Sub-20: protagonistas do título do Carioca falam sobre a conquista pelo Vasco

Figueiredo, Caio Lopes e Arthur Sales foram os grandes destaques do Sub-20 do Vasco da Gama na conquista do Carioca.

Caio Lopes com a taça do Carioca Sub-20
Caio Lopes com a taça do Carioca Sub-20 (Foto: Beto Júnior)

O Vasco foi campeão carioca sub-20 no último domingo após vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, mas o triunfo que coroou grande campanha da “Base Forte” acabou não sendo o único tema do fim de semana em função do momento turbulento vivido pelo futebol profissional do clube. Para não deixar a conquista passar, o ge conversou com três protagonistas do título: o atacante Figueiredo, autor do gol decisivo, e os meias Caio Lopes e Arthur Sales.

“Gosto surreal”

A conquista do Carioca provocou reações distintas no elenco vascaíno, mas especialmente o atacante Figueiredo, que marcou o gol decisivo com cabeçada certeira aos 36 minutos da etapa final, viveu tarde para lá de inesquecível.

Na Colina desde março de 2018, o atleta começou a carreira no Botafogo, mas foi surpreendido com uma dispensa às vésperas de completar 15 anos. Tal reviravolta na vida transformou um gol de título, que já seria naturalmente ímpar, em algo ainda mais significativo e “surreal” para Figueiredo.

– Fui dispensado no sub-15 (pelo Botafogo) quando estava acabando de completar 15 anos se eu não me engano. De repente meu pai recebe uma ligação dizendo que eu fui dispensado, não deram nem uma satisfação a mais. Só tinham falado que eu tinha sido desligado do clube, e eu fiquei sem chão. Sem a menor explicação e sem nada.

– Fiquei um tempo parado, fui para o Boavista, onde consegui me reerguer e chegar aqui ao Vasco. Esse gol que fiz em cima deles teve um gosto surreal. Desde então não tinha feito gol neles e chegou na hora certa. Fico feliz demais por esse gol e por ter ajudado o Vasco a ganhar esse título – revela Figueiredo, que entrou aos 23 minutos do segundo tempo, substituindo o paraguaio Matías Galarza.

E Figueiredo, que completou 19 anos em 14 de outubro, conviveu da melhor maneira possível com o calendário apertado da base nesta semana. Voltou a campo na segunda-feira, foi titular e abriu o placar na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20.

– Pude fazer um gol logo após o título pelo Brasileiro, contra o Corinthians. Fico muito feliz, espero embalar. Na quinta-feira já temos outra batalha pela Copa do Brasil, o jogo de volta. Espero ajudar a equipe novamente e acredito que vamos fortes para buscar a classificação – emendou, referindo-se ao duelo com o Atlético-MG, pela semifinal do torneio.

Caio Lopes: capitão fala em “dever cumprido”

Com longa e vitoriosa história dentro da base do Vasco, Caio Lopes será integrado ao elenco profissional em 2021. Em setembro próximo, completará 21 anos, e ele se vê totalmente capacitado para alçar voos maiores dentro do clube.

– Como sempre falo: estou sempre preparado para as oportunidades caso surjam, já há tempos falo isso. Posso trazer o que todo mundo já sabe: meu jogo não vai mudar. Na profissional ou na base o jeito vai ser sempre o mesmo. É aguardar. Eu estou pronto.

Sobre o título conquistado no último domingo, Caio falou em conclusão bem-sucedida de uma etapa importante dentro da Colina.

– Sensação de dever cumprido, fechando esse ciclo. Foi o último Carioca que joguei na base. Poder encerrar com título e sendo capitão me deu uma sensação de dever cumprido literalmente. A comissão e os atletas mereciam.

Arthur Sales: no primeiro ano no sub-17, surpresa com a artilharia

“Dever cumprido” para Caio, “gosto surreal” na boca de Figueiredo e surpresa agradável para Arthur Sales, artilheiro do Carioca Sub-20 com sete gols. Não é para menos. Com 18 anos completos em julho, o meia imaginava que pouco jogaria após ser promovido. Acabou indo muito além.

– No meu primeiro ano, achei que teria poucas oportunidades, que seria pouco utilizado, mas, graças a Deus, eu pude ter mais oportunidades, entrar e mostrar meu trabalho. Me mostrei como um jogador decisivo, para frente, um jogador importante para a equipe. Com certeza me surpreendeu ter sido o artilheiro – afirmou Arthur, que cruzou para Figueiredo no lance do gol do título.

Convidado a apresentar características à torcida, o capixaba opinou sobre quais são suas principais qualidades e no que precisa evoluir.

– Velocidade e finalização são meus pontos fortes. Meu ponto fraco, onde fui bastante cobrado, foi a marcação. Eu ia mal na marcação, e estou melhorando cada vez mais.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Caíque em partida pelo Juventude
Jogadas de Caíque, especulado no Vasco

Confira algumas jogadas de Caíque, volante do Juventude, que tem sido cotado para reforçar o Vasco da Gama.

Payet em encontro com Lula e Macron
Veja o encontro de Payet com Lula e Macron; francês viaja a Brasília

Como representante esportivo da França, Payet acompanha os presidentes Lula e Macron durante evento e viagem.

Leven Siano em entrevista ao Lance!
Leven afirma que sócios podem ter acesso aos contratos da Vasco SAF

Candidato da oposição para a presidência do Vasco da Gama, Leven Siano se pronuncia mais uma vez sobre a 777 Partners.

Admar Lopes é diretor esportivo do Bordeaux, da França
Vasco avalia o português Admar Lopes, do Bordeaux-FRA, para executivo

O Vasco da Gama está analisando o português Admar Lopes, que está no Bordeaux, da França, para executivo de futebol.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Vasco enfrenta Volta Redonda e América-MG sem transmissão e público

Com um longo período sem partidas oficiais, o Vasco da Gama agenda mais dois amistosos, que serão fechados e sem transmissão.