Salgado comenta propostas antirracistas e ressalta pioneirismo do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, apresentou propostas com orientações e punições mais rígidas em casos de racismo.

Jorge Salgado durante seminário na CBF
Jorge Salgado durante seminário na CBF

Nesta quarta-feira (24), aconteceu o Seminário de Combate ao Racismo, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Algumas figuras ilustres marcaram presença no evento, como Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Gilberto Gil, consagrado cantor brasileiro.

Quem estava presente também foi Jorge Salgado, que aproveitou para entregar uma carta para Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, endossando a ideia de aumentar o nível de punições em casos de racismo. Depois, o presidente do Vasco da Gama falou sobre a iniciativa e ressaltou que o antirracismo é um marco histórico do Gigante.

– Já é passada a hora de darmos um basta definitivo no racismo e no preconceito no futebol brasileiro. Para isso medidas ousadas e inovadoras devem ser adotadas. Apresentamos hoje um conjunto de propostas para a CBF durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência baseadas nas nossas melhores práticas, com resultados comprovados. A luta contra o racismo está no DNA do nosso clube. Temos orgulho do Vasco ser a caneta que escreve a história. E orgulho de termos sido citados pela Fifa como exemplo – disse o mandatário vascaíno no Twitter.

Como citado por Salgado, o Cruzmaltino foi usado como exemplo durante o seminário em questão. Pavel Klymenko, assessor de Diversidade e Anti-discriminação da FIFA, colocou os Camisas Negras de 1923, time que ficou marcado pela Resposta Histórica, num dos slides do evento.

Luta histórica

Na saída do seminário, o presidente vascaíno ainda acrescentou no tema: “O Vasco é pioneiro nesse tema. Foi o primeiro clube que admitiu negros no futebol brasileiro e foi discriminado por isso. Demos esse pontapé inicial e estamos nessa briga até hoje”. O Cruzmaltino, inclusive, tem se aprofundado também nas questões LGBTQIA+, outra grande barreira no futebol e na sociedade.

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.