Thiago Maciel relembra participação no milésimo de Romário pelo Vasco

O ex-lateral-direito Thiago Maciel foi o autor do cruzamento que deu origem ao pênalti cobrado por Romário a favor do Vasco.

Thiago Maciel, ex-jogador do Vasco
Thiago Maciel, ex-jogador do Vasco (Foto: Pedro Teixeira)

No dia 20 de maio de 2007, na vitória por 3 a 1 do Vasco sobre o Sport, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário, Romário, aos 41 anos, chegou ao milésimo gol. O marco histórico na carreira do Baixinho, de pênalti, completa 18 anos hoje e traz boas recordações à torcida cruz-maltina. Um detalhe curioso é que não foi só Romário que saiu feliz naquela noite de domingo. Thiago Maciel, ex-lateral-direito, teve grande participação para o feito acontecer. Autor do cruzamento que deu origem à penalidade a favor do Vasco, Thiago relembrou o fato e brincou que ainda é lembrado pelos torcedores.

O gaúcho de 42 anos chegou ao Rio de Janeiro em 1999 para um período de teste. Nas categorias de base, foi aprovado no sub-17 e deu início à trajetória no clube. De 2004 a 2007, esteve no profissional e destacou ter um sentimento de gratidão pelo Gigante da Colina. “O Vasco me deu a oportunidade de realizar meu sonho. Além de me formar como atleta, me fez um homem. Sempre vou carregá-lo comigo”, compartilhou.

Os quase 20 mil vascaínos presentes no Caldeirão e o elenco do Cruz-Maltino já esperavam que o gol mil do Baixinho sairia em breve. Thiago destacou que os jogadores estavam na expectativa de saber quem daria a tão aguardada assistência para o ex-camisa 11. O Vasco vencia por 2 a 0 no primeiro tempo, com gols do ex-atacante André Dias. Em seguida, logo aos dois minutos da segunda etapa, aconteceu o lance histórico: Thiago Maciel cruzou de direita, a bola bateu nas mãos de Durval, ex-zagueiro do Sport, e o árbitro marcou pênalti.

De bola parada, assim como Pelé, Romário chegou ao milésimo gol, o terceiro do Vasco na partida. Após deslocar o ex-goleiro Magrão na cobrança, recebeu a família em campo, chorou e deu a volta olímpica em São Januário. De acordo com Thiago, foi um grande privilégio jogar ao lado do craque.
“Em 1994, com 12 anos e ainda lá no sul, vibrei muito com o Brasil tetracampeão do mundo. Não poderia imaginar que, 11 anos depois, estaria jogando com ele. Carrego essa oportunidade com o maior prazer. Me senti muito honrado. Essa história, ninguém vai tirar de mim”, disse, emocionado.

Thiago, que jogou com o ídolo entre 2005 e 2007, relembrou os momentos vividos no Vasco e comentou que o Baixinho era um pouco fechado: “de vez em quando ele brincava, mas nos cobrava bastante. Na saída de bola, nunca gostou que a gente desse chutão, tinha que sair jogando. Não podia ficar desligado e nem se esconder. Se a bola chegasse em condição para ele, o caminho do gol já estava traçado. Romário era letal.”

O ex-lateral se considera um ‘co-autor’ do gol mil pela construção da jogada. Thiago pegou a bola ainda na defesa adversária e fez a ultrapassagem, de onde saiu o cruzamento. Ofensivamente, a equipe tinha um lado direito forte. Mas, sem a presença do Baixinho, garantiu que nada seria possível.

Depois de 18 anos, para Thiago Maciel, ainda é importante ser reconhecido. “Tem alguns torcedores que me param e falam que estavam em São Januário. Fico muito feliz até hoje, principalmente por ter sido um momento marcante para um jogador espetacular”, comentou.

Dias após a partida, para a surpresa do elenco, Romário, feliz com a meta atingida, pagou um churrasco para os companheiros. “Ele era muito pão duro, não pagava nem um café (risos). Foi a primeira vez que o vi colocar a mão no bolso. Ali, percebi o quanto ficou emocionado. Ele nos agradeceu, porque viu que todos nós estávamos empenhados em ajudá-lo”, finalizou o ex-jogador.

Pelé, Romário e Túlio

Além de Pelé e Romário, Túlio Maravilha, também de pênalti, marcou o milésimo gol na carreira pelo Araxá (conforme contagens não oficiais). No dia 8 de fevereiro de 2014, no jogo contra o Mamoré, pela segunda divisão do Campeonato Mineiro, Túlio, aos 44 anos e utilizando a camisa 999, realizou mais uma de suas metas na carreira.

Para o ex-atacante, o trio está eternizado na história do futebol. “Nós fomos artilheiros, ganhamos títulos e fizemos mil gols. Eu e o Romário sempre comentamos que nós éramos o pesadelo dos zagueiros. Faz muito tempo que não tem mais jogadores assim. A gente promovia os jogos e sempre provocamos o adversário, no bom sentido, claro. Era uma rivalidade sadia e que está em falta. Fomos ‘marqueteiros’. Acho que a galera que nos assistiu sente saudade”, comentou.

Segundo Túlio, o momento significou o encerramento de sua carreira, que durou mais de três décadas: “foi o final de tudo que conquistei, que sirva de lição para os jovens que pretendem alcançar sucesso na carreira, que eles procurem se superar a cada ocasião e ter muita perseverança nos treinos. Basta correr atrás.” Os três foram os únicos jogadores brasileiros que alcançaram a marca.

Fonte: O Dia

Comente

Veja também
Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Léo Jardim é eleito o ‘Craque Betano’ Vasco 1 x 1 Operário-PR

Em noite de herói, Léo Jardim classifica o Vasco da Gama para as oitavas de final da Copa do Brasil e recebe o prêmio ‘Craque Betano’.

Diniz põe panos quentes e ameniza polêmica com Loide Augusto

Atacante do Vasco da Gama, Loide Augusto colocou a mão no ouvido depois de supostamente ignorar Diniz no jogo diante do Operário-PR.

Herói da noite, Léo Jardim destaca trabalho de análise do Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim defendeu três cobranças de pênalti e garantiu a classificação contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Atitude de Loide viraliza e divide opiniões da torcida do Vasco

Opção para a etapa complementar, Loide Augusto tem atitude com Fernando Diniz e divide opiniões da torcida do Vasco da Gama.

Vasco oscila e Léo Jardim brilha em classificação suada na Copa do Brasil

Vasco da Gama flerta com eliminação, mas vê Léo Jardim brilhar e garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil.