Salgado comenta propostas antirracistas e ressalta pioneirismo do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, apresentou propostas com orientações e punições mais rígidas em casos de racismo.

Jorge Salgado durante seminário na CBF
Jorge Salgado durante seminário na CBF

Nesta quarta-feira (24), aconteceu o Seminário de Combate ao Racismo, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Algumas figuras ilustres marcaram presença no evento, como Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Gilberto Gil, consagrado cantor brasileiro.

Quem estava presente também foi Jorge Salgado, que aproveitou para entregar uma carta para Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, endossando a ideia de aumentar o nível de punições em casos de racismo. Depois, o presidente do Vasco da Gama falou sobre a iniciativa e ressaltou que o antirracismo é um marco histórico do Gigante.

– Já é passada a hora de darmos um basta definitivo no racismo e no preconceito no futebol brasileiro. Para isso medidas ousadas e inovadoras devem ser adotadas. Apresentamos hoje um conjunto de propostas para a CBF durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência baseadas nas nossas melhores práticas, com resultados comprovados. A luta contra o racismo está no DNA do nosso clube. Temos orgulho do Vasco ser a caneta que escreve a história. E orgulho de termos sido citados pela Fifa como exemplo – disse o mandatário vascaíno no Twitter.

Como citado por Salgado, o Cruzmaltino foi usado como exemplo durante o seminário em questão. Pavel Klymenko, assessor de Diversidade e Anti-discriminação da FIFA, colocou os Camisas Negras de 1923, time que ficou marcado pela Resposta Histórica, num dos slides do evento.

Luta histórica

Na saída do seminário, o presidente vascaíno ainda acrescentou no tema: “O Vasco é pioneiro nesse tema. Foi o primeiro clube que admitiu negros no futebol brasileiro e foi discriminado por isso. Demos esse pontapé inicial e estamos nessa briga até hoje”. O Cruzmaltino, inclusive, tem se aprofundado também nas questões LGBTQIA+, outra grande barreira no futebol e na sociedade.

Mais sobre:Jorge Salgado
Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.