Salgado comenta os 97 anos da Resposta Histórica e interesse no Maracanã

O presidente Jorge Salgado disse que é dever do Vasco da Gama seguir na luta contra o racismo, e que o Maracanã é estratégico para o Clube.

Jorge Salgado toma posse em definitivo
Jorge Salgado toma posse em definitivo (Foto: Jorge Porciuncula/Vasco.com.br)

Em publicação no Twitter destinada ao vascaínos, o presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, se manifestou sobre dois assuntos que estão em destaque nesta quarta-feira (07) no noticiário vascaíno.

O mandatário vascaíno destacou o aniversário de 97 anos da Resposta Histórica, dizendo que a luta ainda continua e que o Vasco tem o dever de continuar na liderança de causas contra o racismo, além de injustiças sociais de qualquer natureza.

– Hoje é um dia especial para nós. Celebramos os 97 anos da Resposta Histórica que tanto nos orgulhamos, cientes que a luta ainda não acabou. É dever do Vasco seguir liderando as causas contra o racismo e as injustiças sociais.

Em seguida, o presidente destacou um trecho da Resposta Histórica: “São esses doze jogadores, jovens,….., e o ato público que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glórias”.

A Resposta Histórica foi uma carta redigida pelo então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, em 7 de abril de 1923, para a AMEA, se negando a excluir 12 jogadores negros e operários do seu elenco, cravando ali um marco na luta contra o racismo.

Jorge Salgado também comentou o encontro com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, para oficializar o interesse na licitação do Maracanã. O presidente relembrou o protagonismo na construção da lenda do estádio, e afirmou que o retorno ao estádio é uma decisão estratégica para o futuro do Clube.

– Ao reverenciar o passado, projetamos nosso futuro. Estive ontem com o governador Claudio Castro para oficializar o interesse do Vasco na licitação do Maracanã. Fomos protagonistas na construção da lenda do maior palco do futebol mundial. Voltar para o Maracanã é uma decisão estratégica para o futuro do Vasco e perfeitamente compatível com nosso projeto de modernização de SJ. Em frente!

O Vasco vê o Maracanã como alternativa para mandar suas partidas enquanto São Januário é reformado, o que está previsto para começar no segundo semestre deste ano, deixando o estádio fechado até agosto de 2023. A licitação deve ser lançada pelo Governo do Estado em breve.

Comente

Veja também
Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não surtem efeitos e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.