Rayan assume posto de jogador mais novo a estrear pelo Vasco no Século 21

A estreia de Rayan pelo Vasco da Gama aconteceu na partida contra o Audax, pela segunda rodada da Taça Guanabara.

Rayan durante o jogo conta o Audax
Rayan durante jogo conta o Audax pelo Campeonato Carioca 2023 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Um dos principais jogadores das categorias de base do Vasco, o jovem Rayan bateu uma marca importante nesta quinta-feira. Ao entrar durante o segundo tempo da partida contra o Audax, no Estádio Luso-Brasileiro, o atacante se tornou o mais novo a atuar pelo clube no século 21. Aos 16 anos, cinco meses e 16 dias o jovem ultrapassou a marca de outra joia do clube: o volante Andrey Santos, que recentemente foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra.

O jogador assinou seu primeiro contrato como profissional em dezembro de 2022. Visto como uma grande promessa dentro do clube pelo protagonismo no sub-17, Rayan ficará até o fim de 2025, com a multa rescisória para clubes do exterior avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões na cotação atual).

Rayan disputou a Copinha deste ano pelo Vasco, mas acabou eliminado para o Ibrachina, ainda na segunda fase da competição.

Publicação do Vasco

Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, Rayan está no Vasco desde os seis anos de idade e demonstra sua veia artilheira já há muito tempo. Em 2017, aos 11 anos, ele já havia marcado mais de 300 gols com a camisa vascaína.

Em função disso, ele vem pulando etapas. No início da última temporada, com 15 anos, ele fez parte do elenco que disputou a Copinha. E, inclusive, fez gol na goleada sobre o Lagarto logo na primeira rodada.

Veloz, habilidoso e com muita facilidade para finalizar com as duas pernas, Rayan fez o ano quase inteiro no sub-17 e foi campeão, por exemplo, do Campeonato Carioca da categoria, com direito a gol sobre o Flamengo na final. Ao todo, foram 29 gols em 34 jogos.

Em 2022 ele também iniciou sua transição para o time sub-20, mas por enquanto entrando no segundo tempo na maioria dos jogos. Ainda assim, fez dois gols e deu duas assistências nos nove jogos em que foi a campo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rayan
Comente

Veja também
Puma projeta jogo contra o Santa Fé pela Sul-Americana

Lateral do Vasco da Gama, Puma Rodríguez analisa confronto diante do Santa Fé, pelas quartas de final da Sul-Americana, e cita dificuldade.

Pedro Emanuel comenta atuação de Andrés Gómez e exalta Thiago Mendes

Técnico do Vasco da Gama, Pedro Emanuel analisa atuação de Andrés Gómez e não poupa elogios ao capitão Thiago Mendes.

Eric Faria discorda de expulsão de Barros e critica VAR

Comentarista Eric Faria discorda da decisão da arbitragem de Vasco da Gama x Vitória e critica postura do VAR.

Vasco faz proposta por Pablo Solari, do Spartak Moscou

Vasco da Gama intensifica negociações para reforçar o setor ofensivo e faz proposta para contratar Pablo Solari, do Spartak Moscou.

Diretores do Vasco são citados em súmula após confusão contra o Vitória

Dirigentes do Vasco teriam tentado se aproximar da equipe de arbitragem e um treinador de goleiros foi acusado de agredir um dos árbitros.

Decisivo, Léo Jardim recebe aplausos da torcida em São Januário; veja

Com defesas importantes, Léo Jardim salva o Vasco da Gama diante do Vitória e recebe aplausos da torcida; veja o vídeo.

Sportingbet anuncia investimento no CT do Vasco após ação com torcedores

A ação “Faz teu nome. Faz pelo Vasco” busca transformar a participação dos vascaínos em benefícios para o Clube.

Jogador do Vitória provoca torcida do Vasco e manda recado

Após ser hostilizado por vascaínos na saída de São Januário, o camisa 10 do Vitória fez gesto e citou a volta das quartas da Copa do Brasil.

Pedro Emanuel manda recado sobre Barros após expulsão no Vasco

Pedro Emanuel manda recado sobre Barros após expulsão e reforça a confiança no volante do Vasco da Gama para a sequência.

Vasco supera expulsão e reage após goleada; veja o que mudou

Vasco da Gama reage após goleada, vence o Vitória com um jogador a menos e abre vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil.