Técnico para a Série B e novo VP de futebol entram em pauta no Vasco

Com Luxemburgo à disposição, a diretoria do Vasco da Gama buscar definir o técnico para a Série B, além de novo VP de futebol.

Jorge Salgado discursa durante posse
Jorge Salgado discursa durante posse (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

A realidade bate à porta do Vasco, que começou na segunda-feira, com uma reunião da diretoria, o seu planejamento para a disputa da Segunda Divisão. Uma opção já está na mesa: a permanência de Vanderlei Luxemburgo, que se ofereceu para seguir à frente da equipe após o empate com o Corinthians, no domingo. Entretanto, há outros caminhos no horizonte do cruz-maltino além da sequência do trabalho atual. Um deles é priorizar um profissional que tenha experiência na Série B.

Até hoje, o clube não recorreu ao recurso de contratar treinadores com bagagem acumulada na divisão de acesso. Nas três vezes anteriores em que foi rebaixado, o Vasco optou por profissionais com histórico na Primeira Divisão. Foi o caso em 2009, quando subiu com Dorival Júnior; em 2014, quando começou temporada com Adilson Batista e terminou com Joel Santana; e o mesmo se repetiu em 2016, quando voltou à elite do futebol brasileiro com Jorginho à frente do elenco.

Entretanto, há diferenças significativas entre as três passagens anteriores pela Série B e a provável queda agora. Com a expectativa de diminuição drástica na receita de direitos de transmissão, o que não ocorreu no passado, o Vasco precisará montar elenco e comissão técnica bem mais humildes em termos de valores investidos.

Além disso, espera-se uma dificuldade grande na competição em 2021, que terá Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás como as principais forças. O clube de General Severiano, inclusive, já fez sua escolha para o trabalho em 2021 e Marcelo Chamusca foi contratado, entre outros motivos, justamente por ser um treinador com larga experiência na Segunda Divisão. Os mineiros tiveram a mesma estratégia: após investirem alto na contratação de Luiz Felipe Scolari e não conseguirem subir, foram atrás de Felipe Conceição, outro técnico que já conhece bem a Série B.

— O Vasco precisa montar um elenco que seja bom para disputar a Série B, que é uma competição muito difícil. Quero participar desse planejamento, dessa reconstrução — disse, no domingo, Vanderlei Luxemburgo.

VP longe dos planos

Ter um técnico veterano de Série B não é garantia de acesso, ainda que existam alguns nomes que colecionam bons resultados de 2011 para cá. Guto Ferreira e Geninho, cada um com três, foram os que mais subiram no período. Com dois acessos à Primeira Divisão cada, outros nomes se destacaram: Marcelo Cabo, Gilson Kleina, Jorginho e Enderson Moreira.

Entre as definições no horizonte do presidente Jorge Salgado, além da escolha do técnico que terá a missão de levar o Vasco de volta à elite do futebol nacional, o dirigente também deve acelerar a busca pelo novo vice-presidente de futebol.

José Luiz Moreira é carta fora do baralho. Após ser mantido na diretoria pela nova gestão ao menos até o fim do Campeonato Brasileiro, o dirigente foi escanteado das principais decisões do departamento de futebol. Ele não participou do plano de 15 dias elaborado pelo clube para tentar evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

STJD é esperança

Com mais uma rodada para disputar no Brasileiro e chance de escapar do rebaixamento, ao menos matematicamente, o Vasco se rendeu à ressaca da queda virtual. O plano de 15 dias, elaborado pela diretoria para evitar o pior, foi abortado após o empate com o Corinthians. Nele constava treinos todos os dias até o fim da competição, mas ontem a atividade foi cancelada e os jogadores ganham folga.

O time voltará a campo na quinta-feira, contra o Goiás, pela última rodada. Matematicamente, o Vasco ainda tem chance de salvação: teria de vencer, torcer por uma derrota do Fortaleza para o Fluminense e ainda tirar uma diferença de 12 gols de saldo em relação aos cearenses.

Sem esperanças de que isso aconteça, o Vasco seguirá para a rodada final de olho na decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de abrir ou não julgamento para a anulação da partida contra o Internacional. O cruz-maltino tenta um novo jogo depois que o VAR falhou justamente na hora de conferir se o primeiro gol dos gaúchos foi legal.

Fonte: Extra Online

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Na série B como na série C o que prevalece é time que tem preparo físico para correr os 90 minutos e um pouco de técnica e tática, pois o jogo é correria do início ao fim. Esses molengas que tem no time, que não conseguem correr 45 minutos e que são um bando de cai cai, sem vigor, não se criam. Com esse time aí vai ser rebaixado para a série C e aí pode fechar o clube. Velho sem preparo físico e garoto de salto alto não tem vez.

  • Responder

    Antigamente esse clube tinha olheiros, que davam ao clube jogadores de qualidade, o que seria o ideal para o momento da serie B, porém não vejo esperança no que se aproxima, se os dirigentes tiverem coinciencia, retornamos ainda este ano a serie A, mas o problema do nosso Vasco é justanebte quem vem dirigindo este clube. Qualificação, capacidade e principalmente amor verdadeiro ao clube.

  • Responder

    Será que não chega de tanta humilhação??? O que esse time medíocre fez até agora será que ainda não está bom?? Quer fazer nós torcedores ser massacrados, sobretudo pelos torcedores do rival, mais ainda?? O que vcs diretoria… nova, antiga, qqer que seja deve fazer é contratar bem, pra não chegar nesse ponto trágico, que afinal se protela por mais de duas décadas. Tenham um pouco de hombridade. Querer resolver no tapetão, o que não mais se pode resolver. Se essa coisa que vcs chamam de time, não fosse um “timinho” que até em sua própria casa é constantemente surrupiado por todos os árbitros, certamente não estaria nessa situação. Então, sugiro que faça no mínimo o básico, contrate um time competitivo para série B, para que não passe o vexame de Vitória, Cruzeiro e outros que não conseguiram o acesso no ano subsequente ao rebaixamento. E sobretudo lembrem que esse time tem história e uma torcida apaixonada e que não merece passar por vexame jogo após jogo e que sobretudo sua torcida volte a ter orgulho de vestir essa camisa cruzmaltina!!!

    • Parabéns pelo seu comentário perfeito e verdadeiro. Esquece tapetão e monte um time competivo para voltar a série A que é nosso lugar. Saudações vascaínas!???

  • Responder

    O Vasco deveria tentar contratar o Lusca, ele daria jeito e certamente usaria os bons jogadores da base, esses sim tem amor pelo Vasco e garra.

Comente

Veja também
Sócios e antigo dono do Standard Liédge vão à Justiça contra a 777 por dívida milionária

777 Partners, dona da SAF do Vasco, é alvo de 16 processos judiciais por dívidas que totalizam 120 milhões de euros.

Paulo Pezzolano teria aceitado proposta do Vasco

Paulo Pezzolano disse sim ao Vasco da Gama, que terá de negociar multa rescisória com o Real Valladolid, atual clube do técnico.

Expulsão de Hugo Moura e Z4: Casimiro reage à derrota do Vasco para o Athletico-PR

Influenciador e torcedor do Vasco da Gama, Casimiro Miguel analisou os lances da derrota Cruzmaltina para o Athletico-PR.

Edmundo questiona escalação do Vasco contra o Athletico-PR e cobra atitude do time

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

CBF divulga análises do VAR dos lances de Athletico-PR x Vasco; veja

Partida entre Vasco da Gama e Athletico-PR foi recheada de lances polêmicos pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile