Série mostra como rivalidade entre Vasco e Flamengo cresceu com Eurico Miranda

A série 'A Mão do Eurico' relembrou detalhes do retorno de Roberto Dinamite ao Vasco da Gama e do Campeonato Carioca de 1981.

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco
Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Nesta segunda-feira (13), foi lançado o primeiro capítulo da série “A Mão do Eurico”, produzida pela plataforma de streaming “Globoplay”. O episódio mostra como a rivalidade entre Vasco e Flamengo cresceu durante os anos 80, principalmente por causa de Roberto Dinamite e do Campeonato Carioca de 1981.

Depois da saída de Roberto para o Barcelona, o astro e ídolo do Vasco não foi bem pelo clube catalão e queria voltar para o Brasil. O primeiro time que chegou e acertou com o atacante foi o Flamengo. Dirigentes do Rubro-Negro e até mesmo o próprio Roberto já davam como fechado o acordo, até Eurico entrar em ação.

O cartola viajou para a Espanha e se encontrou com Dinamite pessoalmente para fechar o contrato. O próprio Eurico conta que chegou rasgando o contrato do atacante com o Flamengo e acertou a volta do ídolo para São Januário em 1980.

Na reestreia de Roberto no Vasco, o Cruz-Maltino venceu o Corinthians por 5 a 2, com Dinamite marcando os cinco gols e cravando de vez seu nome como o maior jogador da história do clube.

Em 1981, o Flamengo de Zico e o Vasco de Roberto decidiram o Campeonato Carioca. Na final, o clube de São Januário precisava ganhar obrigatóriamente três jogos para se sagrar campeão, já que o Rubro-Negro havia vencido dois dos três turnos do torneio e ainda contava com a melhor campanha. Na primeira partida, Dinamite decidiu, marcou dois gols e deu a vitória para o Gigante da Colina. No segundo duelo, mais uma vez o atacante apareceu, em jogo marcado por muita chuva, Roberto aproveitou bola rebatida na área e fez o gol da vitória do Cruz-Maltino nos minutos finais.

Com as duas vitórias do Vasco, os dois times chegavam no terceiro confronto em um Maracanã com 169 mil pessoas presentes em status de igualdade. Em eventual empate, a decisão seria decidida nos pênaltis. O Flamengo fez um primeiro tempo brilhante e abriu 2 a 0, com gols de Adílio e Nunes, mas, na segunda etapa, o Cruz-Maltino melhorou e diminuiu com Ticão – assistência de Roberto Dinamite.

Logo depois do gol, um ladrilheiro invadiu o gramado do Maracanã pelo túnel do vestiário do Flamengo e interrompeu a partida. Com a confusão, o jogo foi paralisado, e Eurico Miranda invadiu o campo para agredir e retirar o invasor. O dirigente do Vasco acusou Paulo Assef, diretor de futebol do Rubro-Negro, de ter permitido a invasão para esfriar a reação vascaína. Ele nega a participação no caso até hoje. A tentativa deu certo, e quando a partida retomou, o time Cruz-Maltino não conseguiu a reagir e viu o Flamengo se sagrar campeão.

A rivalidade aumentou depois daquele ano e, em 1982, os dois times decidiram a final mais uma vez. Em um triangular com América, Flamengo e Vasco, os rivais despacharam o Mecão para jogarem a decisão mais uma vez. Na partida disputada em 5 de dezembro daquele ano, Pedrinho Gaúcho cobrou escanteio, Marquinho desviou e fez o gol do título do Gigante da Colina.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se reunirá com Ramón Díaz e buscará reverter demissão

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.