Separados por 3 pontos, Vasco e Botafogo se enfrentam na Série B pela 1ª vez
O Vasco da Gama briga por uma vaga no G4, enquanto o Botafogo tenta se colocar na primeira página da tabela da Série B.
Já são 97 anos de rivalidade e mais de 300 jogos disputados entre Vasco da Gama e Botafogo na história. Entretanto, o clássico deste sábado (31), às 21h, no Nilton Santos, terá um detalhe inédito, que nenhum dos clubes queria que acontecesse, será válido pela Série B.
Com quatro participações na segunda divisão do Gigante, e três do Alvinegro de General Severiano, é a primeira edição que estarão juntos. Portanto, se trata do primeiro confronto pela Série B. Na história, o Vasco leva ampla vantagem sobre o adversário: 131 vitórias, 95 empates e 83 derrotas, em 309 partidas.
O Clássico da Amizade, como é historicamente conhecido, marcará, desta vez, um confronto direto na tabela. Atualmente, a diferença na tabela entre os times é de apenas três pontos, ou seja, se o Botafogo vencer o clássico empata com o Vasco na pontuação. Atualmente, o Cruzmaltino é o sétimo colocado com 22, enquanto o adversário está em 11º com 19.
Lembrando que estará em jogo para o Vasco a chance de entrar no G4. Para isso, no entanto, precisa vencer e torcer por tropeços de adversários. O quarto é o CRB, com 24 pontos. Além dos alagoanos, o Gigante vai precisar secar Goiás e Guarani, o quinto e sexto colocado, respectivamente, o que não será nada fácil.
Momentos
Naturalmente, o Botafogo busca a vitória para entrar na briga do G4, o que ainda não conseguiu devido à irregularidade na competição. No entanto, está embalado com duas vitórias seguidos, um 1×0 sobre o Confiança e o 2×0 sobre o CSA, nesse começo de trabalho do técnico Enderson Moreira.
O caso do Vasco é parecido. Lisca estreou no comando do Vasco semana passada, com uma goleada por 4×1 sobre o Guarani. A partir disso, a torcida se empolgou, o que foi amenizado com a derrota no meio de semana para o São Paulo, por 2×0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.