Tombado! São Januário se torna patrimônio histórico do Rio de Janeiro

Casa do Vasco da Gama, o estádio de São Januário se tornou patrimônio histórico do Rio de Janeiro em votação na Câmara dos vereadores.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Genilson Araújo / Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (11), os vereadores do Rio de Janeiro votaram o projeto de lei que pedia o tombamento do estádio de São Januário como patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

O projeto de lei é de autoria do ex-vereador Renato Cinco e de Tarcísio Mota, ambos do PSOL. Carregado de muita história, em eventos esportivos, carnavalescos e até político, nada mais justo que o reconhecimento de sua importância.

Inaugurado em 1927, erguido com a força da sua torcida, São Januário tem aspectos bem característicos da época, há quase 100 anos, com um charme único e clássico de um estádio de futebol.

Um dos autores do projeto de lei, o vereador Tarcísio Mota, no Twitter, comemorou o resultado da votação e exaltou a história de São Januário:

Erguido em 1927 a partir de uma histórica campanha de arrecadação, o estádio de São Januário é símbolo de luta contra o racismo e de equipamento de lazer no subúrbio carioca.

E agora, com aprovação do Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato junto com o do ex-vereador Renato Cinco, é também patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.

Sua construção foi uma resposta a exigências de dirigentes da época que, para mascarar motivações elitistas e racistas, alegaram a falta de estádio do clube como forma de pleitear sua exclusão do campeonato carioca.

Isso porque o Vasco tinha sido campeão de 1923 com uma equipe formada por atletas negros e humildes que derrotara grandes times formados por jovens de famílias ricas da cidade.

Muito orgulhoso desse projeto, não só como vascaíno que sou, mas como historiador e cidadão. A memória da cidade está em disputa e é preciso demarcá-las!

Sobre a votação, chamou a atenção o pedido de abstenção de Marcos Braz, vereador que exerce o cargo de vice-presidente de futebol do Flamengo, o grande rival vascaíno, o que deve ter influenciado tal atitude.

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.

Tiago Leifert
Thiago Leifert se manifesta após acusação de torcedor do Vasco

Thiago Leifert recebe críticas de torcedor do Vasco da Gama após análise sobre o clássico contra o Flamengo e se manifesta.

Will Smith ganhou uma camisa personaliza do Vasco durante o Rock in Rio
Will Smith ganha camisa do Vasco personalizada no Rock in Rio

O cantor e ator Will Smith ganhou uma camisa do Vasco da Gama com seu nome durante o Rock in Rio, nesta quinta-feira (19).

Lateral Marcos Rocha, do Palmeiras
Vasco estaria interessado em Marcos Rocha, do Palmeiras

Vasco da Gama teria feito sondagens pelo lateral-direito Marcos Rocha, que está em final de contrato com o Palmeiras.