Roberto Dinamite ‘batizou’ goleiro ao perder pênalti em torneio na Paraíba

História inulsitada aconteceu em 1991, quando o goleiro advresáruo, Neto, pegou a cobrança de Roberto Dinamite e virou 'Neto Dinamite'.

Roberto Dinamite no Torneio Início com a camisa do Guarabira
Roberto Dinamite no Torneio Início com a camisa do Guarabira (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Em 1991, Roberto Dinamite — que morreu na manhã do domingo, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações causadas por um câncer de intestino — viveu um momento inusitado na sua carreira. O eterno ídolo do Vasco esteve na Paraíba para disputar o Torneio Início, do Campeonato Paraibano, por um time local. Na ocasião, o então atacante desperdiçou uma cobrança de pênalti e, com isso, entrou para a história do goleiro adversário, Neto, que, a partir daquela defesa, passou a ser conhecido no futebol como Neto Dinamite.

Foi há quase 32 anos que Roberto Dinamite aceitou o convite do já extinto Guarabira para disputar o Torneio Início, que aconteceu na cidade de mesmo nome do clube, na região metropolitana de João Pessoa. O campeonato, inclusive, contava com um detalhe especial em seu regulamento: cada jogo teve dois tempos de 15 apenas minutos cada, e toda a competição foi realizada em apenas um dia. Naquela época, o ídolo vascaíno estava sem clube após ter defendido a Portuguesa no Brasileirão de 89 e o Campo Grande no Carioca de 90.

No jogo de estreia no Torneio Início, o Guarabira enfrentou, no lotado e vibrante Estádio Sílvio Porto, o Nacional de Cabedelo — clube com poucos resultados expressivos dentro de campo. Aos cinco minutos de jogo, um pênalti foi marcado para o Guarabira; Roberto Dinamite colocou a bola na marca da cal, bateu forte e… Neto defendeu! A partir daí, a história do goleiro mudaria de figura.

— Nunca imaginei viver uma situação daquela. Estava ali diante de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e defendendo um pênalti. É claro que fiquei emocionado — lembra Neto.

Em outro lance da partida, Dinamite cobrou com categoria uma falta no ângulo e mais uma vez Neto esteve lá para fazer a defesa, levando a partida, que terminou em 0 a 0, para a disputa de pênaltis. Neto conta que, nas cobranças, o eterno atacante o chamou e disse que ele não defenderia a nova cobrança.

— Ele chegou para mim e disse: “Vou bater no mesmo canto e você não vai pegar”. Ele bateu, e eu cheguei a tocar na bola, que bateu na trave e entrou. Mas ali a torcida já estava gritando o meu nome — relembra.

O time de Roberto Dinamite no Torneio Início foi eliminado logo na partida seguinte, pelo Campinense. A curta passagem do ídolo do Vasco no futebol paraibano rendeu, além de seus minutos com a camisa do Guarabira, a consagração do próprio apelido ao arqueiro do Nacional de Cabedelo.

Durante toda a carreira, Neto Dinamite defendeu as cores do Auto Esporte-PB, Santa Cruz-PB, Estudantes de Timbaúba, Parnamirim, Vasco-SE, Corinthians-AL, Cruzeiro-AL e Santos de Tereré. Depois de aposentado, se tornou preparador de goleiros e passou por CSP e Botafogo-PB. Atualmente tem contrato vigente com o Auto Esporte-PB, de João Pessoa, para a disputa do Campeonato Paraibano 2023.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz e Emiliano Díaz na Vila Belmiro
Veja 6 fatores que levaram Ramón Díaz da glória à demissão polêmica no Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco da Gama e logo conquistou a confiança com um trabalho elogiável, mas deixa o Clube de forma questionável.

Vasco perde para o Criciúma
Goleada do Criciúma foi a maior sofrida pelo Vasco em casa na Série A

O Vasco da Gama foi derrotado por 4×0 dentro de São Januário, em partida que ficará na história por bater recorde negativo.

Ramón e Emiliano no Nilton Santos
Vasco afirma que Ramón e Emiliano Díaz pediram demissão; veja nota

O Vasco da Gama afirmou que Ramón Díaz e Emiliano pediram para deixar o Clube no vestiário, após derrota para o Criciúma.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.