Torcedor inglês do Vasco viaja a Brasília para clássico e planeja tatuagem

Pela quarta vez no Brasil, torcedor do Vasco da Gama aproveita para assistir clássico em Brasília e planeja nova tatuagem.

John Fahey, torcedor inglês do Vasco
John Fahey, torcedor inglês do Vasco (Foto: Divulgação)

Um paixão do outro lado do mundo. Na pequena cidade de Barnsley, no norte da Inglaterra, o Vasco ganhou o coração de um torcedor britânico quando enfrentou e venceu o poderoso Manchester United por 3 a 1, no Mundial de Clubes de 2000. Vinte cinco anos depois, John Fahey está no Brasil apenas para acompanhar alguns jogos do time de São Januário e estará presente no Mané Garrincha, em Brasília, para o duelo contra o Fluminense nesta quarta-feira.

John, à época com apenas 12 anos, assistiu ao jogo contra o United com a família – de torcedores do adversário daquela partida – e se apaixonou pelo Gigante da Colina, regido por Romário e Edmundo em uma tarde inspirada. Desde então, estabeleceu uma conexão forte com o clube por causa da história e ligação com a classe operária. Atualmente, o torcedor de 37 anos trabalha como técnico de construção e vive próximo a Frankfurt, na Alemanha.

– Ver a atmosfera e o futebol que o Vasco jogou (contra o Manchester United) foi incrível. Foi algo especial e, a partir desse momento, decidi que um dia eu teria que ir lá. Coloquei isso na minha lista de desejos e, sim, eu tinha que fazer acontecer. Meu time na Europa é o Feyenoord Rotterdam, que é um time de trabalhadores. Vem de uma cidade operária, é o clube do povo, e sinto que há uma conexão com o Vasco também – disse ele em contato com o ge.

– Todo mundo quer ir ao Maracanã, mas para mim o Vasco é perfeito, foi uma conexão muito boa. Vou ao jogo contra o Fluminense em Brasília, vi que era possível com um voo curto do Rio, então pensei: por que não? Vou sozinho, mas dentro do estádio acho que não estarei sozinho – completou John.

No Rio de Janeiro, o britânico ganhou um amigo vascaíno, Leonardo Sul, que conheceu em uma de suas visitas à cidade, em 2020. Os dois estiveram juntos em São Januário no duelo contra o Maricá na última rodada do Campeonato Carioca. Com a ajuda do amigo, John também planeja marcar na pele a paixão pelo Vasco e tatuar a cruz de malta ainda nesta viagem.

– Já tenho essa ideia da tatuagem há cerca de um ano. Se for possível, no último dia das minhas férias, vou com o Léo para ver se conseguimos fazer. A atmosfera no estádio é fantástica. Adoro a paixão dos torcedores do Vasco.

Essa é a quarta vez de John no Brasil, e o jogo contra o Fluminense será a quarta partida do Vasco que acompanhará no estádio. Nesta viagem, ele esteve presente em São Januário na vitória sobre o Maricá por 1 a 0 e também planeja ir aos clássicos contra Flamengo, no dia 15 de fevereiro, e contra o Botafogo, no dia 23.

Viagens a 38 países para ver futebol

A relação especial de John com o esporte ganhou um novo sentido para o torcedor com as viagens. O inglês já visitou 38 países diferentes para assistir a jogos e esteve presente em estádios por quase toda a Europa e pela América do Sul. A atmosfera vivida com o futebol no Brasil – e com o Vasco -, porém, tem um espaço especial no coração do torcedor.

– Meu hobby é assistir a futebol ao redor do mundo, o que chamam de “ground-hopping”. Acho que já assisti a jogos de futebol em 38 países diferentes. Toda vez que venho para a América do Sul, sempre planejo com base na possibilidade de ver o Vasco e depois ir para outros lugares, às vezes Argentina ou outros países, para assistir a diferentes jogos. Mas esta viagem é só para ver o Vasco.

– O Brasil está no topo. A atmosfera no Brasil é algo especial, especialmente com o Vasco. Acho que você vê a paixão, é mais do que apenas um jogo. A Argentina também é muito especial em termos de atmosfera, mas o Brasil está definitivamente lá em cima – completou John.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Brasília
Comente

Veja também
Hugo Moura exalta união do elenco do Vasco e elogia Léo Jardim

O volante Hugo Moura diz que grupo do Vasco é unido e afirmou que Léo Jardim merece uma vaga na Seleção Brasileira.

Vasco parabeniza Hugo Calderano por título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O Vasco da Gama parabenizou o Hugo Calderano, que é torcedor do Clube, em suas redes sociais pelo título histórico.

Vasco vence o Taubaté na esteia do Brasileiro Feminino A2

As meninas do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Brasileiro A2 cm vitória diante do Taubaté por 1×0, neste domingo.

Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.