Sampaoli revela alerta a Payet em acerto com o Vasco e explica motivo

O técnico Jorge Sampaoli disse que alertou o meio-campista Dimitri Payet sobre como funciona o futebol brasileiro.

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/ Atlético/Divulgação)

Técnico renomado com passagem recente pelo Flamengo, Jorge Sampaoli concedeu entrevista ao jornal L’Équipe, da França, e uma dos assuntos foi Dimitri Payet, meio-campista do Vasco da Gama. O argentino revelou que fez um alerta importante para o francês no acerto com o Gigante.

– Quando ele assinou com o Vasco, ele me contatou. Falei para ele tomar cuidado, porque não era futebol para ele. Falei que é porque (o futebol brasileiro) tem muitas viagens, porque exige muita energia, é um campeonato muito disputado – disse o comandante, que completou:

– Ele iria chegar a um lugar onde o nível de exigência seria muito alto e o nível de intensidade quase excessivo. Mas ele veio (para o Brasil), está motivado e está feliz aqui. Isso me deixa feliz por ele.

“Não diga a ele para voltar”

Na mesma entrevista, Sampaoli ainda rasgou elogios ao francês e o colocou como um dos melhores meias com quem trabalhou, parceria essa que aconteceu no Olympique de Marselha. Outro que encantou o técnico foi o chileno Jorge Valdívia, seu camisa 10 na Seleção do Chile na década passada.

– Eles brincam com os olhos e não com os pés. Eles têm tudo claramente em suas cabeças. Payet, não diga a ele para voltar. Ele está perto da área adversária e espera a bola. Porque às vezes ele queria desistir para jogar, voltava muito e não tinha mais as coisas em mente – disse Sampaoli, que seguiu sobre a forma de jogar do atleta:

– Mas não, não é Payet quem deve ir até você, é você quem deve ir até ele. Quando você chega em Payet, quando ele se vira e olha para a superfície, você sabe que algo vai acontecer, sempre. Não tem problema não correr se você tem o controle da bola. Se você não tem o controle não faz sentido ter esses jogadores. No meu projeto de jogo, Payet é muito interessante. Ele decidiu muitas partidas nesta posição.

Liberdade ao talento!

Sampaoli seguiu a declaração sobre Payet reforçando a visão que tem sobre a forma como deve ser utilizado em campo, defendendo a liberdade. Para o técnico, não pode colocar limite em talentos e classificou como “estúpido” dar obrigações defensivas ao meio-campista, o que limitaria na criação ofensiva.

– Talento, não devemos tentar estruturá-lo, limitá-lo, talento…é talento! Você deixa ele se expressar. Devemos dar liberdade, mas sabendo claramente que posição devem ocupar. Porque você não vai pedir a Payet para correr 70 metros em uma direção e 70 metros na outra. Isso seria estúpido – completou o comandante.

Payet chegou ao Vasco no segundo semestre do ano passado, com a missão de ser a referência técnica na disputa contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o que foi cumprido. Em 2024, o meio-campista se apresentou bem fisicamente, motivado a ser ainda melhor na temporada, em busca de objetivos mais ambiciosos.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.