Série mostra como rivalidade entre Vasco e Flamengo cresceu com Eurico Miranda

A série 'A Mão do Eurico' relembrou detalhes do retorno de Roberto Dinamite ao Vasco da Gama e do Campeonato Carioca de 1981.

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco
Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Nesta segunda-feira (13), foi lançado o primeiro capítulo da série “A Mão do Eurico”, produzida pela plataforma de streaming “Globoplay”. O episódio mostra como a rivalidade entre Vasco e Flamengo cresceu durante os anos 80, principalmente por causa de Roberto Dinamite e do Campeonato Carioca de 1981.

Depois da saída de Roberto para o Barcelona, o astro e ídolo do Vasco não foi bem pelo clube catalão e queria voltar para o Brasil. O primeiro time que chegou e acertou com o atacante foi o Flamengo. Dirigentes do Rubro-Negro e até mesmo o próprio Roberto já davam como fechado o acordo, até Eurico entrar em ação.

O cartola viajou para a Espanha e se encontrou com Dinamite pessoalmente para fechar o contrato. O próprio Eurico conta que chegou rasgando o contrato do atacante com o Flamengo e acertou a volta do ídolo para São Januário em 1980.

Na reestreia de Roberto no Vasco, o Cruz-Maltino venceu o Corinthians por 5 a 2, com Dinamite marcando os cinco gols e cravando de vez seu nome como o maior jogador da história do clube.

Em 1981, o Flamengo de Zico e o Vasco de Roberto decidiram o Campeonato Carioca. Na final, o clube de São Januário precisava ganhar obrigatóriamente três jogos para se sagrar campeão, já que o Rubro-Negro havia vencido dois dos três turnos do torneio e ainda contava com a melhor campanha. Na primeira partida, Dinamite decidiu, marcou dois gols e deu a vitória para o Gigante da Colina. No segundo duelo, mais uma vez o atacante apareceu, em jogo marcado por muita chuva, Roberto aproveitou bola rebatida na área e fez o gol da vitória do Cruz-Maltino nos minutos finais.

Com as duas vitórias do Vasco, os dois times chegavam no terceiro confronto em um Maracanã com 169 mil pessoas presentes em status de igualdade. Em eventual empate, a decisão seria decidida nos pênaltis. O Flamengo fez um primeiro tempo brilhante e abriu 2 a 0, com gols de Adílio e Nunes, mas, na segunda etapa, o Cruz-Maltino melhorou e diminuiu com Ticão – assistência de Roberto Dinamite.

Logo depois do gol, um ladrilheiro invadiu o gramado do Maracanã pelo túnel do vestiário do Flamengo e interrompeu a partida. Com a confusão, o jogo foi paralisado, e Eurico Miranda invadiu o campo para agredir e retirar o invasor. O dirigente do Vasco acusou Paulo Assef, diretor de futebol do Rubro-Negro, de ter permitido a invasão para esfriar a reação vascaína. Ele nega a participação no caso até hoje. A tentativa deu certo, e quando a partida retomou, o time Cruz-Maltino não conseguiu a reagir e viu o Flamengo se sagrar campeão.

A rivalidade aumentou depois daquele ano e, em 1982, os dois times decidiram a final mais uma vez. Em um triangular com América, Flamengo e Vasco, os rivais despacharam o Mecão para jogarem a decisão mais uma vez. Na partida disputada em 5 de dezembro daquele ano, Pedrinho Gaúcho cobrou escanteio, Marquinho desviou e fez o gol do título do Gigante da Colina.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Ramon Rique ganha elogios da comissão em estreia com a camisa do Vasco

Jovem da base do Vasco da Gama, Ramon Rique teve a árdua missão de substituir Tchê Tchê diante do Olimpia, pela Copa Sul-Americana.

Alexandre Mendes exalta Adson e Puma e não descarta dupla titular contra o Flamengo

Auxiliat técnico do Vasco da Gama, Aleandre Mendes analisou a vitória Cruzmaltina sonre o Olimpia, pela Copa Sul-Americana.

Alexandre Mendes explica gol e evolução de Nuno Moreira no Vasco

Alexandre Mendes analisou o gol e a atuação de Nuno Moreira, explicou onde o jogador rende melhor e destacou sua evolução no Vasco.

Ancelotti no Maracanã: técnico da seleção assistirá a Flamengo x Vasco

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti estará no Maracanã para acompanhar o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo.

Vasco atualiza situações de Thiago Mendes, Cuiabano e Andrés Gómez

Vasco da Gama atualizou situação de Thiago Mendes, Cuiabano e Andrés Gómez, que foram ausências contra o Olimpia.

Alexandre Mendes projeta clássico e comenta situação física de titulares

Comandante do Vasco da Gama nesta noite, Alexandre Mendes fala sobre clima para o clássico e atualiza situação de titulares.

Alexandre Mendes analisa vitória e revela por que Vasco cresceu contra o Olimpia

Alexandre Mendes analisou a vitória do Vasco da Gama sobre o Olimpia, explicou o desempenho da equipe e destacou a força do elenco.

Rojas brilha contra o Olimpia, é elogiado por auxiliar e sai ovacionado pela torcida

Meia colombiano do Vasco da Gama, Johan Rojas teve grande atuação na vitória Cruzmaltina diante do Olimpia, pela Sul-Americana.

Saiba quanto o Vasco embolsou com a vitória sobre o Olimpia na Sul-Americana

Vasco da Gama derrotou o Olimpia-PAR, por 3×0, em São Januário, em partida do grupo G da Copa Sul-Americana.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Olimpia; destaques e decepções

Veja as notas dos jogadores do Vasco na vitória por 3 a 0 sobre o Olimpia, com Adson e Rojas entre os destaques e Saldivia como decepção.