Clássico dos Milhões chega aos 100 anos com novas perspectivas

O Clássico dos Milhões resistiu à decadência do Vasco da Gama e agora ganha novas perspectivas após Clube virar SAF.

Gabriel Pec em jogo contra o Flamengo
Gabriel Pec em jogo contra o Flamengo (Foto: Instagram/Gabriel Pec)

Um dos maiores clássicos do Brasil chega aos cem anos longe do auge, mas esperançoso de que uma guinada na competitividade possa estar se aproximando. Talvez ela comece já hoje, às 18h10, quando Flamengo e Vasco entrarem em campo, no Maracanã, pelo Carioca.

Afinal, é o jogo de um time abalado pelo começo ruim de trabalho, que acumula resultados negativos em sequência, contra outro que atravessa dias de otimismo. E não estamos falando de um cruz-maltino em crise e de um rubro-negro voando em céu de brigadeiro. É sim o contrário, por mais estranho que isso possa soar.

Milhões tornaram esse estranhamento possível. O Vasco superou os R$ 100 milhões em gastos para formar o elenco que vem de três vitórias seguidas. Treze jogadores assinaram e outros ainda podem chegar e sair do elenco até o fechamento da janela de transferências, em abril, em uma reformulação que dá sinais de salto de qualidade em relação aos grupos passados.

Clássico dos Milhões chega aos 100 anos
Clássico dos Milhões chega aos 100 anos (Foto: Arte/O Globo)

Os milhões que aproximam são os mesmos que afastaram os rivais do clássico entre as duas maiores torcidas do Rio, a primeira e a quinta mais numerosas do Brasil, de acordo com a pesquisa O GLOBO/IPec do ano passado: cerca de R$ 820 milhões de faturamento anual a mais por parte do Flamengo, de acordo com os balanços mais recentes, referentes a 2021.

A formação desse abismo financeiro gerou também um abismo esportivo. Atualmente, o Flamengo soma 23 vitórias a mais nos confrontos diretos. E quase metade dessa hegemonia, dez vitórias de vantagem, foi construída apenas nos últimos sete anos de um clássico centenário.

As salas de troféus dos rivais também foram diretamente afetadas pela discrepância na capacidade de investimento. Na última década, a do rubro-negro, na Gávea, ganhou 14 novas taças. A do cruz-maltino, em São Januário, duas.

A retomada de um maior equilíbrio em campo hoje pode ser o primeiro passo para o Vasco provar que velhas máximas, de que não existe favoritismo em clássicos, ou de que o futebol é cíclico, cada vez mais difíceis de se bancar na prática, são realmente verdadeiras.

Houve um tempo na rivalidade entre as duas equipes que isso pareceu mais factível. Como quando o Vasco acumulou mais vitórias sobre o arquirrival, na década de 1980, a despeito do fato de ser a época em que a geração mais vencedora do Flamengo esteve em campo.

Ou quando Petkovic cobrou falta com mestria aos 43 minutos do segundo tempo para fazer 3 a 1 na final do Carioca sobre o Vasco, explodir a torcida rubro-negra e tratar de colocar definitivamente um ponto final na era mais vitoriosa do time de São Januário.

Flamengo e Vasco, rivais desde que dividiram um campo pela primeira vez de maneira oficial, em 1923, no extinto estádio da Rua Paysandu, também competem hoje para ver quem vai gerir o Maracanã. A rivalidade centenária resistiu à decadência vascaína e agora ganha novas perspectivas com a SAF. O Clássico dos Milhões está vivo. Quem sabe, pronto para mais cem anos.

Fonte: O Globo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.