Salgado comenta propostas antirracistas e ressalta pioneirismo do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, apresentou propostas com orientações e punições mais rígidas em casos de racismo.

Jorge Salgado durante seminário na CBF
Jorge Salgado durante seminário na CBF

Nesta quarta-feira (24), aconteceu o Seminário de Combate ao Racismo, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Algumas figuras ilustres marcaram presença no evento, como Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Gilberto Gil, consagrado cantor brasileiro.

Quem estava presente também foi Jorge Salgado, que aproveitou para entregar uma carta para Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, endossando a ideia de aumentar o nível de punições em casos de racismo. Depois, o presidente do Vasco da Gama falou sobre a iniciativa e ressaltou que o antirracismo é um marco histórico do Gigante.

– Já é passada a hora de darmos um basta definitivo no racismo e no preconceito no futebol brasileiro. Para isso medidas ousadas e inovadoras devem ser adotadas. Apresentamos hoje um conjunto de propostas para a CBF durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência baseadas nas nossas melhores práticas, com resultados comprovados. A luta contra o racismo está no DNA do nosso clube. Temos orgulho do Vasco ser a caneta que escreve a história. E orgulho de termos sido citados pela Fifa como exemplo – disse o mandatário vascaíno no Twitter.

Como citado por Salgado, o Cruzmaltino foi usado como exemplo durante o seminário em questão. Pavel Klymenko, assessor de Diversidade e Anti-discriminação da FIFA, colocou os Camisas Negras de 1923, time que ficou marcado pela Resposta Histórica, num dos slides do evento.

Luta histórica

Na saída do seminário, o presidente vascaíno ainda acrescentou no tema: “O Vasco é pioneiro nesse tema. Foi o primeiro clube que admitiu negros no futebol brasileiro e foi discriminado por isso. Demos esse pontapé inicial e estamos nessa briga até hoje”. O Cruzmaltino, inclusive, tem se aprofundado também nas questões LGBTQIA+, outra grande barreira no futebol e na sociedade.

Mais sobre:Jorge Salgado
Comente

Veja também
Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar atuação do atacante

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.