Serginho virou ídolo na Turquia e quase acertou com o São Paulo antes do Vasco

O atacante Serginho, de 28 anos, teve o aval de Rogério Ceni para acertar com o São Paulo, mas o Giresunspor não aceitou o negócio.

Serginho em treino do Vasco
Serginho em treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, Serginho deve fazer a sua estreia pelo Vasco contra o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, neste sábado (8), às 16h (de Brasília), em São Januário. Com uma carreira feita praticamente toda na Europa, o atacante de 28 anos quer ser mais conhecido no futebol brasileiro.

Natural de Belo Horizonte (MG), o atacante passou pelas categorias de base de Atlético-MG e Vitória antes de se profissionalizar pelo Araxá-MG. Em seguida, jogou pelo Democrata-MG antes de ir para o Velho Continente.

Em 2015, Serginho participou de um amistoso em um Centro de Treinamento na capital mineira, quando foi descoberto por um empresário que o levou para a Albânia. Como teve problemas com a documentação, o atacante precisou ficar um tempo no KF Hajvalia, de Kosovo, país onde o futebol não é tão desenvolvido.

Ao retornar para a Albânia, o atacante jogou por Skenderbeu e Laci antes de mudar-se para a Macedônia do Norte, onde defendeu com destaque os times locais Rabotnicki e Shkupi.

“Ele me contou que chegou a fazer preparação física no clube correndo nas montanhas com neve no Kosovo, algo muito inusitado. Na Macedônia a estrutura era melhor e o país era muito bonito”, contou Pedrinho, amigo do jogador, ao ESPN.com.br.

Em 2020, Serginho foi contratado pelo Giresunspor, da Turquia, que jogava à época a segunda divisão do país.

“Ele chegou também como um desconhecido e na reserva, mas ganhou espaço e subiu com o time. Ele foi um dos únicos que ficou na elite. A cidade é pequena e gosta muito dele. É um ídolo de verdade. Os turcos são muito fanáticos e sempre que ele saía na rua recebia pedido de fotos e autógrafos. As crianças batiam na porta da casa dele pedindo camisa (risos)”, prosseguiu Pedrinho.

Com tanta idolatria, a diretoria do clube turco não quis negociar o atacante no início da temporada de 2023 com o São Paulo. Serginho, inclusive, contou com o aval do técnico Rogério Ceni, à época ainda no comando do Tricolor, para ser contratado.

“O indicamos ao São Paulo e chegou a ter uma proposta. O Ceni aprovou a contratação, mas não deu certo porque o presidente do time turco não queria fazer negócio e perdeu o jogador de graça no meio do ano”, disse Edinho Granja, um dos empresários do atacante, também ao ESPN.com.br.

No entanto, o jogador ficou livre no mercado após três temporadas e resolveu voltar ao Brasil. E com uma bagagem repleta de experiências, já que, além de inglês e espanhol, também aprendeu um pouco de turco no exterior.

“Era o diferencial do time, e o pessoal ficou triste quando o Serginho foi embora porque era a cara time. Mas o clube passou por problemas financeiros e acabou rebaixado no Turco”, afirmou Pedrinho.

De acordo com Edinho, Serginho teve ofertas de outros clubes antes de acertar com o Vasco.

“Fazia alguns meses que estávamos conversando. Nós o indicamos ao Vasco porque é um clube com um projeto legal e que pode crescer. Ele queria jogar no Brasil, era um sonho dele e não pensou duas vezes. Tinha outras sondagens, mas a camisa do Vasco é muito grande”, disse o empresário.

“Ele está muito feliz com a oportunidade e focado. Está encarando como a chance da vida dele para aparecer. Ele quer ajudar o Vasco a brigar por coisas grandes”, completou o agente.

Durante a sua apresentação no Cruzmaltino, Serginho confidenciou que se espelha em algumas estrelas do mundo da bola. A principal delas Lionel Messi, recém-contratado pelo Inter Miami.

“Eu me espelho no ídolo que é o Messi. Tem um cara também que eu gostava muito que é o Willian. Gosto muito da forma que ele joga. Um cara que eu gostei muito de jogar contra foi o Ozil, Balotelli, entre outros”, disse.

Na última temporada europeia, Serginho disputou 30 partidas pelo Giresunspor, sendo 29 como titular, e registrou três gols e seis assistências.

Próximos jogos do Vasco

  • Cruzeiro (C) – sábado (08/07), 16h – Campeonato Brasileiro
  • Athletico-PR (C) – sábado (22/07), a definir – Campeonato Brasileiro
  • Corinthians (F) – sábado (29/07), a definir – Campeonato Brasileiro

Fonte: ESPN

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.