Riquelme desponta como promessa em péssimo ano defensivo do Vasco

O Vasco da Gama teve pesadelos com péssimos desempenhos coletivos e individuais dos defensores, mas o lateral-esquerdo Riquelme 'se salvou'.

Riquelme durante jogo contra o Guarani
Riquelme durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O LANCE! dá sequência nesta terça-feira à retrospectiva do Vasco com foco no desempenho da defesa durante o ano. O sistema defensivo do Cruz-Maltino foi problemático ao longo de toda a temporada 2021. No Campeonato Brasileiro foi a segunda pior, o que foi determinante para o não acesso. Mas os sinais já haviam sido dados desde o início da temporada.

No início do ano, o clube enfrentou o quarto rebaixamento de sua história com a quarta defesa mais vazada da competição: sofreu 56 gols. Diante disso, o clube trouxe o experiente zagueiro Ernando, o medalhista olímpico Zeca para a lateral-esquerda. No entanto, o sistema defensivo foi o grande calcanhar de Aquiles da campanha na Série B.

Tanto que já nos primeiros jogos com o time sub-22 e nos primeiros com o time principal gols foram sofridos. E na sequência do Campeonato Carioca mais sinais foram vistos. Mas foram pouco valorizados, aparentemente. O clube não se reforçou mais para o início da principal competição da temporada e patinou desde o início.

A estreia do time na Série B do Campeonato Brasileiro foi trágica, e novamente o sistema defensivo foi muito mal. Mas cada jogador iria protagonizar uma falha diferente, na média, por semana. Foram diversas falhas coletivas e individuais, com erros nas jogadas aéreas, nas saídas de bola e nos espaços deixados para os contra-ataques dos adversários.

Zeca errou passes e deixou espaços; Léo Matos foi expulso ainda no primeiro tempo de um clássico decisivo; Ricardo Graça cometeu pênalti após errar na saída de bola em São Januário; Miranda, suspenso, não acrescentou na reta final; e Walber, o último a chegar, também falhou feio na área.

O capitão Leandro Castan teve o ano de maior desgraça junto à torcida do Vasco, com vaias e xingamentos; Walber jogou poucas vezes, mas também deixou péssima última impressão; Ernando não deixou saudades; quem melhor atuou foi Riquelme.

Com apenas 19 anos, o jovem lateral-esquerdo foi uma das poucas boas notícias do elenco vascaíno em 2021. Ele demonstrou ter qualidade e personalidade e é uma joia a ser lapidada nas próximas temporadas. Tende a oscila, mas também evoluir e ganhar cada vez mais rodagem, experiência e ser importante para a equipe tentar voltar à elite do futebol brasileiro em 2022.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Riquelme
1 comentário
  • Responder

    Fraco e não marca ninguém !!!! Pra começar tem que tomar um fortificante !

Comente

Veja também
Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.