Técnico para a Série B e novo VP de futebol entram em pauta no Vasco

Com Luxemburgo à disposição, a diretoria do Vasco da Gama buscar definir o técnico para a Série B, além de novo VP de futebol.

Jorge Salgado discursa durante posse
Jorge Salgado discursa durante posse (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

A realidade bate à porta do Vasco, que começou na segunda-feira, com uma reunião da diretoria, o seu planejamento para a disputa da Segunda Divisão. Uma opção já está na mesa: a permanência de Vanderlei Luxemburgo, que se ofereceu para seguir à frente da equipe após o empate com o Corinthians, no domingo. Entretanto, há outros caminhos no horizonte do cruz-maltino além da sequência do trabalho atual. Um deles é priorizar um profissional que tenha experiência na Série B.

Até hoje, o clube não recorreu ao recurso de contratar treinadores com bagagem acumulada na divisão de acesso. Nas três vezes anteriores em que foi rebaixado, o Vasco optou por profissionais com histórico na Primeira Divisão. Foi o caso em 2009, quando subiu com Dorival Júnior; em 2014, quando começou temporada com Adilson Batista e terminou com Joel Santana; e o mesmo se repetiu em 2016, quando voltou à elite do futebol brasileiro com Jorginho à frente do elenco.

Entretanto, há diferenças significativas entre as três passagens anteriores pela Série B e a provável queda agora. Com a expectativa de diminuição drástica na receita de direitos de transmissão, o que não ocorreu no passado, o Vasco precisará montar elenco e comissão técnica bem mais humildes em termos de valores investidos.

Além disso, espera-se uma dificuldade grande na competição em 2021, que terá Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás como as principais forças. O clube de General Severiano, inclusive, já fez sua escolha para o trabalho em 2021 e Marcelo Chamusca foi contratado, entre outros motivos, justamente por ser um treinador com larga experiência na Segunda Divisão. Os mineiros tiveram a mesma estratégia: após investirem alto na contratação de Luiz Felipe Scolari e não conseguirem subir, foram atrás de Felipe Conceição, outro técnico que já conhece bem a Série B.

— O Vasco precisa montar um elenco que seja bom para disputar a Série B, que é uma competição muito difícil. Quero participar desse planejamento, dessa reconstrução — disse, no domingo, Vanderlei Luxemburgo.

VP longe dos planos

Ter um técnico veterano de Série B não é garantia de acesso, ainda que existam alguns nomes que colecionam bons resultados de 2011 para cá. Guto Ferreira e Geninho, cada um com três, foram os que mais subiram no período. Com dois acessos à Primeira Divisão cada, outros nomes se destacaram: Marcelo Cabo, Gilson Kleina, Jorginho e Enderson Moreira.

Entre as definições no horizonte do presidente Jorge Salgado, além da escolha do técnico que terá a missão de levar o Vasco de volta à elite do futebol nacional, o dirigente também deve acelerar a busca pelo novo vice-presidente de futebol.

José Luiz Moreira é carta fora do baralho. Após ser mantido na diretoria pela nova gestão ao menos até o fim do Campeonato Brasileiro, o dirigente foi escanteado das principais decisões do departamento de futebol. Ele não participou do plano de 15 dias elaborado pelo clube para tentar evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

STJD é esperança

Com mais uma rodada para disputar no Brasileiro e chance de escapar do rebaixamento, ao menos matematicamente, o Vasco se rendeu à ressaca da queda virtual. O plano de 15 dias, elaborado pela diretoria para evitar o pior, foi abortado após o empate com o Corinthians. Nele constava treinos todos os dias até o fim da competição, mas ontem a atividade foi cancelada e os jogadores ganham folga.

O time voltará a campo na quinta-feira, contra o Goiás, pela última rodada. Matematicamente, o Vasco ainda tem chance de salvação: teria de vencer, torcer por uma derrota do Fortaleza para o Fluminense e ainda tirar uma diferença de 12 gols de saldo em relação aos cearenses.

Sem esperanças de que isso aconteça, o Vasco seguirá para a rodada final de olho na decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de abrir ou não julgamento para a anulação da partida contra o Internacional. O cruz-maltino tenta um novo jogo depois que o VAR falhou justamente na hora de conferir se o primeiro gol dos gaúchos foi legal.

Fonte: Extra Online

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Na série B como na série C o que prevalece é time que tem preparo físico para correr os 90 minutos e um pouco de técnica e tática, pois o jogo é correria do início ao fim. Esses molengas que tem no time, que não conseguem correr 45 minutos e que são um bando de cai cai, sem vigor, não se criam. Com esse time aí vai ser rebaixado para a série C e aí pode fechar o clube. Velho sem preparo físico e garoto de salto alto não tem vez.

  • Responder

    Antigamente esse clube tinha olheiros, que davam ao clube jogadores de qualidade, o que seria o ideal para o momento da serie B, porém não vejo esperança no que se aproxima, se os dirigentes tiverem coinciencia, retornamos ainda este ano a serie A, mas o problema do nosso Vasco é justanebte quem vem dirigindo este clube. Qualificação, capacidade e principalmente amor verdadeiro ao clube.

  • Responder

    Será que não chega de tanta humilhação??? O que esse time medíocre fez até agora será que ainda não está bom?? Quer fazer nós torcedores ser massacrados, sobretudo pelos torcedores do rival, mais ainda?? O que vcs diretoria… nova, antiga, qqer que seja deve fazer é contratar bem, pra não chegar nesse ponto trágico, que afinal se protela por mais de duas décadas. Tenham um pouco de hombridade. Querer resolver no tapetão, o que não mais se pode resolver. Se essa coisa que vcs chamam de time, não fosse um “timinho” que até em sua própria casa é constantemente surrupiado por todos os árbitros, certamente não estaria nessa situação. Então, sugiro que faça no mínimo o básico, contrate um time competitivo para série B, para que não passe o vexame de Vitória, Cruzeiro e outros que não conseguiram o acesso no ano subsequente ao rebaixamento. E sobretudo lembrem que esse time tem história e uma torcida apaixonada e que não merece passar por vexame jogo após jogo e que sobretudo sua torcida volte a ter orgulho de vestir essa camisa cruzmaltina!!!

    • Parabéns pelo seu comentário perfeito e verdadeiro. Esquece tapetão e monte um time competivo para voltar a série A que é nosso lugar. Saudações vascaínas!???

  • Responder

    O Vasco deveria tentar contratar o Lusca, ele daria jeito e certamente usaria os bons jogadores da base, esses sim tem amor pelo Vasco e garra.

Comente

Veja também
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.

Paulo Salomão é nomeado para o Conselho da SAF
A favor de abrir contratos, Paulo Salomão é efetivado no Conselho da SAF

O vice-presidente do Vasco da Gama, Paulo Salomão, foi nomeado para a segunda cadeira da associação no Conselho da SAF.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.