Salgado comenta os 97 anos da Resposta Histórica e interesse no Maracanã

O presidente Jorge Salgado disse que é dever do Vasco da Gama seguir na luta contra o racismo, e que o Maracanã é estratégico para o Clube.

Jorge Salgado toma posse em definitivo
Jorge Salgado toma posse em definitivo (Foto: Jorge Porciuncula/Vasco.com.br)

Em publicação no Twitter destinada ao vascaínos, o presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, se manifestou sobre dois assuntos que estão em destaque nesta quarta-feira (07) no noticiário vascaíno.

O mandatário vascaíno destacou o aniversário de 97 anos da Resposta Histórica, dizendo que a luta ainda continua e que o Vasco tem o dever de continuar na liderança de causas contra o racismo, além de injustiças sociais de qualquer natureza.

– Hoje é um dia especial para nós. Celebramos os 97 anos da Resposta Histórica que tanto nos orgulhamos, cientes que a luta ainda não acabou. É dever do Vasco seguir liderando as causas contra o racismo e as injustiças sociais.

Em seguida, o presidente destacou um trecho da Resposta Histórica: “São esses doze jogadores, jovens,….., e o ato público que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glórias”.

A Resposta Histórica foi uma carta redigida pelo então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, em 7 de abril de 1923, para a AMEA, se negando a excluir 12 jogadores negros e operários do seu elenco, cravando ali um marco na luta contra o racismo.

Jorge Salgado também comentou o encontro com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, para oficializar o interesse na licitação do Maracanã. O presidente relembrou o protagonismo na construção da lenda do estádio, e afirmou que o retorno ao estádio é uma decisão estratégica para o futuro do Clube.

– Ao reverenciar o passado, projetamos nosso futuro. Estive ontem com o governador Claudio Castro para oficializar o interesse do Vasco na licitação do Maracanã. Fomos protagonistas na construção da lenda do maior palco do futebol mundial. Voltar para o Maracanã é uma decisão estratégica para o futuro do Vasco e perfeitamente compatível com nosso projeto de modernização de SJ. Em frente!

O Vasco vê o Maracanã como alternativa para mandar suas partidas enquanto São Januário é reformado, o que está previsto para começar no segundo semestre deste ano, deixando o estádio fechado até agosto de 2023. A licitação deve ser lançada pelo Governo do Estado em breve.

Comente

Veja também
GB e Lyncon, jogadores do Vasco
Lyncon e GB são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Lyncon e GB foram convocados por Ramon Menezes para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Palmeiras

O técnico Rafael Paiva testou mudanças ao longo da semana e pode escalar o Vasco com novidades para enfrentar o Palmeiras.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Vasco prepara plano de recuperação judicial

O Vasco da Gama pode seguir o caminho de outras SAFs e prepara plano de recuperação judicial para pagamento de dívidas.

Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.