Súmula aponta que jogo entre Sport e Vasco não foi encerrado; entenda

A retificação na súmula pode ajudar o Vasco da Gama a conseguir os três pontos no jogo contra o Sport, caso que está no STJD.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

A chance de os três pontos da partida contra o Sport serem dados ao Vasco da Gama é real. O caso da confusão na Ilha do Retiro está nas mãos do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e um detalhe pode ser crucial para que o Gigante leve os três pontos no confronto.

Teoricamente, o jogo foi encerrado, por volta de 44 minutos do segundo tempo, depois que torcedores dos donos da casa quebraram um dos portões do estádio e invadiram o campo. No entanto, Raphael Claus, árbitro da partida, fez uma retificação na súmula da partida que permite uma outra interpretação.

Está constado no documento que “em virtude do tumulto narrado, a partida não pode ser continuada”, ou seja, o confronto foi apenas interrompido e não encerrado. A partir disso, aumenta as chances de que o STJD decida por dar os três pontos ao Vasco por causa do artigo 20 do Regulamento Geral das Competições.

Baseado no regulamento, se a partida for interrompida e não voltar, aquele que for o culpado ou responsabilizado da paralização, que no caso foi o Leão, será declarado perdedor por 3×0, mesmo formato do W.O. As informações foram trazidas pelo Twitter Arena Cruzmaltina, que completou dizendo que a decisão se passará pela finalização ou não do confronto.

Retificação da súmula de Sport x Vasco
Retificação da súmula de Sport x Vasco

Na mira da Justiça

A partir do que disse a arbitragem, ganha força o argumento que a não continuidade foi por causa do tumulto. Por causa da confusão, a procuradoria do STJD solicitou a interdição da Ilha do Retiro, e os vascaínos Raniel e Luiz Henrique, que foram mais destacados na comemoração do gol, foram denunciados e podem não jogar mais em 2023.

Mais sobre:Sport
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.