Urnas da eleição do Vasco são lacradas após apagão e sem contagem de votos

São Januário tem a luz apagada na reta final da eleição do Vasco da Gama, as e urnas são lacradas sem contagem de votos.

São Januário tem a luz apagada na reta final da eleição
São Januário tem a luz apagada na reta final da eleição (Foto: Raphael Zarko)

A eleição do Vasco teve mais um capítulo que será difícil de ser explicado ao longo do tempo. O que interessa diretamente ao torcedor é: não há presidente eleito após todo o processo eleitoral deste sábado.

Às 20h25, o clube foi notificado paraa suspender as eleições, que começaram às 9h55. Mesmo com a decisão, a mesa diretora decidiu manter a votação, que se estendeu até pouco depois das 22h. Nesse momento, as luzes de São Januário foram apagadas. Ainda havia gente para votar.

A princípio, não haveria contagem de votos. Todas as urnas utilizadas foram lacradas e seriam enviadas para uma empresa de segurança. Porém, não se encontrou empresa capaz de recebê-las. Diante disso, a Mesa Diretora da Assembleia Geral cogitou apurar os votos. A decisão foi tomada por volta das 23h15. A luz, então, voltou. Em seguida, o clube fez um pedido ao plantão do TJ (Tribunal de Justiça) para que o Tribunal se responsabilizasse pelas urnas. Se isso ocorrer, elas ficarão de posse do TJ e não haverá contagem.

Sete urnas foram usadas pelos associados: a urna 8 era a dos anistiados. De 1 a 7 seriam “as normais”. No entanto, houve apenas votos da 1 a 4.

Quando aconteceu a retomada da votação após a suspensão, os associados depositaram as cédulas na urna 5. Os anistiados, após a retomada, votaram na 8B.

Total de votos:

Votos de sócios: 3.131.

Votos de anistiados: 316.

Total: 3.447 (destes, 113 foram após a suspensão e retomada da votação).

(A Mesa Diretora fez a contagem com base nas assinaturas do livro de presença).

Todos os cinco candidatos se manifestaram sobre a suspensão do pleito pela Justiça. Veja o que cada um falou:

Alexandre Campello

– É lamentável. É um absurdo as eleições no Vasco serem decididas sempre na Justiça. Não se respeita absolutamente nada. E você vê o desrespeito com o sócio aqui às 19h45, todas as pessoas que estão aqui trabalhando para essa eleição, viraram a noite para que ocorresse. Estamos aqui desde as 7h trabalhando na eleição. O sócio veio, enfrentou fila, esperou para exercer o seu direito de voto e aí eles entram na Justiça suspendendo essa decisão, que eu acho que só atinge o sócio e o Vasco. Mas eles estão comemorando como se fosse um gol. É impressionante a irresponsabilidade dessa turma.

Jorge Salgado

– Neste exato momento, eu me solidarizo com o associado do Club de Regatas Vasco da Gama, que compareceu em São Januário no dia de hoje para exercer o seu direito ao voto. Desde o início de minha candidatura busquei o consenso, para evitar situações exatamente como as de hoje. Brigas levam a isso. Ao desrespeito ao sócio do Vasco. Seguiremos com serenidade, lutando pelo futuro do nosso clube. Estamos orgulhosos da nossa equipe e muito gratos aos associados que confiaram em nosso projeto.

Julio Brant

– Mais um capítulo lamentável na história do Vasco, novamente escrito pelos mesmos de sempre. O sócio foi mais uma vez maltratado. O que o Leven e o Campello fizeram, de ontem para hoje, foi um absurdo. Colocaram o sócio em risco. Fizeram todos os sócios, principalmente os off-Rio, de trouxas, como fizeram com todos nós. Nosso time de campanha estava super confiante na vitória. A boca de urna mostrou que a virada era questão de minutos. mas hoje tudo isso é secundário. Passou da hora de os líderes que dialogam se entenderem. Mais uma vez a imagem do Vasco sofre com esses irresponsáveis.

Leven Siano

– Acho que é uma vergonha, pois as pessoas, em vez de aceitar participar de um pleito democrático, insistem em tumultuar o Vasco dessa maneira vergonhosa. Mostra que realmente essas pessoas não têm nenhuma maturidade, nenhuma capacidade, nenhuma legitimidade, nenhuma condição de governar uma instituição centenária e grandiosa como o Club de Regatas Vasco da Gama. Isso aqui simboliza onde nós estamos no Vasco. Nós estamos na escuridão. Esse é o Vasco do Campello, do Brant e do Salgado. É o Vasco na escuridão. É isso que eles querem para o Vasco, porque não sabem perder. E um grande valor do esporte é saber perder.

Sérgio Frias

– Lamentável esse cenário. Nós temos hoje uma eleição no Vasco com cerca de três mil pessoas. Gente que viajou, que saiu de longe para poder votar. É uma festa da democracia, é o voto mais seguro, que é o voto presencial. E o que nós esperamos, de fato, é que termine esse pleito, que o Vasco não fique exposto da forma como está nesses últimos dias. Com o seu associado querendo, efetivamente, que esse assunto acabe e se resolva, que a coisa ande e não fique por mais tempo atrapalhando o curso institucional do clube. A nação vascaína está completamente aborrecida com tudo que está acontecendo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Eleição do vasco vai da muita merda. Alguém tá querendo sabotar essa eleição podem bota fé no que eu tô falando.

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Fluminense
Vasco teria negociação avançada com casa de apostas para patrocínio master

Contrato anual entre o Vasco da Gama e a bet seria de R$ 45 milhões; empresa, por ora, é mantida em sigilo.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho revela que Vasco não tem CNDs e explica cenários do basquete de base e futsal

Presidente detalhou a questão das Certidões Negativas de Débitos do Vasco da Gama e comentou a situação de esportes que cabem ao Associativo.

Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.