Riquelme desponta como promessa em péssimo ano defensivo do Vasco

O Vasco da Gama teve pesadelos com péssimos desempenhos coletivos e individuais dos defensores, mas o lateral-esquerdo Riquelme 'se salvou'.

Riquelme durante jogo contra o Guarani
Riquelme durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O LANCE! dá sequência nesta terça-feira à retrospectiva do Vasco com foco no desempenho da defesa durante o ano. O sistema defensivo do Cruz-Maltino foi problemático ao longo de toda a temporada 2021. No Campeonato Brasileiro foi a segunda pior, o que foi determinante para o não acesso. Mas os sinais já haviam sido dados desde o início da temporada.

No início do ano, o clube enfrentou o quarto rebaixamento de sua história com a quarta defesa mais vazada da competição: sofreu 56 gols. Diante disso, o clube trouxe o experiente zagueiro Ernando, o medalhista olímpico Zeca para a lateral-esquerda. No entanto, o sistema defensivo foi o grande calcanhar de Aquiles da campanha na Série B.

Tanto que já nos primeiros jogos com o time sub-22 e nos primeiros com o time principal gols foram sofridos. E na sequência do Campeonato Carioca mais sinais foram vistos. Mas foram pouco valorizados, aparentemente. O clube não se reforçou mais para o início da principal competição da temporada e patinou desde o início.

A estreia do time na Série B do Campeonato Brasileiro foi trágica, e novamente o sistema defensivo foi muito mal. Mas cada jogador iria protagonizar uma falha diferente, na média, por semana. Foram diversas falhas coletivas e individuais, com erros nas jogadas aéreas, nas saídas de bola e nos espaços deixados para os contra-ataques dos adversários.

Zeca errou passes e deixou espaços; Léo Matos foi expulso ainda no primeiro tempo de um clássico decisivo; Ricardo Graça cometeu pênalti após errar na saída de bola em São Januário; Miranda, suspenso, não acrescentou na reta final; e Walber, o último a chegar, também falhou feio na área.

O capitão Leandro Castan teve o ano de maior desgraça junto à torcida do Vasco, com vaias e xingamentos; Walber jogou poucas vezes, mas também deixou péssima última impressão; Ernando não deixou saudades; quem melhor atuou foi Riquelme.

Com apenas 19 anos, o jovem lateral-esquerdo foi uma das poucas boas notícias do elenco vascaíno em 2021. Ele demonstrou ter qualidade e personalidade e é uma joia a ser lapidada nas próximas temporadas. Tende a oscila, mas também evoluir e ganhar cada vez mais rodagem, experiência e ser importante para a equipe tentar voltar à elite do futebol brasileiro em 2022.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Riquelme
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Fraco e não marca ninguém !!!! Pra começar tem que tomar um fortificante !

Comente

Veja também
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Sair da versão mobile