Rafael Paiva prioriza diálogo com pouco tempo à frente do Vasco

Com o trabalho provisório e pouco tempo de trabalho, o técnico interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva, tem prezado a conversa com o elenco.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva em entrevista coletiva (Foto: Bruno Murito)

A semana de Rafael Paiva tem sido uma loucura. Preparado para comandar o time sub-20 do Vasco na decisão da Copa Rio diante do Flamengo, no domingo passado, o técnico teve que deixar os planos de lado para atender ao chamado do profissional. Sem muito tempo para treinar e conhecer o elenco, o interino tem priorizado as conversas ao longo da semana.

Enquanto traçava planos com o diretor de futebol Pedro Martins e o CEO Lúcio Barbosa, Paiva viu de longe a conquista do seu primeiro título com o sub-20 do Vasco – ele foi contratado no fim de janeiro.

Entre descobrir que treinaria o profissional e o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, diante do Fortaleza, Rafael Paiva teve apenas dois dias para treinar o elenco. Antes do confronto com o Athletico-PR, pelo Brasileirão, no domingo, serão mais três sessões de treinos.

O curto espaço de tempo faz o interino usar a comunicação como arma no Vasco. Paiva é um treinador que gosta de conversar e ouvir os jogadores e profissionais do dia a dia do clube. Ele também tem utilizado vídeos para passar suas ideias ao elenco.

Tanto na base do Palmeiras quanto na do Vasco, Rafael Paiva é conhecido pela proposta ofensiva e pela liberdade que dá aos jogadores de frente. No profissional, ele teve que se adaptar – contra o Fortaleza, por exemplo, foi a estratégia defensiva que garantiu o empate fora de casa.

– Acredito muito no jogo ofensivo, acho que um jogo propositivo faz com que os atletas se desenvolvam mais. Mas o contexto era diferente, a gente precisava se organizar para aprender a sofrer sem tomar gol, isso é muito importante em qualquer categoria – disse Paiva na quarta-feira.

– Já conhecia bem o grupo, conhecia bem os jogadores, sabia do perfil dos jogadores. Por maior que seja o desafio, é um bom desafio. É onde a gente quer estar, onde a gente trabalha para chegar. Estou muito feliz pela resposta dos atletas – completou o interino.

Pessoas que acompanharam a rotina de Paiva nos últimos dias disseram ao ge que não há tanta mudança em relação aos técnicos anteriores, até pelo falta de tempo – o trabalho é provisório e o Vasco já busca um substituto para Ramón Díaz.

Uma das mudanças foi aumentar as opções no meio-campo do Vasco. Com Payet fora do jogo contra o Fortaleza e ninguém para substituir o camisa 10, Paiva chamou o jovem Guilherme Estrella para treinar no profissional.

O meia do sub-20 é um jogador que agrada bastante ao interino e tem 13 jogos, com quatro gols e duas assistências, na base em 2024. Ele ficou no banco contra o Fortaleza e deve ser relacionado também para enfrentar o Athletico-PR, às 16h de domingo, na Ligga Arena.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho é o presidente do Vasco
Pedrinho afirma que associativo do Vasco vai ‘voar’ financeiramente

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho falou em entrevista sobre o movimento do Clube para afastar a 777 da gestão do Clube.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Vasco já mapeia novos parceiros em caso de ruptura total com a 777 Partners

Vasco da Gama entrou na Justiça e conseguiu afastar a 777 Partners do controle do futebol do Clube, alegando risco de penhora.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Pedrinho garante salários em dia no Vasco em caso de saída da 777 Partners

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho avaliou como ficarão as contas do Clube em um cenário sem a parceria com a 777 Partners.

Pedrinho e Leila Pereira segurando camisa do Vasco
Embate entre Vasco e 777 Partners pode ameaçar acordo com a Crefisa

Disputa pelo futebol do Vasco da Gama, que se acirrou nesta semana, pode respingar em uma possível negociação com a Crefisa.

Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.