Ramón Díaz tem boas recordações de duelos contra o Flamengo; relembre

O técnico argentino reencontra o Flamengo neste domingo e chega animado para conquistar a vitória pelo Vasco da Gama.

Ramón Díaz em jogo Vasco x São Paulo
Ramón Díaz em jogo Vasco x São Paulo (Foto: Alexandre Durão)

O técnico Ramón Díaz vai estrear no Maracanã, sob o comando do Vasco. O treinador estava suspenso e desfalcou a comissão técnica na vitória sobre o Atlético-MG. Neste domingo (22), o argentino estará à beira do campo contra o Flamengo, em seu primeiro Clássico dos Milhões, que marcará o reencontro do argentino com o Rubro-Negro, rival que costuma ter boas recordações.

Em fevereiro desse ano, o Al Hilal, da Arábia Saudita, comandado por Ramón Díaz, venceu o Flamengo por 3 a 2, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. A derrota rubro-negro causou enorme frustração para a sua torcida e gerou alegria na mesma proporção para os vascaínos. Mais de oito meses depois, o argentino é o técnico do Vasco, podendo novamente dar felicidade para os cruz-maltinos, agora diretamente.

Vale destacar que o Flamengo mudou desde aquela partida. A começar pelo técnico, que era o português Vítor Pereira. Hoje o treinador é o Tite, que sucedeu o argentino Jorge Sampaoli, e está em início de trabalho. No entanto, a base é a mesma e bastante conhecida por Ramón Díaz. O clima no Vasco é de confiança por um bom resultado, já que o Cruz-Maltino aprendeu a competir, graças a Ramón Díaz.

Perdeu, mas classificou

Como jogador, Ramón Díaz também levou a melhor sobre o Flamengo. Em 1991, o atacante defendia o River Plate, que enfrentou o Rubro-Negro nas quartas de final da Supercopa Libertadores, competição que reunia apenas os campeões da Copa Libertadores.

No primeiro jogo, o River Plate venceu por 1 a 0, na Argentina. No Maracanã, o Flamengo foi vitorioso por 2 a 1, levando a decisão da vaga para os pênaltis. Ramón Díaz cobrou na trave, mas foi salvo pelos companheiros que converteram as outras quatro penalidades, e por Júnior e Uidemar, que desperdiçaram as cobranças para o Rubro-Negro.

Clássico não se joga, se ganha

Em seu primeiro clássico sob o comando do Vasco, Ramón Díaz saiu vitorioso de campo, ao bater o Fluminense, por 4 a 2, no Nilton Santos. Ao vencer, o treinador manteve a escrita de se dar bem em jogos de grande rivalidade.

Na Argentina, Ramón Díaz comandou River Plate, San Lorenzo e Independiente, três dos cinco grandes do país, que ainda conta com Boca Juniors e Racing. Jogos entre eles também são chamados de clássicos e o treinador tem ampla vantagem nos que disputou.

Como treinador, Ramón Díaz disputou 89 clássicos, com 40 vitórias, 30 empates e 19 derrotas. O Lance! realizou um levantamento com o retrospecto do técnico em jogos de grande rivalidade na Argentina.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.