 10.

    Responder
  • Paulo - 24 de fevereiro de 2021

    Infelizmente não teve coragem para barrar certos jogadores e derrubou o Vasco disputado com os piores times e perdeu… tchau

    Responder
    • Waldionor Monteiro Silva - 24 de fevereiro de 2021

      Vamos segurar o Luxa para ajudar essa diretoria se profissionalizar, Luxa vai ensinar todos aí a fazer gestão no futebol!!!

  • Rubi Moura Uchôa - 24 de fevereiro de 2021

    O destino do Vasco é série c

    Responder
  • Marcio Ventura - 24 de fevereiro de 2021

    Pela primeira vez a diretoria atual foi coerente com sua campanha: sem projeto, sem treinador Série A.

    Responder
  • Dalcio Zanetti de Mendonça - 24 de fevereiro de 2021

    Após acabar de afundar o clube eles encerram o contrato. Fácil, não? E assim caminhamos para dias cada vez piores. Ou entra um gestor, que não se deixe levar pelas organizadas, conselheiros e imprensa, ou teremos problemas futuros muito maiores. Torço para o Vasco desde 1958, frequentei São Januário e Maracanã por muito tempo mas, infelizmente não tenho idade, saúde e prazer para fazer isso com essa cambada quque comandou o clube nós últimos 20 anos.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
27 de novembro de 2021
Vasco pode ter mudanças no meio-campo para enfrentar o Londrina; veja quais

Fábio Cortez deve mudar todo o setor de meio-campo do Vasco da Gama para o jogo contra o Londrina neste domingo.

Técnico do Londrina projeta jogo difícil contra o Vasco e reforça clima de decisão

O técnico Márcio Fernandes busca a permanência do Londrina na Série B e conta com o resultado positivo contra o Vasco da Gama.

Caio Lopes deve ser titular contra o Londrina

Caio Lopes deve ser titular no Vasco da Gama contra o Londrina no próximo domingo, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Luiz Mello se manifesta após reuniões com Camila Farani e Carol Paiffer

Luiz Mello, CEO do Vasco da Gama, afirmou que as conversas com as empreendedoras Camila Farani e Carol Paiffer foram boas.

Vasco vence o Boavista e está na final da Taça Rio Sub-15

O Sub-15 do Vasco da Gama venceu o Boavista por 2×1 neste sábado e garantiu a vaga para as finais da Taça Rio.

Jhon Sánchez deve ser titular contra o Londrina

Jhon Sánchez, atacante do Vasco da Gama, deve ser titular no jogo contra o Londrina no próximo domingo, pela Série B.

Enquanto a torcida sonha, Salgado, sequer, comparece à reunião com Carol Paiffer

Jorge Salgado não compareceu à reunião com Carol Paiffer, para entender como ele pretende ajudar o Vasco da Gama.

Ricardo Gomes revela ‘boas chances’ de acerto com o Vasco

Ricardo Gomes se reunirá novamente com o Vasco da Gama em breve, quando deve selar o acordo para ser o CEO de futebol.

Vasco encerra temporada neste domingo com o pior turno de sua história na Série B

Com uma campanha frustrante, o Vasco da Gama somou 21 pontos e é apenas o 16º no returno da Série B do Brasileiro.

Goleiro Júlio César teria sido oferecido ao Vasco

Livre no mercado, o goleiro Júlio César, ex-Botafogo, Fluminense e Grêmio, teria sido oferecido para reforçar o Vasco da Gama.

Veja mais notícias